Tipos de recrutamento

Categories: Trabalhos

0

Tipos de Recrutamento Recrutamento Externo: Incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações. Consulta aos arquivos de candidatos. Agências de recrutamento. Anúncios em Jornais e revistas. Viagens de recrutamento em outras localidades. Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa. Cartazes ou anúncios na portaria da empresa. Contatos com sindicatos e associações de classe. to next;Ege Contatos com unive diretórios acadêmico cn org Conferências e pales s E. I e Contatos com outras Vantagens do Recrutamento Externo: iaçbes estudantis, mpresa-escola. scolas. mesmo mercado. Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização. Renova e enriquece os recursos humanos da organização. Aproveita os investimentos em preparação e o desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos próprios candidatos. Desvantagens do Recrutamento Externo: Geralmente afeta a politica salarial da empresa. Pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional. Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno. É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. ?? mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anuncias, jornais, honorários de agências de recrutamento. recrutamento Interno. RECRUTAMENTO INTERNO O recrutamento interno tem início quando surge determinada vaga, e com isso a empresa procura preenche-la através do remanejamento de seus colaboradores. “O recrutamento interno é um processamento de recursos humanos, possui vantagens dentro elas por ser mais econômico, mas rápido, é uma fonte poderosa de motivação. O recrutamento interno é o preenchimento das vagas por meio de promoção ou transferência de funcionários da organização. ?? a valorização dos recursos humanos internos”. O Recrutamento Interno possu algumas vantagens, Toledo dizem que, “A primeira e talvez a principal sejam que com a política de valorização do profissional internamente, há elevação da moral interna. É o reconhecimento que a organização faz aos funcionários que estão aprimorando seus conhecimentos, aumentando suas capacitações, quando as organizações optam pelo recrutamento interno, cometendo justiça no processo, ou seja, estimula os demais colaboradores a buscar a excelência”.

A contratação do melhor candidato externo não garante que seu esempenho seja bom, visto que uma série de variáveis ligadas a sua adaptação à empresa, exercem poderosa influencia sobre seu desempenho, o que provavelmente deve ocorrer em menor grau com o recrutado internamente. “O recrutamento interno traz vantagens em relação ao tempo de ambientação dos empregados, pois é menor em relação ao dos contratados externamente. É também mais rápido e econômico em relação ao recrutamento externo”.

O aparente custo com o treinamento, para o aumento da capacitação do profissional da organização é plenamente compensado c para o aumento da capacitação do profissional da organização ? plenamente compensado com a diminuição dos custos com recrutamento, seleção e integração dos profissionais recrutados externamente, além é claro dos possíveis lucros com aumento de produtividade e motivação, em conseqüência da moral elevada.

Embora apresente também algumas desvantagens como: Define que o problema de adaptação comum que ocorre com a contratação externa é que não existe uma adaptação do funcionário com a cultura da organização. O funcionário contratado externamente traz consigo uma série de valores profissionais, métodos de trabalho, estilos de lideranças, crenças ue as vezes chocam com aquelas preconizadas pela organização. Isso com certeza, não ocorre com os recrutados internamente, desde que não se processe nenhum choque cultural. Pode gerar conflito de interesses entre os colaboradores.

Exige que os novos empregados tenham potencial de desenvolvimento para ser promovido a níveis acima do cargo onde estão sendo admitidos. Não pode ser feito em termos globais, para não prejudicar o recrutamento interno, deve ser efetivado à medida que os candidatos internos tenham condições de igualar-se aos candidatos externos. 2. 5 – RECRUTAMENTO EXTERNO O Recrutamento Externo tem embasamento quando surge determinada vaga com isso a organização procura preenche- la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.

Isso se dá, pois uma vez pesquisado as alternativas de seu próprio pessoal para o preenchimento da vaga, bem como as eventuais disponibilidades de seus cadastros de candidatos não foram encont PAGF3rl(F8 vaga, bem como as eventuais disponibilidades de seus cadastros de candidatos não foram encontradas indicações favoráveis ? empresa, tendo a partir desse momento o processo cujo o nome de Recrutamento Externo de colaboradores. As técnicas de recrutamento citadas são os veículos através dois quais a organização divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto às fontes de recursos humanos mais adequados.

São fundamentalmente meios de comunicação. “A maior parte das vezes, essas técnicas de recrutamento são utilizadas conjuntamente. Os fatores custo e tempo são importante na escolha da técnica ou do veiculo mais indicado para o recrutamento externo. De modo geral, quanto maior a limitação de tempo, ou seja, quanto malar a urgência para se recrutar um candidato, tanto maior será o custo da técnica de recrutamento a ser aplicada. Quando o recrutamento externo é desenvolvido de maneira contínua e sistemática, a organização pode dispor de candidatos a um custo muito menor de processamento”. 2. – VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO O recrutamento possui inúmeras vantagens, “tais como sangue novo e experiências novas para a organização. A entrada de recursos ocasiona sempre uma importação de idéias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da organização e, quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da empresa. Com o recrutamento externo e a par do que ocorre em outras empresas” Relata que uma das vantagens do recrutamento externo é a renovação de idéias. É positiva a entrada de novos profissionais para trazerem idéias renovadoras para a organização.

