A qualificação empresarial e sua importância nos negócios para as micro e pequenas empresas de cubatão

Categories: Trabalhos

0

A QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL E SUA IMPORTÂNCIA NOS NEGÓCIOS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CUBATAO RESUMO to view nut*ge Este artigo tem com empresário de Cubat pequeno presarial é o caminho para se manter em um mercado cada vez mais competitivo, e que há um número considerável de ações que promovem a qualificação e projetos para apoiar esse empreendedor nas melhores práticas de gestão.

Demostrar como buscar e participar dessas oportunidades de qualificação que subsidiam-no em como planejar seus investimentos, como obter recursos disponíveis a custos subsidiados em programas isponibilizados pelos governo federal e estadual, além dos bancos de fomento criados com esse fim.

Desenvolveu-se um trabalho de conscientização para despertar nesses empresários que a falta de planejamento, de elaboração de um plano de negócios e principalmente de uma qualificação prévia sobre a atividade que pretende gerir, e como captar recursos e empregá- los de forma eficiente, são os principais motivos que elevam a taxa de mortalidade dos empreendimentos de pequeno e micro empreendimentos em uma cidade que demonstrou através da sua história, espaço somente para os grandes mpreendimentos.

A sinergia entre os grandes e os pequenos e micro empreendimentos e a chave para o crescimento sustentável econômica e socialmente responsável. Palavras-chave: qualificação, planejamento e negócios. *Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Monte Serrat — UNIMONTE e pós Graduado em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS.

SUMMARY This article aims to demonstrate to small business Cubatão, the qualifying business is the way to keep in an increasingly competitive market, and there are a number of actlons that romote the skills and projects to support the entrepreneur in the best management practices. Demonstrate how to search and participate in these opportunities for the training that assist you in how to plan their investments, how to obtain resources available to subsidized costs in programs offered by federal and state government, and the development banks created for this purpose.

Developed an awareness campaign to awaken those entrepreneurs that lack of planning, developing a business plan and prior qualification mainly on the activity you want to manage, and how to raise funds and use them efficiently, are the main easons that increase the mortality rate of small enterprises.

From this premise, we prepared this article can be of great importance for the development of micro and small enterprises in Cubatao, in order to pr mation available to the business cubatense in order to contribute to a better management of their business, demonstrating the wide range of opportunities for information to support the entrepreneurial management, thereby contributing to the growth and strengthening of small and micro enterprises in a city that has shown through its history, space only for large enterprises.

The ynergy between large and small and micro enterprises is the key to sustainable economic growth and socially responsible. Keywords: classification, plannlng and business. 1 – INTRODUÇÃO A falta de conscientização e informação do micro e pequeno empresário cubatense quanto a importância da qualificação empresarial, de como e onde buscar informações e participar de eventos que possibilitem a geração de novos negócios, além do esclarecimento sobre as melhores alternativas de como obter financiamento compatível à suas atividades, foram os motivos que levou-se a apresentar este artigo.

Neste trabalho procurou-se indicar os Órgãos e Programas Governamentais que ministram alestras, oficinas, cursos, consultorias e programas em sua maioria desenvolvimento deste trabalho, pela importância de se apoiar os empreendimentos de pequeno porte em uma cidade que tem como característica atividades econômicas exclusivamente monopolistas ou oligopolistas, ligados à área industrial, até porque esses pequenos empreendimentos são compostos de 702 estabelecimentos de serviços, 515 estabelecimentos comerciais, 84 estabelecimentos da construção civil e 04 estabelecimentos da agropecuária, segundo o IMP – Informações os Municípios Paulistas, da Fundação Seade (Seade, 2010) , disponível em < 'Ana. 'w. seade. gov. br/produtos >, acessado em 01103/201 1.

Espera-se obter como resultado deste trabalho, uma maior procura e participação do empresanado de Cubatão no processo de qualificação empresarial que consequentemente, pode levá- lo a uma melhor gestão dos negócios para as micro e pequenas empresas , contribuindo para o crescimento econômico do comércio e serviço local. 2. REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA O desenvolvimento deste artigo, baseou-se em revisões bibliográficas de pesquisa em trabalhos de conclusão de cursos eito em algumas universidades do país, dentro e fora do nosso Estado de São Paulo, demonstrando que os problemas enfrentado pelas MPEs em Cubatão é basicamente o mesmo da grande maioria das MPEs no Brasil, e também em literatura que aborda o tema empreendedorismo e a importância da qualificação empresarial para competir com o aumento da concorrência, a medida em ue melhoram as condições para empreender.

