Ginastica artistica

Categories: Trabalhos

0

Ginástica artística No sentido horário: argolas, cavalo com alças, barra fixa, solo,trave, barras assmétricas, salto, barras paralelas. No canto inferior à direita: a GR como integrante da modalidade artística feminina.

Olímpico desde: | 1896 H/ 1928 s I Desporto: I Ginástica artística Praticado por: Ambos os sexos I Campeão olímpico I Pequim 2008 | Homens Yang Wei China I Mulheres Nastia Liukin Estados IJnidos Campeão mundial I Roterdã 2010 | Kohei Uchimura Japão I Mulheres Aliya Mustafina Rússia I to view nut*ge A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica límpica,[l] é uma das modalidades daginástica.

Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do gregogymnastiké e significa – “A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1 928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje.

Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente asculino, a ginástica tornou-se uma pratica mais ativa entre as mulheres. [3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte. As apresentações da ginástica artística são individuais – ainda que nas disputas por equipes possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos – sob um conjunto de exerciclos – e separadas em competições femininas e masculinas. 4] Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. [S] Índice [mostrar] [editar]História e evolução Friedrich Jahn: Alemão chamado “pai da ginástica”. A ginástica, enquanto prática do exercic10 físico veio da pré- história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea. 6] A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido, segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo,[7] onde as pessoas realizavam acrobacias ircenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao PAGF habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao treinamento militar.

O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga – onde a ginástica continuou a Contudo, emRoma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto stes davam à ginástica outros valores em termos de preparação militar. [1 1] Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gimnica que chegou a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trols dialogues du Sr.

Archange Tuccaro, noséculo XV, ao oeste europeu. Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às suas formas. Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante, e cada dia mais a modalidade ganhava espaço entre os homens. [8] A prática em grupo: Herança sueca. Jean-Jacques Rousseau, em meados de 1700, publicou um misto de educação e treinamento físico para as crianças, chamado Émile; ou, de l’éducation, que modificou os padrões e sistematizou uma nova aplicação, incluindo a prática da ginástica.

Inspirado na reforma, Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1776 – 1838), implementou a ginástica natural — composta por exercícios aeróbicos, voltada ao benefício corporal – e a artificial – voltada para a beleza, como a variedade de montes e desmontes do cavalo. [8] Contudo, seu surgimento oficial[8] só veio a acontecer em 1811, quando o professor Friedrich Ludwig Jahn ( urgimento oficial[8] só veio a acontecer em 181 1, quando o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778 – 1852) fundou em Berlim, na Alemanha, o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica. 1 2] Inspirado pelo espirito patriota advindo de seu pai e pelos escritos de Muths – também conhecido pai da ginástica pedagógica e autor do livro Gimnastik fur die Jugend (1793) – Jahn inspirou jovens da cidade em prol do orgulho de uma revanche contra as tropas de Napoleão (em 1813, pela libertaçáoprussiana e posterior unificação alemã), fornecendo- lhes o ideal histórico e o senso das antigas tradições da nação, través da prática da sistematizada ginástica.

Além disso, este educador ainda criou regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exerciclos fislcos chamado Die Deutsche Turnkunst (em português: a arte gímnica), ainda hoje considerado matriz na ginástica artistica praticada. [81 Durante esta mesma época, na Suécia, Pehr Henrik Ling (1776 – 1839) introduziu um tipo diferente de ginástica. Seu sistema, baseado no exercício coletivo, aspirava desenvolver um ritmo perfeito do movimento. Assim como a ginástica de Jahn, os métodos de Ling também foram adotados para o treinamento militar. Junto a essas escolas, nasceram os Clubes de Ginástica Internacionais.

Gradualmente estes clubes estabeleceram assoclações nacionais para controlar os treinamentos e as competições. [1 3] Desse modo, não tardou para que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) – uma das entidades esportivas mais antigas do mundo – fosse fundada em 1891. Cinco anos depois, a modalidade fora incluída no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados Olímpicos modernos, realizados em Atenas, na Grécia. Por razões da origem do nome, a entrada das mulheres nas competições, ó se deu na edição de 1928 das Olimpíadas, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda.