Uma outra van PAGF entrada de novos profissionais para trazerem idéias renovadoras para a organização. Uma outra vantagem reside no fato de que muitas vezes os funcionários detém potencial para ocupar um novo cargo, mas não tem a experiência requerida, o que pode ser conseguido pelo recrutamento externo. Renova e enriquece os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é a de admitir a pessoa; com abarito igual, ou melhor, do que já existente na empresa; “Os investimentos em preparação é o desenvolvimento de pessoal efetuado por outras empresas ou pelos próprios candidatos.

Isto não significa que a empresa deixa de fazer esses investimentos dali para frente, mas que ela usufrua imediato do retorno dos investimentos já efetuados pelos outros. Tanto assim que muitas empresas preferem recrutar externamente, pagando salários mais elevados exatamente para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho em curto prazo” 2. 7 – DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO

O periodo de tempo despendido com escolha e mobilização das técnicas mais adequadas para influenciar as fontes de recrutamento, atração e apresentação dos candidatos, recepção e triagem inicial, encaminhamento seleção, aos exames médicos, à documentação, liberação do candidato do outro emprego e admissão, não é pequeno; “É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento, despesas operacionais relativas a salários e encargos sociais da equipe de recrutamento, material de escritório, formulários. lários e encargos sociais da equipe de recrutamento, material de escritório, formulários. Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno”. Os candidatos externos são desconhecidos, provém de origens e trajetórias profissionais que a empresa não tem condições de verificar e confirmar com exatidão. Quando monopoliza as vagas e as oportunidades dentro da empresa, pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional.

Geralmente afetam a política salarial da empresa, influenciado as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta a procura de recursos humanos estão em situação de desequilíbrio. 2. 7. – RECRUTAMENTO MISTO Na realidade, uma empresa nunca faz apenas um recrutamento interno ou externo, ambos se complementam surgindo o Recrutamento Misto, pois ao se fazer um recrutamento interno, o individuo deslocado para a posição (vaga) precisa ser substituído em sua posição atual.

Se for substitu(do por outro colaborador, o deslocamento produz uma vaga que precisa ser preenchida. “Quando se faz o recrutamento interno, em algum ponto da organização surge sempre uma posição a ser preenchida através o recrutamento externo, algum desafio, alguma oportunidade ou algum horizonte deve ser oferecidos ao novo empregado, sob pena de procurar desafios e oportunidades em outra organização que pareça melhor”.

Em virtude das vantagens e desvantagens do recrutamento interno e recrutamento externo, a solução mais eclética tem sido o recrutamento misto, ou seja, aquele que aborde tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos. O misto, ou seja, aquele que aborde tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos. O recrutamento misto pode ser adotado em três alternativas de sistemas: ) Inicialmente, recrutamento externo seguldo de recrutamento interno, caso aquele não apresente resultados desejáveis.

A empresa está mais interessada na entrada de recursos humanos do que em sua transformação, ou seja, a empresa necessita de pessoal qualificado, em curto prazo, e precisa importá-lo do ambiente externo. Não encontrando candidatos externos à altura, lança mão de seu próprio pessoal, não considerando de inicio, os critérios acerca das qualificações necessárias; b) Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, caso não apresente resultados desejáveis.

A empresa á prioridade a seus empregados na disputa das oportunidades existentes. Não havendo candidatos à altura, parte-se para o recrutamento externo; Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente. Éo caso em que a empresa está mais preocupada com o preenchimento da vaga existente, seja através de input ou através da transformação de recursos humanos; geralmente, uma boa política de pessoal dá preferência aos candidatos internos sobre os externos, em caso de igualdade de condições entre eles.

Com isto, a empresa assegura-se de que não está descapitalizando seus recursos humanos, ao mesmo empo em que cria condições de sadia competição profissional. Recrutamento Interno A Empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, transferência de Pessoal, Promoções de Pessoal, Transferência com promoções de pessoal, Programas d transferência de Pessoal, Promoções de Pessoal, Transferência com promoções de pessoal, Programas de desenvolvimento de pessoal, Planos de Encarreiramento (carreira) de pessoal.

Vantagens do Recrutamento Interno É mais econômico para a empresa, é mais rápido, apresenta maior índice de validade e de segurança, é uma fonte poderosa e motivação para os empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal, desenvolve um sadio espirito de competição entre o pessoal.

Desvantagens do Recrutamento Interno Pode gerar um conflito de interesses, exige que os novos empregados tenham condições de potencial de desenvolvimento para poderem ser promovidos, quando administrado incorretamente, pode levar à situação denominada de “principio de Peter’, não pode ser feito em termos globais dentro da organização, quando efetuado continuamente, pode levar os empregados a uma progressiva limitação às políticas e diretrizes a organização.

Recrutamento Misto: Uma empresa nunca faz apenas recrutamento interno ou apenas recrutamento externo, o recrutamento misto pode ser adotado em três alternativas de sistema: Inicialmente, recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso aquele não apresente resultados desejáveis. Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, a empresa dá prioridade a seus empregados na disputa das oportunidades existentes. concomitantemente: É o caso em que a empresa está mais preocupada com o preenchimento de vaga existente. PAGF8rl(F8

Teoria de van bulow

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CSSA CURSO DE DIREITO ACADÉMICOS: JONATHAS PEREIRA FERNANDES LORENA

Read More

Quem é a geração y

0

INTRODUÇÃO Nesta RESENHA será apresentada uma síntese do artigo “Quem é a Geração Y”, onde serão identificadas as características de

Read More