Quem é a geração y

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Nesta RESENHA será apresentada uma síntese do artigo “Quem é a Geração Y”, onde serão identificadas as características de cada geração, suas motivações, valores. Serão apresentados ainda, os aspectos positivos e negativos, habilidades, os ambientes e os cenários que cada empresa enfrenta diante de cada geração. GERAÇÃO X De acordo com Wikipédia, o termo Geração X foi inventado pelo fotógrafo da Magnum, Robert Capa, em 1950.

Ele iria usá-lo mais tarde como título de um ensaio fotográfico sobre homens e mulheres jovens que cresceram imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, os A geração X cre eram filhos de pais s papel mais independ Eles acompanh ar 7 idade social. Muitos res assumiram um da do Muro de Berlim, mas também viram o surgimento de novas tecnologias, como o videocassete e os computadores pessoais e com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação podiam equilibrar vida pessoal e trabalho.

São responsáveis por criar ferramentas dominantes de comunicação do mundo atual. De acordo com Daniel Portillo Serrano (2010), as principais características dos indlviduos da geração X são: a busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo, a aturidade e escolha de produtos de qualidade, a ruptura com as gerações anteriores, a maior valor a indivíduos do sexo oposto, a busca por seus direitos, o respeito à família menor que o de outras gerações e a procura de liberdade.

A postura profissional desta geração caracteriza por ser leal ao seu gestor, a carreira faz parte dele, é focado em resultados, trabalham com autonomia, seus colegas de trabalho são amigos, tem o dialogo aberto para resolver conflitos, não se impressona com autoridade, tem mais respeito por competência e habilidades do que pela idade, fica ? vontade diante de mudanças, é absolutamente honesto, justo, franco e direto. Na vida pessoal esta geração não é particularmente fã de regras, mas na vida profissional, elas devem ser seguidas.

GERAÇÃO Y De acordo com Daniela do Lado, eles são impacientes, preocupados e, ao mesmo tempo, conectados, inovadores e flexíveis. De acordo com pesquisas, os jovens da Geração Y, aqueles que têm menos de 30 anos de idade, já dominam 30% do mercado de trabalho e iniciam uma silenciosa transformação no mundo corporativo. Esta geração iniciou-se a partir de 1978, eles cresceram em ma década onde a valorização da infância era predominante, juntamente com a proteção dos pais, tinham acesso a internet, computadores e uma educação mais sofisticada que nas outras gerações anteriores.

São ambiciosos, exigentes e acreditam que podem mudar o mundo, tem preocupação com o meio ambiente e com os direitos humanos e só fazem o que gosta. Para Anderson Sant’Anna, professor de comportamento humano da Fundação Dom Cabral, “Tudo é possível para esses jovens”. “Eles querem dar sentido à vida, e rápido, enquanto fazem outras dez coisas ao mesmo tempo. ” “Esses jovens estão aptos a desenvolver a autorrealização, lgo que, até hoje, foi apenas um conceito”, afirma Anderson Sant’Anna. Questionando o que é a realização pessoal e profissional e buscan PAGFarl(F7 conceito”, afirma Anderson Sant’Anna. “Questionando o que é a realização pessoal e profissional e buscando agir de acordo com seus próprios interesses, os jovens estão levando a sociedade a um novo estágio, que será muito diferente do que conhecemos. ‘ Eles buscam um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal só se mantém envolvidos em atividades que gostam e acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal e fazer o que gosta e dá prazer.

De acordo com o estudo desenvolvido por Ana Costa, Miriam Korn e Carlos Honorato e apresentado em julho/2010, tentou traçar um perfil dessa geração que está dando problema para pais, professores e ao departamento de RH das empresas. No trabalho, é comum os recém-contratados pularem de um emprego para o outro, tratarem os superiores como colegas de turma ou baterem a porta quando não são reconhecidos. Descobrimos que eles não são revoltados e têm valores éticos muito fortes, priorizam o aprendizado e as relações humanas”, diz Miriam. “Mas é preciso, antes de tudo, aprender a conversar com les para que essas características sejam reveladas. ” Se no passado o que contava era conciliar a vida pessoal com a profissional, hoje com a geração Y, isso já não é levado em consideração, as empresas estão flexibilizando as hierarquas, priorizando a ética e a responsabilidade.

MOTIVAÇÕES E VALORES Umas das motivações que a Geração Y presa é a coerência, eles tem que acreditar no que fazem, pois fazer alguma tarefa por fazer, não faz o menor sentido, apesar de serem funcionários caros, eles são de alto desempenho por estarem muito bem aparelhados, são responsáveis com seus afazeres, são movi PAGF3rl(F7 desempenho por estarem muito bem aparelhados, são responsáveis com seus afazeres, são movidos por desafios, colocando sua alta energia para ultrapassar os obstáculos. A vida pessoal é extremamente importante para Geração Y e o trabalho deve se moldar a ela.

A flexibilidade do trabalho é outro ponto fundamental, pois eles valorizam o trabalho feito fora da empresa, em casa, shoppings, etc. Projetos longos e demorados não é o foco desta geração, por serem multi-tarefas e multi-antenados. São estimulados por projetos curtos, com fases bem claras e definidas. Ao contrário da Geração X, que era focada na ndividualidade, esta geração prefere o trabalho em equipe, em rede, sendo isso, reflexo do aumento de conhecimento e especialidades, que fazem de qualquer projeto, um projeto multidisciplinar.

