A marca lilica ripilica

Categories: Trabalhos

0

Resumo Este artigo tem por objetivo pesquisar e analisar a relação existente entre a moda e o mercado. Apresenta uma pesquisa exploratória desenvolvida sobre a marca infantil Lllica Ripilica, e por meio desta, pode-se identificar o estilo, moda e o mercado infantil. A Lilica Ripilica é uma marca consolidada no mercado tendo como atributos mais valorizados pelo seu consumidor a qualidade, o preço e o conforto. A marca também é considerada lúdica, colorida e divertida. o view nut*ge Palavras-chave: Mod Abstract This article has by ob relation between org alyzing the existing fashion and market. It shows an exploratory research developed about the infantile brand Lilica Ripilica, and bythis, it can identify the style, fashion and the kids market. Lilica Ripilica is a consolidated brand in the market having as the most valuable attributes by the consumer the quality, Price and comfort. The brand is also considered playful, colorful and amusing.

Keywords: Fashion, Market, Lilica Ripilica Introdução O artigo tem como objetivo pesquisar o histórico da marca Lilica Ripilica, tal como sua imagem atual, sua proposta, posicionamento e como também conhecer a imagem que ela transmite a eles. Durante a pesquisa exploratória os dados primários foram as observações da loja no Shopping Santa Cruz, na cidade de São Paulo, e no Shopping Miramar, em Santos, no mês de março, a aplicação de questionário estruturado junto a 30 consumidores da marca no período de 14 e 15 de Abril de 2010.

Como dados secundários foram feitas pesquisas de campo, bibliográficas, webgráficas e em periódicos. Esta pesquisa não tem a obrigatoriedade de seguir critérios rigorosamente científicos. Produto e Marca em Moda De acordo com Braga e Castilho (2005), a “moda” é uma palavra derivada de odus, em latim, que em português significa “modo” ou “maneira”, logo ,antes de mais nada, moda é modo e não somente vestimentas. Já Avelar define a moda citando: “De acordo com Simmel (1971), em livro escrito em 1904, moda é a imitação de um dado modelo que satisfaz a demanda pela adaptação social. Moda’ é um evento social próprio da sociedade moderna, e não algo exclusivo da contemporaneidade” (AVELAR, 2009, p. 25). A moda é um meio de comunicação não-verbal, usado para criar identidades e sociabilizar com o resto da humanidade, sendo orientado pelo proprio comportamento humano. Logo, decidir o que está sendo onsumido na moda reflete para a cultura, como diz Garcia (2005). Segundo a American Marketin Association, “marca é um nome, termo, elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa [… e diferenciá-los dos da concorrência” (KOTLER). O mercado infantil vem crescendo na midia global, pois crianças sao facilmente influenciadas por campanhas publicitárias. Através da televisão, internet e vitrines de lojas as crianças tem acesso diariamente a um grande número de informações, impulsionando o mercado infantil. Através do estudo realizado na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA), em 2006, o mercado infantil movimenta 50 bilhões no país e cresce 14% ao ano.

Um exemplo de marca infantil de sucesso no mercado é a Lilica Ripilica. A marca Lilica Ripilica foi criada em 1991 pela empresa catarinense Marisol, sendo uma grife do segmento infantil feminino em malha. A marca possu sua versão masculina, a Tigor T. Tigre, que é comercializada nos mesmos pontos de venda que ela. A Lilica Ripilica foi a primeira marca infantil a ganhar o Prêmio Profissionais de Marketing, concedidos por jornalistas especializados.

A origem do nome da marca surgiu depois de vários estudos para m nome original, lúdico na construção, feminino na origem, travesso por associação e de fácil memorização. A Lilica Ripilica representa para seus consumidores uma marca moderna, colorida e de qualidade. O principal símbolo da marca é a ersonagem coala, que segundo Giuliano fato do mundo infantil ser intensamente povoado por animais, haja visto a absoluta predominância destes nos desenhos animados” 1.

A coala (IMAGEM 01), de acordo com as crianças entrevistadas, possui uma personalidade vaidosa, alegre e romântica, e inspira feminilidade nas crianças através de seu vestido cor-de-rosa. Na entrevista com o público infantil, que foi feita com crianças entre 5 e 9 anos, a aprovação da mascote coala foi unânime, inclusive as respostas para a pergunta de o que as crianças mais gostam na Lilica Ripilica foram as roupas e a própria coala. 1 Disponivel em: . Acesso em 14 de março de 2010.

IMAGEM 01 Através de observação de campo feita na loja da Lilica Ripilica do Shopping Santa Cruz e Shopping Miramar, e entrevistas feitas em frente ? loja da marca e na Escola Vila Monteiro Lobato, podemos dizer que a maioria dos consumidores que compram na Lilica Ripilica são mulheres de classes BIA, 40% das ntrevistadas tem uma renda mensal de R$5. 101 a R$ 10. 200,00, sendo que os filhos as acompanham às vezes, muito raramente, mostrando que as mães ainda tem muita influência sobre as compras de roupas de seus filhos.