O referido nome incluía a prática nua por parte dos ginastas. por esta razão, os homens, nos primeiros Jogos, competiam despidos da cintura para cima. Com a providência de vestirem-se por completo, as mulheres puderam estrear nos campeonatos. [5][14] A partir daí, a evolução da ginástica enquanto desporto, deu-se ao longo de poucos anos e 1950 foi um momento em particular: as mulheres competiram em alguns aparelhos masculinos – como as argolas – e a ginástica ntmica anda fazia parte das apresentações artísticas.

Pouco antes e em seguida,[1 5] algumas provas foram acrescentadas e outras retiradas. Os aparelhos foram definidos para cada evento. E por fim, seu aprimoramento não para e a cada revisão das regras, a dificuldade e a beleza dos movimentos aumenta. Atualmente, a ginástica artística é um dos mais populares esportes – não apenas nos Jogos Olímpicos – e um dos mais exigentes para com seus atletas e praticantes. Baseada nessa rápida evolução e popularização, principalmente entre as mulheres, a modalidade artistica tornou-se a ranha da FIG entre as demais práticas da ginástica.

Surgida como um sporte tipicamente masculino, a modalidade artística globalizou se como um desporto feminino, que hoje possui maior destaque, um maior número de praticantes e atletas mundialmente reconhecidas. [1 8] [editar]O ginasta [ed tar]Características ffsicas e generalidades Força, fle PAGF s OF reconhecidas. [1 6][1 8] [editar]Características físicas e generalidades Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, são fundamentais para o sucesso de um ginasta.

A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se destaque na modalidade A preparação de um atleta passa por três fases. A primeira, que dura até aproximadamente os dez anos de idade, é a de iniciação. Depois, começa a fase de treinamento intensivo, especifico para a modalidade escolhida. A média da idade de início é aproximadamente doze anos (idade com que as ginastas iniclam-se geralmente, na categona júnlor nacional).

No terceiro momento, aos quinze em geral, começa o treinamento de alto nível, em que o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao máximo sua performance. [21] [editar]Treinamento e preparação Concentração da ginasta para movimentos no solo. Nos treinamentos, existem quatro peças fundamentais – Um treinador, um atleta, um bom entendimento na relação esportista e um objetivo comum. O treinamento físico do ginasta é realizado baseado em repetições para aumentar força e massa muscular, melhorando, com isso, sua flexibilidade e suas capacidades aeróbicas e anaeróbicas.

A repetição serve também para melhorar a concentração e automatizar os movimentos mais simples, fazendo com que o ginasta despenda mais tempo na meta de atingir a perfeição das rotinas técnicas. Por outro lado, cabe ao técnico definir a tática, ou seja, os limites físicos de eu atleta e de motivá-lo na prátlca constante e na busca pelos melhores e mais aproveitáveis movi motivá-lo na prática constante e na busca pelos melhores e mais aproveitáveis movimentos. 20][22][23] Tomando como partida os treinamentos diários – de duração varável entre quatro e oito horas que impedem a perda da flexibilidade e dos movimentos, os riscos de acidentes e medidas preventivas são uma constante no meio gímnico, seja ele deelite ou aprendiz. As maiores incidências recaem sobre as articulações e coluna. O risco de fraturas, todavia, é de periculosidade reduzida. Modalidades como vôlei e futebol, em relação à ginástica, são mais vulneráveis em se tratando de fraturas ósseas. 24] Para se evitar acidentes e diminuir os riscos de lesões, algumas medldas são tomadas, o que torna a glnástica um esporte de prática segura, ainda que os movimentos desafiem a gravidade e o equilíbrio: um maior número de colchões amortece os impactos de saída dos aparelhos; um bom acompanhamento do técnico ou de um auxiliar impede que o ginasta pratique sozinho e realize movimentos inadequadamente; a presença da FIG, que qualifica movimentos claramente perigosos com baixas pontuações a im de desmotivá-los na execução destes; o acompanhamento de fisioterapeutas e preparadores físicos, essencial para se evitar lesões, pois é através das instruções destes profissionais, que o ginasta executará seus exercícios da melhor forma possível; e por fim, o alongamento realizado antes e após o treinamento, que se faz fundamental para evitar agressões Outro pilar de um bom treinamento é o acompanhamento psicológico, chamado pelos profissionais de ‘psicologia comportamental do esportel. Esta ferramenta ajuda a estruturar o preparo da m PAGF 7 profissionais de ‘psicologia comportamental do esporte’. Esta ferramenta ajuda a estruturar o preparo da mente do atleta, bem como descobrir e sanar as reais (não apenas aparentes) dificuldades do ginasta em qualquer âmbito profissional, como as competições e os treinos, por exemplo. [27] Vale ressaltar ainda que a alimentação é também de imprescindível importância para ajudar o ginasta a manter seu corpo saudável, principalmente entre os mais jovens (adolescentes), em fase de desenvolvimento.