PLANEJANDO ATRAVÉS DA CONTROLADORA, disponível em abordou-se que “Muitos empresários defendem que a instabilidade econômica sena a maior razão para o fechamento de suas empresas; dificuldades para aqusição de financlamentos, uros altos, queda do poder aquisitivo, etc. Realmente estes fatores ocorrem e têm grande peso na administração das micro e pequenas empresas, mas não são os principais fatores causadores de tantos problemas” E apontou em partes do seu trabalho um caminho semelhante ao que pretende-se desenvolver neste artigo, conforme observa-se abaixo: “O Sebrae há algum tempo iniciou um trabalho de desenvolvimento empresanal junto aos pequenos empresários, no sentido de formar nestes empreendedores uma cultura de gestão, isto é, capacitação administrativa. Estes cursos foram oferecidos em todo o país.

O que mais chamou a atenção dos organizadores é um assunto que os profissionais da gestão empresarial veem com frequência e ora comprovar-se-ia; do total de empresários que compunham estas turmas, de 60% a 70%, no in(cio dos trabalhos, reportavam aos organizadores sua urgente necessidade de investimentos externos, mais dinheiro, mais crédito. O que é mais importante e interessante neste assunto é que ao final do curso de capacitação, apenas uma pequena parte ainda pensava da mesma forma. Ferramentas de controle de custos, otimização de resultados, planejamento e outras, foram inistradas nestes cursos, transformando assim, a visão destes empresários. Deixando assim evidente que o grande problema dessas empresas era a falta de planejamento por parte de seus administradores, que, unido com esses problemas citados, torna- se fatais”.

Ainda segundo Almeida & Ross, 20 unido com esses problemas citados, torna-se fatais”. Ainda segundo Almeida & Ross, 2000, no artigo científico com o seguinte tema desenvolvido: “A VISÃO DOS BANCOS EM RELAÇÃO AOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS”, disponível em onde, dentre vários assuntos pesquisados, abordou se os bancos peram com linhas especficas para as MPEs e se é oferecida a melhor solução para às MPEs. Em um de seus parágrafos afirmam: “Quando micro e pequenas empresas recorrem a bancos em busca de recursos, em geral o fazem para sanar dívidas com terceiros ou para investir em novos empreendimentos, entretanto, sem uma criteriosa análise da situação que poderão enfrentar.

Almeida (1994:4-6) afirma que nessa categoria de empresas, estratégias nem sempre são traçadas formalmente; quando há necessidade de tomada de decisões, o fazem mais por sentimento do que por planejamento, ois seus dirigentes geralmente são os proprietários e estão muito mais voltados para as tarefas rotineiras de produzir e comercializar do que planejar o futuro” . Outro pressuposto refere-se a que as MPEs, por não possuirem informações quanto a linhas de créditos subsidiados pelo governo, deixam de se beneficiar destes e utilizam créditos menos vantajosos Por conseguinte, segundo Dornelas, José Carlos Assis, 2008, em sua literatura “Empreendedorismo – Transformando idéias em negócios”, p. , abordou-se “Mas a necessidade de capacitar um numero cada vez maior de empreendedores ustifica a compilação de tais informações de maneira a facilitar o acesso”, portanto atuou-se em cima dessa capacitação, partindo do princípio de que é possível capacitar-se para o empreendedorismo e que o empreendedor inato é um mito desvendado. Ainda ne possível capacitar-se para o empreendedorismo e que o empreendedor inato é um mito desvendado. Ainda nesta citada obra, demonstrou-se um estudo que amplla a definição do termo empreendedor em 08 tipos possíveis (empreendedor nato, empreendedor que aprende, empreendedor serial, empreendedor corporativo, empreendedor ocial, empreendedor por necessidade, empreendedor herdeiro, e o empreendedor “normal” ou planejado), que poderão usufruir das informações disponibilizadas a qualquer um desses tipos citados, inclusive na elaboração do Plano de Negócios de sua empresa.

Reforçando ainda mais o tema abordado, com relação a qualificação do empreendedor, Dornelas (2008) afirma “Deve ainda planejar bem os passos a serem dados e estar capacitado para atuar na área pretendida, fazendo cursos, participando de eventos, treinamentos, feiras etc. , tendo certeza de que conhece o solo onde está pisando” (p. 41 Baseados nessas premissas é que pretende-se demonstrar neste artigo, as possibilidades de qualificação disponíveis em sua maioria gratuitamente ao pequeno empreendedor, que pode identificar as oportunidades de participação em novos negócios e onde obter recursos disponíveis a juros baixos e subsidiados em programas de governo nas esferas estadual e federal e bancos de fomento, desde que coloque em prática os conhecimentos a serem apontados nas informações disponibilizadas. – METODOLOGIA UTILIZADA PARA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO População escolhida: Micro e Pequenos Empresários da Cidade e Cubatão – SR. Perfil desta população: Industrial, Comércio Varejista, Prestadores de Serviços e Profissionais Liberais. Abordagem: 1) Micro e pequenos empresários cubatenses que faz ou já Profissionais Liberais. flzeram cursos de qualificação empresarial no SEBRAE ou outras instituições; 2) Micro e pequenos empresários cubatenses que possui e aplica nas suas empresas um plano de negócios ; 3) Micro e pequenos empresários cubatenses que utilizam ou já utilizaram os programas de governo ou bancos de fomento para obtenção de empréstimos ou financiamentos para utilizar xclusivamente no empreendimento. – DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS Oportunidade de Qualificação ao Micro Empresário Cubatense e sua importância. O Microempresário Cubatense, assim como qualquer ME devidamente legalizado no Brasil, possui excelentes oportunidades de qualificar-se para melhor gerir sua empresa através de cursos, palestras, oficinas, consultorias e programas oferecidos em sua maioria gratuitamente pelo SEBRAE-SP, SENAC e também, aprender a elaborar um Plano de Negócios de sua empresa, através de portais como www. planodenegocios. com. br , www. easyplan. com. r , onde o empreendedor vai descobrir a importância da elaboração do Plano de Negócios de sua empresa, que deverá ser usada como uma ferramenta de gestão de uso constante.

