A cultura da natura

Categories: Trabalhos

0

A Cultura Natura Quando ouvem falar de Natura, a maioria das pessoas pensa em desenvolvimento sustentável e ecologia, assuntos que algumas áreas referências da Natura, como inovação e sustentabilidade, “respiram” todos os dias. Depois de conhecer os sites da Natura, pnncpalmente o de Cajamar – um terreno de 7. 500 m2 de área verde no meio da Mata Atlântica, as pessoas tem certeza dessa preocupação ecológica da empresa, o que é uma verdade muito forte lá dentro.

Porém, a característica cultural mais forte da organização é ser uma empresa baseada em relações. Para começar, o seu canal de vendas é composto por consultoras Natura, que são reve relações vendem os Como o nosso canal um supermercado), sentimentos, anseios sua rede de sua renda familiar. ar 3 • • I fisico e frio (como oas comuns, com m a fragilidade do relacionamento com o canal e um fator importantíssimo na gestão da empresa.

Este fato é refletido em ações de reconhecimento como viagens anuais para o exterior para a força de vendas, as cerimônias de tempo de casa e as visitas que as mais antigas e melhores consultoras fazem nas fábricas da Natura. Esse cuidado com as relações é refletido dentro da empresa, em todas as áreas possíveis. Os c Swipe to víew next page colaboradores da Natura são cordiais, simpáticos e acessíveis até nos momentos mais ‘nervosos’ do mundo corporativo, o que torna o clima organizacional extremamente agradável, informal e prazeroso.

Além dlsso, os horários e os gestores são flexíveis. Figura [l ] – Seu Luiz Figura [ 1 – Seu Luiz Um dos fundadores da Natura em 1969, Antônio Luiz Seabra, conhecido lá dentro como “Seu Luiz” é um líder cauteloso, subjetivo, acessível, altamente interessado em filosofia, e que aloriza o vínculo com os amigos e familiares. Ele é participante do conselho administrativo da Natura, dá ideias conceituais para novos produtos até hoje e liga pessoalmente para todos os gestores da Natura nos dias de seus aniversános.

O modo de pensar dos fundadores (além do Seu Luiz, Pedro passos e Guilherme Leal, pessoas que também partilham de valores muito fortes dentro da Natura) junto com as particularidades do canal formam a “Essência Natura”, um modo diferente de fazer negócio, valorizando o contato entre as pessoas, lançando produtos que gerem experiências iferenciadas e prezando por qualidade, sempre. Ser assim não é fácil, pois como o “jeito de faze< da Natura é o maior diferencial da empresa, para realizar a gestão detalhada de uma marca tão forte é necessário paciência e análises de mercado que demoram anos. ara a essência da empresa não diluir durante o crescimento, é preciso manter os pés nos chãos e valores PAGFarl(F3 essência da empresa não diluir durante o crescimento, é preciso manter os pés nos chãos e valores fortes enraizados em todos os processos organizacionais. Apesar disto, novas ideias são sempre em-vindas e "o protagonismo" é uma qualidade muito aclamada nos discursos da área de Recursos Humanos. Mas como não existe empresa perfeita, o fato de a Natura ser muito 'humana' (ouvimos várias vezes que a empresa é um organismo vivo), pode deixa-la lenta e menos eficiente.

Como lá dentro é permitido “ser você mesmo”, os processos podem ficar muito pessoais, e o conhecimento se perder quando um colaborador sai da área ou da empresa. Pessoas erram constantemente, sistemas e processos devem ser os mais precisos posslveis. A integração de novos colaboradores da Natura chama- e “Essência Natura”, ação que ocorre nos primeiros dias de casa para explicar o conceito profundo que a empresa quer passar com seus produtos e no ambiente organizacional.

As apresentações são dinâmicas e interativas. Depois do processo de integração, a socialização é fácil, mas o ritmo é frenético. Ouvimos várias vezes dentro do ambiente organizacional frases como: “Esta não é uma postura Natura” ou “Essa atitude não tem a ver com a gente”. Não é permitido ser fechado ou rude dentro dessa empresa de relações, pois, na Natura relacionamento é negoc10. PAGF3ÜF3

Algoritmo respondido

0

Algoritmo respondido Premium 3 dilaborges anpenR 09, 2012 4 pazes Exercícios de Seqüência 1) Faça um programa que leia a

Read More

Resumo – o principe de maquiavel

0

Príncipe. ? uma fórmula quase matemática que possibilita a quem souber utilizá-las o exercício do poder. Portanto, não basta à

Read More