A importancia do saber cientifico para a pratica profissional

Categories: Trabalhos

0

ACHAMENTO VASCONCELOS, A. M. A. ; CORREA, R. A Importância do Saber Científico para a Prática Profissional. Adcontar (UNAMA), v. 3, p. 31-36, 2002. Disponivel em: http://www. nead. unama. br IbibIiotecavirtuaVrevista/adcontar/pdf/adcontar31 a6. pdf. Acesso em: 05 set. 2011. Somente a partir de uma postura crítica em relação a ciência é que se pode compreender a complexidade dos fenômenos, em qualquer área do saber. ” (p. 2) Acredita-se que o ponto central da ciência é a pesquisa, no entanto, a preocupação do pesquisador, como de qualquer homem está permea caracterizam a própri distinguem a visão d

Segundo o autor exterior mediante to ora on undo um. as, valores que sim, definem e cp. 3) -se com o mundo ta e complexa, agindo concomitantemente como ideólogo, como religioso, como filósofo e também, como cientista, com maior ou menor grau de consciência. ” (p. 3) “A necessidade de conhecer é inerente ao homem desde que se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. (p. 4) “A ciência surge nesse contexto como “solucionadora de problema”, como ressalta Popper apud Matallo Jr. ln: Carvalho (1995).

Nasce como uma prática viva, dinâmica, inovadora, acional, sistemática, objetiva e verificável, tendo como objetivo manifestar a evidência dos fatos. ” (p. 5) a ciência não é algo permanente e acabado. Suas verdades não escapam à criticas e refutações decorrente do movimento constante e da complexidade das rea realidades presente. (p. 6) “Na concepção de Popper o conhecimento cientifico é o resultado de uma tensão entre nosso conhecimento e nosso desconhecimento, aprende-se com os erros cometidos e desta forma o conhecimento pode avançar por meio do enfrentamento de um obstáculo. (p. 10) No entanto, utilizando-se da pesquisa como prática de onhecimento, novos problemas surgirão como um desafio a buscar e desenvolver novos estudos. Com isso, pode-se concluir que o conhecimento nunca é apreendido em sua totalidade, pois a ciência tem sua origem em problemas e não propriamente na observação pura e simples. ” (p. 1 1) . Com o propósito de tornar sua construção mais racional e objetiva, a ciência utiliza-se do método científico como um instrumento facilitador na sondagem da realidade. (p. 1 3) “0 método científico é um conjunto de procedimentos técnicas e regras que subsidiam a investigação e possibilitam a verificação as afirmações. (p. 1 3) “Vergara (1997) define método como uma forma lógica de pensar. Apresenta três métodos de abordagem que fundamentam os estudos científicos: hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético. ” (p. 14) “O método hipotético-dedutivo faz deduções a partir da elaboração de hipóteses.

O procedimento estatístico é o que mais se adequa à esse método; (p. 1 5) o método fenomenológico parte da compreensão dos fenômenos e não apenas das aparências empíricas, isso significa a procura da essência do fenômeno através da reflexão e da intuição. Esse método se caracteriza pela tentativa de explicar os aspectos mais originais do fenômeno. o método dialético é um processo crtico que se caracteriza como um m PAGFarl(F3 fenômeno. método dialético é um processo critico que se caracteriza como um movimento reflexivo do todo às partes e destas ao todo, ou seja, uma constante interação entre o todo e as partes. É ao mesmo tempo análise e síntese. [… ] Esse método procura descobrir possíveis contradições no próprio fenômeno estudado. ” (p. 1 5) “Todo esse procedimento que permite a obtenção do conhecimento da realidade se desenvolve através da pesquisa. Essa prática envolve um conjunto de atividades e orientações para a busca de descobertas ou verdades. P. 15) “O ato de pesquisar possibilita a compreensão, reformulação e transformação de teorias cientficas, ao mesmo tempo que nos aproxima do novo do desconhecido. ” (p. 1 7) a universidade é o espaço que lhe permite iniciar esse contato com os fatos da realidade através da apreensão do conhecimento acumulado favorecida pela leitura e discussão de textos teóricos; pela reflexão e pelo desenvolvimento do senso crítico, formando assim o seu espírito científico. ” (p. 8) A elaboração de trabalhos acadêmicos, como resumos, fichamentos, seminários e pesquisas bibliográficas, contribuem para a formação de uma consciência crítlca e estimulam a prática da leitura e da escrita, atividades imprescindíveis para o desenvolvimento do raciocínio lógico. ” (p. 19) “A construção do conhecimento não deve se restringir aos denominados pesquisadores profissionais, e sim, expandir-se ? todos aqueles que buscam compreender a complexidade dos fenômenos e das relações que se desenvolvem num mundo cada vez mais interativo e indagador. ” (p. 21) PAGF3ÜF3

Desenvolvimento pessoal e profissional

0

QUANDO NIETZSCHE CHOROU ROMANCE DA OBSESSÃO Irvin D. Yalom Tradução de Ivo Korytowski Do original: When Nietzsche wapt Copyright (c)

Read More

Dificuldade de leitura no ciclo inicial da alfabetização

0

NOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS LEONICE APARECIDA PIO 3 p DIFICULDADE DE LEI A ALFABETIZAÇÃO toda a construção

Read More