Redes de computadores

Categories: Trabalhos

0

Entidade que gerencia a internet no Brasil completa 15 anos CGl. br é responsável por criar as normas sobre o desenvolvimento da rede no país Nesta segunda-feira (31) o CGl. br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) comemora 15 anos de existência como entidade responsável por promover os serviços de internet no país. A história do CGl. br se relaciona diretamente com o desenvolvimento da web desde 1995, quando uma portaria interministerial apresentou o comitê, não por acaso.

Naquele ano, a internet – que já funcionava como uma rede predominantemente acadêmicas – ganho passou a fazer parte chegar, aos poucos, ra to view nut*ge overnamentais e mercial, ou seja, s interessadas e até rasileiros. Quem reclama da modesta velocidade m dia atual da banda larga no Brasil (em torno de 500 kbps) provavelmente nem consegue imaginar a realidade do usuário há 15 anos, quando o máximo que se conseguia era 56 kbps, ou quase dez vezes menos. É por isso que os sites se limitavam a textos e ícones minúsculos, sem nada de fotos e vídeos gigantes.

Harmut Glaser, secretário-executivo do CGl. br, explica que na mesma logo após a criação do Comitê surgiu o Registro. br, uma espécie de “braço” da entidade, com a responsabilidade de rganizar e regis Swipe to page registrar os domínios Inicialmente bancos e escolas de segundo grau despertaram interesse para registrar seus domínios e o crescimento foi rápido. Em 1995, por exemplo, tínhamos 10 mil domínios e esse número foi pelo menos dobrando a cada anos pelos cinco anos seguintes. Atualmente, existem mais de 2 milhões de domínios que terminam com “. r”. Para se fazer o registro, a pessoa fisica ou empresa deve entrar em contato com o Comitê e pagar uma taxa a partir de R$ 30 por ano se o endereço tiver a terminação “com. br”. Por se tratar de um órgão sem fins lucrativos, todo o inheiro arrecadado é revertido na criação de projetos, serviços e financiamentos de pesquisas com o objetivo de oferecer bom uso e o desenvolvimento da internet. Além disso, são estabelecidas normas que padronizam os sistemas de internet para que exista uma organização dessa importante rede. Todas as ações do CGl. r são definidas a partir das reuniões mensais em que participam seus 21 membros, sendo nove do governo federal (Ministérios, Agência Nacional de Telecomunicações, Casa Civil e conselhos nacionais), quatro do setor empresarial (indústria, provedores de acesso, de conteúdo infraestrutura) quatro representantes do terceiro setor, três da comunidade científica e tecnológica e um de Notório Saber sobre internet, ou seja, que tem conhecimentos profundos do assunto. As vagas ligadas ao governo são por ele indicadas e conhecimentos profundos do assunto.

As vagas ligadas ao governo são por ele indicadas e as demais preenchidas por meio de eleições. Os mandatos duram por três anos. Em 1999, o CGl. br começou a produzir relatórios sobre incidentes de segurança na internet, um tema que é sempre motivo de preocupações e coloca em risco a navegação dos internautas. Como o pais registra a alguns anos crescente quantidade de distribuição de spams (mensagens, geralmente de propagandas indesejáveis), em 2006 a equipe o Comitê lançou a campanha Antispam. br, para alertar sobre esse mal.

Um ano antes, foi apresentada a primeira cartilha de segurança na web e a possibilidade de cnar sites cujos endereços têm acentos usados na língua portuguesa. Em abril deste ano, a 5a Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2009), divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br), também ligado ao CGl. r, mostrou que quase 5 milhões de casas brasileiras têm PC, mas estão fora da internet. Outra revelação é que a internet pelo celular está estagnada no Brasil. Glaser diz que o CGl. r não é responsável diretamente nem pela infraestrutura, mas as discussões do conselho, bem como entre setores empresariais e do governo detectaram que a estrutura não estava preparada para oferecer a inclusão digital para todo o Brasil. Por isso é que se começou essa discussão sob PAGF3ÜFd oferecer a inclusão digital para todo o Brasil. – Por isso é que se começou essa discussão sobre a participação o governo na ampllação do uso de internet. Foi visto que as empresas estavam excluindo desse processo os municípios onde a exploração não era tão viável comercialmente.

Para o secretário-executivo, todos devem continuar lutando para que o custo e a qualidade da internet brasileira atinjam níveis internacionais. • Quem gerencia a internet no mundo? Quem controla isso tudo é ninguém.. A idéla geral é que todos os parses são iguais quando o assunto é internet então: Os EUA são iguais q os outros. A grande rede é q 1 conjunto de protocolos, pelos quais os computadores se comunicam, junto com uma infinidades de ervidores e cabos de conexões, sendo que a maior parte desses equipamentos está em mão privadas. em termos de influencia o grande poder esta nas mãos de uma instituição americana O ICANN (Corporação da internet para nomes e números atribuídos), é uma organização sem fins lucrativos, que regulamenta os endereços on-line, conhecidos como nomes de domínio, ela também controla os sufixos ex. : “acom , . br , . org , O ICANN se reporta ao DEPARTAMENTO DE COMERCIO DOS EUA, ou seja todo o processo de registros de domínio do mundo inteiro é supervisionado pelo governo dos estad

Projeto inicial genoma humano

0

FASE INICIAL DO PROJETO GENOMA HUMANO Projeto Genoma Humano Ver artigo principal: Projeto Genoma Humano Em 1990, com iniciativa do

Read More

Homem e sociedade

0

EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as

Read More