A independência da américa espanhola

Categories: Trabalhos

0

“Comércio livre com parses livres” No início do século XIX a América hispânica, inspirada nas idéias liberais do Iluminismo, travou sua guerra de independência vitoriosa contra colonialismo espanhol para, em seguida, fragmentar-se em um grande número de jovens repúblicas oprimidas por caudilhos militares, exploradas por oligarquias rurais e acorrentadas a uma nova dependência econômica imposta pelo capitalismo industrial inglês.

O fim do Antigo Regime nas últimas décadas do século XVIII foi conseqüência das transformações ideológicas, econômicas e políticas produzidas pela independência d Francesa. Estes acon influenciaram recipro decisivo no processo Swipe lo view nextp voluçào Industrial, a Revolução clonaram e se am um papel érica espanhola. As elites da América colonial encontraram na filosofia iluminista o embasamento ideológico para seus ideais autonomistas.

A luta pela liberdade política encontrava sua justificativa no direito dos povos oprimidos à rebelião contra os governos tirânicos e á luta pela liberdade econômica na substituição do monopólio comercial pelo regime de livre concorrência. “A Revolução Industrial Inglesa: Viu-se a necessidade de substituir monopólio comercial por livre concorrência”. Indústrias Early séc. XIX Swipe to next Por esta época a Revolução Industrial inglesa inaugurava a era da indústria fabril e da produção mecanizada.

A exportação das mercadorias inglesas exigia a abertura dos mercados americanos ao livre comércio e esbarrava nos entraves criados pelo pacto colonial. O monopólio comercial favorecia apenas as metrópoles que lucravam duplamente revendendo os produtos coloniais à Europa e as manufaturas inglesas às suas colônias. Esta política monopolista, entretanto, prejudicava tanto a burguesia nglesa quanto as elites coloniais, e, assim, o desenvolvimento do moderno capitalismo industrial acelerou a crise do antigo sistema colonial mercantilista.

Ea quebra do pacto colonial e sua substituição pelo libre comércio só poderia se fazer através da independência das colônias em relação às antigas metrópoles. “A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa aceleraram o fim do sistema colonial luso-espanhol”. Batalha de Boston 1770. A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino – americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial.

O regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia “criolla” da América Espanhola. O maior impacto veio, entretanto, da Revolução Francesa, cujas consequências se fizeram sentir maior impacto veio, entretanto, da Revolução Francesa, cujas consequências se fizeram sentir tanto na Europa quanto na América. A ascensão de Napoleão Bonaparte, a imposição da upremacia francesa à Europa e o estabelecimento do Bloqueio Continental contra a nglaterra desferiram um golpe de morte no decadente sistema colonial ibero-americano.

A invasão de Portugal pelos franceses rompeu o pacto colonial luso-brasileiro e acelerou a independência do Brasil, ao mesmo tempo em que a ocupação da Espanha por Napoleão e a imposição de José Bonaparte como rei do país desencadearam as lutas de independência nas colônias da América espanhola. No inicio do século XIX, quando ocorreu o choque entre a Revolução Industrial inglesa e a Revolução Francesa, o império olonial espanhol na América estava dividido, em termos administrativos, em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais. A administração colonial: vice-reinados e capitanias gerais. Os entraves do monopólio comercial” Os vice-reinados existentes eram Nova Espanha ( México e parte do território atualmente pertencente aos Estados Unidos), Nova Granada ( Colômbia e Equador), Peru e Prata ( Argentina, Uruguai, BoliVia e Paraguai). As capitanias gerais eram Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile. Os cargos de vice-rei e capitão-geral eram exercidos por representantes da Coroa vidos diretamente 3

Administração

0

ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO – INTRODUÇÃO A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização

Read More

Proposta curricular

0

PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL – A ANO AUTORA DA PROPOSTA: Ângela Maria da Silva Souto Vilma

Read More