A infancia entre educação e a filosofia

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A infância entre educação e filosofia – Walter o. Kohan O livro de kohan torna acessível a quem se interessa pelas temáticas da infância, da educação, da filosofia e de seu ensino a tese definida pelo autor se coloca na posição de pensar as relações entre os três conceitos, desde o campo da filosofia da educação.

Num momento em que se faz apologia do pensar, do pensar critico e criativo em diversos discursos pedagógicos, e que se tornam quase homogêneos quanto a isso, a tese de kohan procura mostrar as incoerências e aporias educativas presentes as experiências institucionais com ensino e com o pensar a educação, referentes á finalidade emancipadora pretendida por Sv. ipe to view esses discursos, ofer que não podem ser t a ora invenção na ordem d eita•- • fundo colocado por k No epilogo, o proble as duas situações, Uma rápida re ter ao problema de o de toda a escrita. e diz respeito, sobretudo, a questão de emancipação, como o próprio título já dá sinais: Da maioridade á minoridade. Uma tentativa de inverter o problema da emancipação, invertendo as relações entre adultos e nfância. Diante disso é possível dizer que o autor coloca em cena pelo menos duas das maneiras pelas quais a filosofia encontra a educação: pelo seu ensino ( a pratica educativa ) e pela busca de sentidos da educação (filosofia da educação). ma e outra maneira não podem ser dissociadas: aqueles que se compr Swipe to víew next page comprometem com o ensino de filosofia, em quaisquer níveis, estão na condições de pensar o sentindo daquilo que experienciam (seja a experiência do ensino, seja a experiência di ilosofar; seja a experiência indivldual, seja experiência coletiva Kohan coloca entre a filosofia e a educação: a infância.

Assim kohan dentro das filosofias clássicas da infância, ele procura mostrar como a infância tem sido pensada/educada na historia da filosofia e da pedagogia, ao pôr em cena alguns personagens que tratam como adulto, negando-a como experiência. É a educação da infância pela filosofia. E na: A infância educa a filosofia,põe em cena outros personagens para trazer elementos históricos que avoreçam a desconstrução daquele conceito negativo, abrindo espaço para um conceito afirmativo da experiência da infância- a inversão de sentidos e de valor pretendida. ? a educação. Platão (o antigo), a modernidade, Matew Lipman (o contemporâneo. A primeira, criada na antiguidade por Platão diz que a infância não tem valor em si, senão como matéria prima a ser transformada conforme fins políticos: o desejo de Platão de revitalizar a polis a partir de uma educação que possa selecionar os indivíduos uja natureza os coloca na condição de assumir funções publica especificas. A outra, inventada na modernidade, diz respeito aos dispositivos e instituições soclais que fazem da educação da infância uma questão do estado.

Heráclito e Sócrates ( os inauguradores Jacques Ranciére e Gilles Deluze ( os críticos ) são personagens, com quais Kohan ensaia a ruptura com aquelas f PAGFarl(F3 Gilles Deluze ( os críticos ) são personagens, com quais Kohan ensaia a ruptura com aquelas formas de se relacionar com a infância, fundadas nas idéia de infância como primeira etapa a vida e de desenvolvmento Ilnear do humano em direção a adultez, por um lado e , por outro, da criança como alguém que deve ser carregado pelo adulto para a emancipação.

Em Sócrates a política da filosofia se diferencia da política dos políticos, na medida em que a ultima quer afirmar valores negando o outro ( dogmática ), enquanto a primeira quer perguntar e põe sob suspeita o que se afirma(crítica). A invenção dessa filosofia é a invenção de uma pedagogia cujo ponto de partida é o perguntar:uma atitude própria da infância; um querer saber que assa pelo cudado de si , pelo auto-exame, pelo abandono das certezas, pela abertura para educar-se a si mesmo. Quando a criança é amiga da experiência, longe de ser uma fase a ser superada, ela se torna uma situação a ser estabelecida,atendida, alimentada, sem importar a idade da experiência”. Portanto, uma humanidade sem infância e sem uma primeira experiência, seria uma humanidade sem história, sem outras experiências possíveis. ARAUJO DORO BARBOSA EDUCAÇAO INFANTIL CURSISTAS:LIJCIA ANTONIA DE JOSEFINA DA SILVA PÓS-GRADUAÇÃO EM PAGF3ÜF3

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