Contabilidade basica

Categories: Trabalhos

0

O Balanço Patrimonial é o relatório contábil que demonstra a estrutura patrimonial apurada em um determinado momento de forma estática, é constituído pelo ativo (compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. ), passivo (compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. e pelo patrimônio Líquido (compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva ntre o valor do Ativo e o valor do Passivo). A elaboração do Balanço procede-se ao levantamento do balancete de verificação, to view Swipe to page com o objetivo de co conferir sua exatidão o PACE 1 ors as contas utilizadas p e. • resultado, demonstr contas do balancete, tas do razão e ionadas todas oniais quer de os e saldos.

As m patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, os valores reais do patrimônio, naquela data, nem as variações patrimoniais do exercício, porque os registros contábeis não acompanham a dinâmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve. Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais vanações, bem como muitas das receitas e despesas, recebldas ou pagas durante o exercício, não correspondem realmente aos ingressos e ao custo do período.

Demonstração do resultado do exercício : É uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese inanceira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. De acordo com a legislação brasileira (Lei no 6. 04, de IS – 12 – 1976, Lei da Sociedade por Ações), as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício: Cl A receita bruta das vendas e serwços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; A receita liquida das vendas e serviços, o custo das ercadorias vendidas e serviços prestados e o lucro bruto; Cl As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; O lucro ou preju[zo operacional, as outras receitas e as outras despesas; Cl O resultado do exercicio antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto; As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistências e previdência de empregados; O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ção do capital social. e) A missão da empresa: Objetivo ou propósito básico e permanente da existência de uma empresa, está sempre ligada ao oferecimento de produtos e serviços para satisfação das necessidades do consumidor. ? necessário que a missão da empresa seja clarificada p É necessário que a missão da empresa seja clarificada para seu melhor desempenho, assim como que as crenças e valores dos pnncpais executivos que compõem o sistema instituclonal da empresa, sejam aceitos de um modo geral por todos os que dela fazem parte f) A Visão empresarial: A empresa é um conjunto organizado de ecursos econômicos, sociais e humanos, e pode ser vista como um sistema aberto. Entendese como sistema, uma unidade identificada, com um papel independente, possuindo seus próprios objetivos e suas próprias funções internas. Um sistema aberto é aquele que, por interagir com o meio ambiente, é afetado por fatores externos. O objetivo da empresa é o bem estar da sociedade.

Considerando a ideia que nos sistemas são introduzidos “inputs” (tudo aquilo que recebemos, tudo o que lemos e escutamos) que processados se transformam em certos “outputs” (é tudo o que produzimos, tudo o que falamos e escrevemos. ) , a empresa alese de recursos materiais, humanos e tecnológicos, cujo processamento resulta em bens e serviços, riqueza, emprego, e muitos outros, que são fornecidos para a sociedade. Cumprindo este papel, a empresa desenvolve grande número de atividades Compras, Produção, Vendas.. Que direta ou indiretamente contribuem para que seu objetivo final seja alcançado. Levando em conta a sua característica de sistema aberto, admitese sua contínua interação com o meio ambiente, sendo impactada pelas variáveis ambientais e pelas interações dos seus elementos componentes o que a faz participar de um constante processo de mudança. Processo administrativo: h) Ambiente das Organizações: Denominamos ambiente a tudo quilo que envolve externamente a uma organiz Organizações: Denominamos ambiente a tudo quilo que envolve externamente a uma organização. É o contexto dentro do qual existe a organização. Para operacionalizar o conceito de ambiente, definiremos duas formas ambientais: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente de tarefa (micro ambiente). Ambiente Tarefa: O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cada organização. Cada organização tem seu próprio ambiente e tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados.

Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e sanas do sistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc. ) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado. Em seu ambiente de tarefa estão os concorrentes (que disputam com ela tanto suas entradas como saídas) e as entidades regulamentadoras (como sindicatos, órgãos fiscalizadores, entidades reguladoras, etc. ) que impõem condições, restrições e limitações à atividade organizacional. ? no ambiente de tarefa que a organização cria seu nicho de operações e estabelece seu domínio. O domínio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais. O ambiente de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades.

Impõem também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização. A primeira característica do ambiente é o crescimento da complexidade. A segunda é a permanente mudança. Daí decorre a terceira, que é a incerteza que a organização tem a respeita daquilo que ocorre no ambiente. Com o advento da tecnologia da informação, da globalização dos mercados, o mundo virou uma enorme aldeia global. A competição passou de PAGF informação, da globalização dos mercados, o mundo virou uma enorme aldeia global. A competição passou de nacional a regional e depois a internacional. Os fenômenos que ocorrem em qualquer parte do mundo passam a influenciar todas as demais partes com rapidez.

Se antes o concorrente ficava na outra esquina, agora ele fica em vários outros países do mundo que nem sequer conhecemos. Se antes o mercado era local ou municipal, agora é global e mundial. As organizações não estão preparadas para processar as informações para mapear, perceber e interpretar seus ambientes para guiar suas decisões e ações. Forças que afetam o ambiente de tarefa ou microambiente: fornecedores de recursos, concorrentes quanto a fornecedores e clientes, clientes (usuários e consumidores), agências regulamentadoras. Macro Ambiente: É constituído de todos os fatores económicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral.

Esses fatores compóem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se ruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças. Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstânclas que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando- as com maior ou menor impacto e criando condições mais ou menos favoráveis. Seu efeito é genérico e abrangente para todas as organizações. Forças que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variáveis econômicas, tecnológicas, sociais, políticas, legais, culturais, demográficas l) Aspectos Juridicos:

Pim 03 plano de negocio panificação

0

A necessidade de planejamento tributário Richard Domingos No cenário financeiro atual, onde a tecnologia mudou as formas de fazer contabilidade,

Read More

Relações internacionais

0

Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas As Ordenações Afonsinas (1500-1514), aparecidas no século XV, atribuídas a João Mendes, Rui Fernandes, Lopo

Read More