De acordo com Giuliano Donini2, os objetivos da Marisol nas ações de marketing e comunicação da Lilica são consolidar a marca aumentando a vontade continuar na liderança. Para conseguir atingir tais objetivos, a Marisol colocou novos produtos, criando o total look que é a aplicação da marca em confecção, calçados, meias, acessórios e a Revista Triplik. Mais da metade das entrevistadas estão totalmente atisfeitas com a Lilica Ripilica e sempre encontram o produto que estão procurando.

O que mais valorizam na marca são qualidade, preço e conforto, e nenhuma citou locallzação ou layout da loja. Outro meio é a utilização de um site na Internet e o Clube da Lilica. Nesse site, o público da marca encontra brincadeiras, papel de parede, álbuns de família, imagens de coleção e outras atividades, 70% das crianças entrevistadas tem acesso ao site, e somente 10% faz parte do Clube da Lilica. A Revista Triplik, destinada a crianças de ambos os sexos, apresenta conteúdo educativo com pesquisas e trabalhos escolares.

Cada edição traz um brinde. A revista é distribuída em todo o país nas lojas onde são comercializadas as marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Os ambientes das lojas da Lilica Ripilica são construídos para atrair a atenção das crianças. O espaço reservado aos meninos a cor predominante é o amarelo, com um estilo urbano, lembrando ruas e esportes radicais. Já o das meninas, a cor é o rosa, incentivam o glamour e a vaidade feminina. Das crianças entrevistadas, todas concordaram com ue não mudariam nada Acesso em 14 de março de 2010.

Segundo o Diretor de Marketing da Maris013, a marca não tem um concorrente ? altura no mercado nacional, sendo ela própria a principal do mercado, mas constatamos através do questionário estruturado que 45% das entrevistadas que compram na Lilica Ripilica também fazem compras na marca infantil PUC, conforme GRÁFICO OI, que identificamos como sendo uma das principais concorrentes. GRAFICO 01 Um dos principais focos de comunicação da marca são os desfiles realizados em diversos eventos de moda, como o Fashion Rio e Donna Fashion Iguatemi, nos quais vários filhos de celebridades já desfilaram.

Esses desfiles chamam a atenção principalmente de meninas, despertando nelas o desejo de serem odelos. Antes de elaborarmos as perguntas para o questionário infantil, visitamos vários blogs em que meninas deixavam comentários questionando o que deviam fazer para conseguir desfilar para a marca. Com esta observação, foi formulada a pergunta sobre o desejo da participação no desfile da marca e 90% responderam que gostariam. Quando perguntadas sobre o que a marca Lilica Rpilica representa, as entrevistadas escolheram atributos positivos, mas nenhum que realmente defina a imagem da marca.

Mas quando mostrados os atributos a serem escolhidos, a pesquisa, pudemos entender a relação moda-mercado. Explorando o histórico da marca e relacionando com as estratégias de marketing, uma empresa de sucesso é a que cria objetivos, está atenta as mudanças do mercado, põe o consumidor em primeiro plano e quer vender além de produtos, sensaçoes O sucesso da marca Lilica Ripilica é resultado dos efeitos de uma estratégia de marketing bem formulada e bem aplicada.

Descobrimos que apesar de quase sempre a criança depender dos pais para financiar suas compras, dependendo de sua faixa etária, ela pode assumir diferentes papéis de compra: apenas consumidora, influenciadora da compra ou até ser onsiderada decisora, mesmo que o recurso venha dos pais. A criança pode ser abordada também como público futuro de determinado produto ou serviço. Referências AAKER, David A; JOACHIMSTHALER, Erich. Como construir marcas líderes. Sao Paulo: Futura, 2002. AVELAR, Suzana.

Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. BRAGA, João; CUNHA, Kathia Castilho. História da moda uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. CORRÊA, Roberto. Planeja paganda – contato GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: EPU, 1998. GUILLERMO, Álvaro. Branding: design e estratégias de marcas. São Paulo: Demais Editora, 2007.

HEIDINGSFIELD, Myron S. ; BLANKENSHIP, Albert 3. Marketing comercialização. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1968. KARSAKLIAN, Elaine. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milénio. São Paulo: Prentice Hall, 2000 LILICA Ripilica – informações sobre compra e revenda. Disponível . Acesso em: 16 de março de 2010. LILICA Ripilica. Disponível em: . Acesso em: 14 de março de 2010. MADRUGA, Roberto Pessoa.

Administração de marketing no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Edltora FGV, 2006. MARTINS, José. A natureza emocional da marca: como encontrar a Imagem que fortalece sua marca. São Paulo: Negócio Editora, 1999. MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa- objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. MPF/SP pede que redes suspendam venda de brinquedos em lanchonetes. Disponível em: Acesso em: 13 de abril de 2010. O MARKETING faz bem aos negócios. Disponível em: . Acesso em: 14 de PAGF8rl(F8

Funções institucionais dos partidos políticos

0

Funções institucionais dos partidos políticos As funções instituições dos partidos pollticos aquelas indispensáveis para a integração dos órgãos de estado.

Read More

A educacao inclusiva

0

INTRODUÇAO Este relatório tem por finalidade mostrar todas as atividades exercidas pela estagiária, Geslaine Souza da Rosa, nos Centros Municipais

Read More