Demonstra-se abaixo as oportunidades de qualificação e apoio que o pequeno empreendedor de Cubatão tem a sua disposição que podem ajudá-lo a desenvolver ferramentas de gestão, que serão úteis na trajetória corporativa em um mercado cada vez mais exigente. A importância desse descritivo de o ortunidades se faz urgente em função de que a ativid deste município PAGF 1′ historicamente estar voltada para grandes empreendimentos que onstituem o maior polo petroquimico da América Latina, que, apesar de gigante em suas proporções pouco se relacionou, ao longo de sua história com o comércio local, tendo como princpais fornecedores empresas espalhadas por todo o país.

Essa dispersão ou falta de sinergia entre o grande e o pequeno empreendimento contribui para o aumento das desigualdades sociais e a um paradoxo pouco lógico, em que a quase totalidade da riqueza gerada por essa grande cidade, economicamente comparada, não beneficie seus habitantes na cadeia produtiva, em função da pouca ou nenhuma sinergia entre esses negócios. Essa sinergia entre o grande e o pequeno empreendedor não virá de um esforço de discursos ou vontades politicas eternas, mas sim da qualificação desses últimos a galgarem a qualidade e a competência que os tornem atrativos nesse mercado cada vez mais globalizado e exigente. Aponta-se a seguir a gama de oportunidades de qualificação que podem contribuir para que essa cadeia produtiva possa conversar sinérgica e economicamente. Palestras gratuitas oferecidas pelo SEBRAE-SP, aos micro- empresarios.

São diversas palestras que permitem ao empresariado qualificar-se quanto a uma melhor administração de seus egócios, como obter noções básicas de marketing, entender custos, despesas e preço de venda, como aumentar as vendas com criatividade, fazer marketing pela internet, como analisar o mercado, garantir clientes pelo prazo cumprido, como fazer promoção de vendas, administrar estoques e processos adequadamente, gerenciar fluxo de caixa com eficiência, lidar com a inadimplência, motivar sua empresa para o sucesso, trans eficiência, lidar com a inadimplência, motivar sua empresa para o sucesso, transformar informações em bons negócios e determinar o capta’ de giro. Cursos On-l_ine oferecidos pelo SEBRAE-SP para qualificação mpresarial. São diversos cursos que também qualificam o empresário quanto a criatividade, a qualidade máxima no atendimento ao cliente, como entender a sucessão em empresas familiares, o controle de gastos no serviço/comércio, a responsabilidade Social Empresanal, a negoclação como estratégias para obter resultados e as vendas internas no balcão e as vendas externas planejadas.

Oficinas gratuitas oferecidas pelo SEBRAE-SP para qualificação São oficinas para qualificação empresarial que tem como objetivo despertar o potencial, desenvolver a sua empresa, investir no lanejamento, manter a equipe motivada, como ganhar mercado, a importância do fluxo de caixa e desenvolver sua criatividade. Consultorias coletiva (on-line) e individual (presencial) gratuita oferecidas pelo SEBRAE-SP ao micro e pequeno empresário. As consultorias coletiva on-line são realizadas através do site www. sebraesp. gov. br , com temas voltados à produção, a análise de viabilidade de novos negócios, ao controle financeiro, a divulgação, a formação do preço de venda, a pesquisa e análise de mercado, ao recrutamento e sele 30 de funcionários, a administração básica, ao c ior e a tecnologia da

Lista de exercícios 02 – ciência e tecnologia dos materiais

0

Curso: Engenharia de Produção Período: 2010. 2 Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais- M3 CICN0004 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS

Read More

Globalização, helenismo e comunitarismo

0

Universidade do Estado do Rio de Janeiro IFCH — Departamento de História prof ora Maria Regina candido Disciplina: História da

Read More