Fala e escrita

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS unis – MG UNIDADE DE GESTAO DE EDUCAÇAO SUPERIORA DISTANCIA – GEAD Nome Luciana Gonçalves Gomes Curso Letras/EspanhoI Periodo 3a Disciplina LOL — Linguística -Oralidade e Letramento profr Ana Paula Bovo Atividade Atividade 2 – Atv- Linha do tempo FALA E ESCRITA Os sumérios são responsáveis pela escrita mais antiga que se tem notícia. Ela su em caracteres cuneif fenícios desenvolver criaram sinais para r são usados vários tip OF3 S. wp iew next page . c. e era baseada de cunha). Os sidade prática, eles alavras. No mundo to que usamos se chama LATINO.

A escrita como através de desenhos que representavam os objetos (pictogramas), depois os desenhos passaram a representar idéias (ideogramas) e por fim, letras para cada som. Cada letra do alfabeto tem uma história. A invenção do papel e da imprensa facilitou a divulgação da escrita. Os livros na antiguidade eram escritos à mão em rolos de pergaminhos e papiros. Eram raros e poucas pessoas sabiam ler. Chegaram até nós livros escritos há Swipe to page 2. 500 anos ou mais. Foram copiados manualmente várias vezes e onservados até chegar a invenção da imprensa em 1440 por Johann Gutemberg na Alemanha.

Assim como a escrita existem milhares de línguas no mundo. O homem desenvolveu seu sistema de fala aos poucos. De sílabas simples se chegou a uma língua com muitas palavras. No início eram poucas línguas, elas foram evoluindo e aumentando. Uma das mais importantes é chamada de Nostratu, considerada a mais antiga. Dela surgiu o proto-indo-europeu, depois o latim, e do latim o português. As línguas nascem, crescem e morrem. Suas palavras mudam. O ortuguês antigo era bastante diferente: don (senhor), Del (do), pharmácia (farmácia), paiz (país).

As línguas que são parecidas são chamadas de irmãs. O português pertence ao grupo latino e suas irmãs são o espanhol, o francês, o italiano e outras. O português é falado em Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Geralmente, a maneira de falar se renova mais rápido do que o modo como se escreve, já que este requer a padronização para ser compreendido por mais gente durante mais tempo. “Mudanças são inevitáveis”, afirma Marcos Bagno. Mas há grandes agentes de mudanças como o cognitivo qu “Mudanças são Inevitáveis”, afirma Marcos Bagno.

Mas há grandes agentes de mudanças como o cognitivo que diz respeito ao modo de como a língua é processada em nosso cérebro, por exemplo: quando uma pessoa diz “estou todo quebrado! “, isso não quer dizer que ele está em pedaços. Submetemos a fala a diversos processos mentais e intuitivos. Temos também o processo de ordem social e cultural, além disso os povos se deslocam de um lugar para outro onde influenciam e são influenciados por outros falantes e não podemos nos esquecer as várias palavras que são construídas no nosso dia-a-dia como,por exemplo temos a escrita usada na internet. ? uma escrita praticamente instantânea. As gerações mudam a lingua, que não pára de se recriar. Referências Bibliográficas VYGOTSKY, L. S. ;LURIA, A. R. ; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 90 edição. São Paulo: Editora Ícone, 2001. Português – ensino médio da série Parâmetros. José de Nicola, Ernani Terra e Floriana Toscano Cavallete. 2002 Editora Scipione. BOVO, Ana Paula Martins Corrêa Guia de Estudo – Linguística — Oralidade e Letramento. 3

Atps. carla

0

ANHANGUERA EDUCACIONAL Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade I Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos — 1a Fase TÉCNICAS DE

Read More

Sei la

0

Nome: Curso: Cidade / dia: Logomarca é a imagem de uma empresa ou seja o que dskopa dkopas opkdsa kopdas

Read More