Em virtude dos exercicios de alta intensidade, seu organismo necessita de uma boa oferta de carboidratos para manter osmúsculos aptos às atividades. Além disso, o atleta deve ter ainda uma boa variedade almentar em sua dieta, contendo o balanço adequado de proteínas, vitaminas egorduras (que mantém o corpo abastecido para o exercício fisico avançado). A hidratação durante as práticas também é fundamental. Porém, nao apenas feita com água, mas hidratos de carbono e isotônicos para restaurar a energia perdida. No todo, o auxílio de um nutricionista evita a ingestão de gorduras nocivas e os mantém sempre saudáveis e no peso ideal. a] É através dos treinamentos e das prevenções que o ginasta se mantém competitivo, apto e saudável dentro o [editar]Movimentos Ver página anexa: Movimentos da ginástica artística São abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo atleta durante suas apresentações na ginástica artística. A variação se dá tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. No entanto, tais movimentos possuem apenas duas variantes: longitudinal – girar em volta de si mesmo – as piruetas; e transversal – de mov PAGF 8 OF transversal – de movimento, Baseado nisso, seus elementos foram chamados de técnicos, em vista dos intensos treinamentos para se atingir a perfeição da execução os elementos ginásticos[b] e acrobáticos. [c][31] Abaixo seguem alguns dos mais conhecidos movimentos e suas descrições de realização. [32] Movimentos nao especificados com localização de realização são utilizados em vários momentos.

Os saltos e tomadas de equilíbrio (como as paradas de mãos), por exemplo, são de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos: A americana Bridget Sloanexecutando um avião sobre a trave. * Abertura: Ação muscular de extensão da articulação dos quadris. * Avião: Posição de equilíbrio típica da trave, em que o ginasta antém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio. * Carpada: As pernas estendidas formam um ângulo com D tronco. É possível também ter uma posição carpada de pernas afastadas. Diamidov: Movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira em torno do propnocorpo. Dos Santos (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadrillevando as mãos à altura do joelho. * Empunhaduras: São tomadas, pegadas ou presas, que epresentam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. Estendida: 0 corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo. ‘k Flic-Flac: Movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços estic * Flic-FIac: Movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. pode ser executado para frente ou para trás.

Giro de quadris para trás (oitava de apoio para apoio): O corpo executa um giro completo em torno do eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas. Giro gigante: Elemento espec[fico das barras assimétricas. Uma rotatória em volta da barra de 3600, executada com todo o corpo na posição estendida. * Grupada: Todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. ‘k Parada de mãos: Exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio. * Parafuso: Uma rotação (em torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. * Roda: É a chamada estrela.

O ginasta passa lateralmente em poio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Rondada: Semelhante à Roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma “passada” de movimento pontuado. * Rudi: Um parafuso e meio na posição estendida após o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. * Salto pak: Típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak é também um movimento preparatório pontuado. * Selada: Corpo forma um arco e as costas ficam “a

Sistema operacional

0

1 . Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware

Read More

Lesoes

0

esóes causadas pela radiação As lesões causadas pela radiação são o dano provocado nos tecidos em virtude de uma exposição

Read More