A química dos oceanos
O estudo dos compostos químicos presentes no mar é muito importante para diagnosticar eventuais problemas com a vida aquática de plantas e peixes, e já possui uma área de estudos especifica: Oceanografia Química. Afinal, do que se trata este ramo da ciência? É o estudo da composição dos ambientes marinhos e as interações das especies químicas com a vida aquática. Dentre os componentes da água do mar estão os sais: Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaS04), Sulfato de Magnésio (MgS04) e Cloreto de Magnésio (MgC12).
O Cloreto de sódio quivale a 80 % e o restante é relativo a 20%. Swpe to page Mas por que é impo oceanos? A quantidade de sais ar 2 to view nut*ge s presentes nos acordo com a região e influi diretamente sobre a vida dos peixes. Para ser considerada normal, ela precisa obedecer à proporção d de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). Temos exemplos de mares onde a água maritima contém proporções abaixo e acima dessa porcentagem normal de sal. O Mar Báltico possui 30 g/L de sal e o Mar Vermelho 40 g/L. Quais destes ambientes não seria favorável à vida aquática?
A enorme quantidade de sais no Mar Vermelho afeta a população de peixes, ocasionando a morte dos mesmos. O Mar morto, localizado no Oriente Médio, é um exemplo de lago altamente salino onde é praticamente impossível existir vida, a quantidade de sais é de 300 gramas para cada litro de água. Um aspecto favorável à vida aquática se explica pela presença de Sulfato de Cálcio (CaS04). Este componente atua como fator de crescimento dos esqueletos dos corais e das algas calcáreas, ou seja, sua presença influi sobre a vida presente no fundo dos oceanos.