Ninguém mais sabe tudo. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA GERAÇÃO Baby-goomers Querem manter o status e o poder, detém muito conhecimento, se distanciaram do operacional, dos processos, temem a tecnologia. Geração X Trabalham muitas horas por dia e adia férias, é imigrante digital, sofre de stress e é movido por medo não consciente, delega por tarefas e cobra por resultado, se sente obrigado a nsinar e conviver com funcionários mais jovens.

Geração Y Tem forte auto-estima, é movido por coisas que fazem sentido, enfrenta sem medo e com naturalidade, é digital, vive em rede, e não respeita hierarquia, não tem visão do todo por falta de experiência, consulta a rede para tudo e não quer ficar muito tempo no operacional. CENÁRIOS Adaptar essa geração às exigências das empresas é um constante desafio. Isso acontece, segundo os essa geração às exigências das empresas é um constante desafio. Isso acontece, segundo os especialistas, porque estes Jovens encaram as relações de trabalho de forma diferente.

De acordo com Daniela do Lago, especlalista em comportamento organizacional, o equilíbrio na relação de trabalho, neste caso, depende, ao mesmo tempo, da dedicação do profissional e da compreensão da empresa. “Para a geração Y, a empresa precisa entender que o resultado do trabalho não está nas 44 horas semanais, muito menos em horários comerciais. A produtividade acontece a qualquer momento” Fugir de atividades que gerem rotina e aprimorar o desenvolvimento técnico, pessoal e profissional são habilidades buscadas constantemente pelos profissionais da geração Y. ara tender essas expectativas, muitas vezes, empresas precisam renunciar antigos comportamentos e se adaptar a novos formatos de comunicação. Rever questões como o trabalho em equipe e hierarquia também está entre as prioridades: “Essa geração nasceu com a internet, ferramenta que elimina fronteiras e que facilita dinâmicas do trabalho. Portanto, discutir os benefícios ou males da rede mundial não faz sentido. Além disso, eles não respeitam hierarquias e estão acostumados a trabalhar sozinhos, sem interação com o mundo real. As conexões são virtuais” – avalia Daniela.

HABILIDADES Ambiente multigeracional no trabalho “Organizações que não aproveitam a possibilidade da colaboração entre as gerações se arriscam a se tornarem irrelevantes ou obsoletas” Fonte: “Generation Y: Powerhouse of the Global Economy” — Deloitte, janeiro 2009 Trabalhar com pessoas de todas as idades tornou-se essencial essencial no ambiente multigeracional de hoje. Entender por que colaboradores de outras gerações se comportam de certo modo oferece vantagens para melhor trabalhar com eles – sejam eles chefes, parceiros, subordinados ou clientes.

Há uma preocupação quanto às expectativas que a geração Y tem em relação ao trabalho. Muitos gestores acham que, em vez de se adaptarem ao ambiente de trabalho, pessoas dessa geração esperam que o trabalho se encaixe aos seus desejos. No fundo, elas demonstram vontade de ser efetivas, de aprender novas habilidades e de que as coisas aconteçam rapidamente. para entender melhor essa postura, multas organizações têm se esforçado para que os colaboradores mais velhos entendam e possam lidar melhor com essa geração que busca mais feedback, responsabilidade e maior envolvimento nas grandes decisões.

Os lideres atualmente, tem que ter muito tato para lidar om todas as gerações que estão no mercado de trabalho e nas empresas, pois cada uma tem características próprias, modos de pensar e até mesmo de agir que se diferenciam uma das outras, para que isso não gere conflitos dentro do ambiente de trabalho. CONCLUSÃO Conclui-se que, existe uma grande diferença entres as gerações que estão no mercado de trabalho, e que cada geração deve ser tratada de acordo com suas caracteristicas, para que assim, desempenham ao máximo suas habilidades e competências.

Sempre haverá o conflito de gerações dentro das empresas, aberá aos lideres, ter a capacidade de harmonizar e saber explorar ao máximo essas habilidades, para obter grandes res PAGFsrl(F7 capacidade de harmonizar e saber explorar ao máximo essas habilidades, para obter grandes resultados dentro das organizaçoes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ROBBINS, Stephen paul, Comportamento Organizacional, 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. SILVA, Rafael Bianchi, Gestão de Pessoas: processos gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. SCARAMIJZZA, Bruno Cézar, Comportamento Organizacional: processos gerenciais.

São Paulo: Pearson Education do Brasil, 009. SALVALAGIO, Wilson, Análise Econômica e Soclal: processos JÚNIOR, Dirceu Casa Grande, Processos Administrativos: SERRA NEGRA, carlos Alberto, Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. 45 GRAUS – Geração Y e o Mundo Corporativo. Disponível em: http://45graus. com. br/geracao-y-e-mundo-corporativo-precisam -estar-em-sintonia-para-alcancar-melhores-resultados,geral,78259 . html POCKET LEARNING 4 – Geraçao Y. Disponível em: http://www. ssj. com. br/criacao/Pocket4_GeracaoYweb. pdf nível em: REVISTA GALILEU – Ger

A bahia sob a ótica de jorge amado

0

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT PRO- REITORIA DE EDUCAÇAO A DISTANCIA – PROE-AD CURSO DE LETRAS ‘PORTUGUÊS A BAHIA SOB A

Read More

Africa

0

Apartheid Adotada legalmente em 1948 na África do Sul, Apartheid é uma palavra de origem africana que é utilizada para

Read More