A responsabilidade social empresarial

Categories: Trabalhos

0

A Responsabilidade Social Empresarial Por: Pamella de Jesus Nogueira Rio de Janeiro 2010 PAMELLA DE JESUS NOGUEIRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL TCC apresentado ao como requisito parci curso de Administraç Orientador: prof. Ms to view cyr Sreder Bastos, de Bacharel, do u rem Aprovado em de BANCA EXAMINADORA de 2010. Prof. Msc. Luis Carlos de Barros Loureiro Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos Prof.

Centro Universitário Empresarial, hoje considerado uma importante ferramenta para melhorar a imagem da organização, aumentando sua competitividade no mercado e desfrutando dos beneficios que la traz como motlvação dos seus funcionários, uma forma mais educacional, reavaliando a cultura das organizações e seus processos. por tudo isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a responsabilidade social empresarial em seus diversos âmbitos: Social, econômico, ambiental, legal e ético. ABSTRACT The company today, through their actions socially responsible marketing, operates with maximizing outcome.

Instead of just spending on traditional advertising campaigns, is an association with a question relevant to society. This type of action toward integrating corporate social responsibiliõy values within the usiness activity targeting the enterprise society in which it is insertd. A corporate social responsibility involves internal and external elements and should be part of the mission, values, strategy, operacionaly plans organization, ranginffrom ressearch and product development, manufacturing marketing, distribution to advertising company.

The corporate management adapts to the new concept of Corporate Social responsibility, now considererd an important tool to improve corporate image, increasing their market competitiveness and enjoying the benefits it brings as motivation of your employees, a more educational, eassessing the culture of organizations and processes. For all this, the research aims to examine corporate social responsibility in their various fields: social, economic, environmental, legal and ethical. SUMARIO 123467 IO 13 16 192425 Introdução 1.

A Relevância da Responsabilidade Social das Organizações 2. Os Âmbitos da Respo PAGF 2425 Organizações 2. Os Âmbitos da Responsabilidade Social 2. 1 A Responsabilidade Ambiental 2. 2 0 Âmbito Legal e Ético 2. 3 0 Âmbito Econômico 3. A Responsabilidade Social Empresarial no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor 4. A Responsabilidade Social Imagem da Organização junto ao Mercado 4. 1 Exemplos de Campanhas Publicitárias de Responsabilidade Social Empresarial 5. Análise de dados 6.

Considerações Finais Referências Bibliográficas INTRODUÇÃO Nos tempos atuais com o aprimoramento do conceito de responsabilidade social nas empresas verificou-se que essa função faz parte do desenvolvimento sustentável das organizaçóes que buscam obter lucros através e por meio da preservação do meio ambiente e pelos respeitos aos anseios da sociedade e contribuindo para melhoria da qualidade de vida, assim as organizações conquistaram respeito e admirações e seus fornecedores, cliente e funcionários garantindo a sua perenidade e a sustentabilidade dos negócios ao longo prazo.

Neste contexto surge uma necessidade para governo, empresas e sociedade de uma cadeia de relações sociais, econômicas e políticas, uma voz democrática na qual a responsabilidade social empresarial deverá ser muito mais do que um mero gesto de filantropia. A empresa hoje, através de suas ações de marketing socialmente responsável, opera com uma nova visão da maximização do resultado, ou seja, ao invés de apenas gastar em campanhas publicltárias tradicionais para lançar um roduto ou serviço, faz uma associação a uma causa relevante para a sociedade.

Este tipo de ação é um passo em direção a responsabilidade social empresarial, já que o seu sentido parte do princípio de que uma empresa deve integrar valo social empresarial, já que o seu sentido parte do princípio de que uma empresa deve integrar valores dentro da atividade empresarial direcionando o empreendimento a fim de impactar positivamente a sociedade na qual está insenda.

Isso signiflca que a responsabilidade social empresarial envolve uma combinação de elementos internos e externos da empresa e eve fazer parte da missão, dos valores, da estratégia, dos planos operacionais da organização, abrangendo desde a pesquisa e desenvolvimento de produtos, manufatura, comercialização, distribuição até a publicidade da empresa.

Através da Gestão Corporativa as organizações estão se adaptando ao novo conceito de Responsabilidade Social Empresarial – RSE, que a princípio era visto pelas organizações como um investimento de alto custo, hoje é considerado uma importante ferramenta para melhorar a imagem da organização, assim passando maior confiança para seus clientes, aumentando sua competitividade no mercado desfrutando dos benefícios que ela traz para dentro da organização como motivação dos seus funcionários e uma forma mais educacional de reavaliar a cultura das organizações para de redução de custos e melhoria contínua de seus processos.

Por tudo isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a responsabilidade soclal empresarial em seus diversos âmbitos: Social, econômico, ambienta, legal e ético. 2 A RELEVÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES O entendimento de responsabilidade social corporativa já sofreu inúmeras vanações. para alguns autores, é tida como uma obrigação social; para utros, é um comportamento responsável e ético; para outros ainda, não passa de uma es écie de caridade que a empresa se sente forçada a fazer. Há m que tra 4 de uma espécie de caridade que a empresa se sente forçada a fazer.

Há os que admitem que trata-se da responsabilidade de pagar bem seus empregados e dar assistência a seus familiares. O fato é que responsabilidade social empresarial é tudo isso, mas não com seus itens desenvolvidos isoladamente. A definição de responsabilidade social engloba os fins e valores da sociedade em que vivemos e quais são as linhas de ação válidas para se oder afirmar que a atitude de um empresário vai ou não de encontro a tais ‘fins e valores”, a fim de concluir se a empresa é ou não socialmente responsavel como ressaltam. A ação socialmente responsável era basicamente, filantrópica. Não passava de uma “ação caridosa, típica dos capitalistas do início do século, que utilizavam filantropia como forma de expiação dos seus sentimentos de culpa por obterem lucros fáceis Ainda hoje esse conceito de filantropia ou caridade ainda impera em algumas empresas, o que diferencia a filantropia da responsabilidade social: A filantropia é individualizada, pois a titude e a ação são do empresário.

A responsabilidade social é uma atitude coletiva e compreende ações de empregados, diretores e gerentes, fornecedores, acionistas e até mesmo clientes e demais parceiros de uma empresa. É, portanto, uma soma de vontades indlviduais e refletem um consenso. A responsabilidade social é uma ação estratégica da empresa que busca retorno A filantropia não busca retorno algum, apenas o conforto pessoal e moral de quem a pratica. A cidadania empresarial é um novo conceito decorrente de um movimento social internalizado por diversas empresas e que tem por objetivo onferir uma nova imagem empresarial àquelas empresas que se convertem em tradicionais investidora PAGF s OF conferir uma nova imagem empresarial àquelas empresas que se convertem em tradicionais investidoras de projetos sociais e com isso conseguem obter seus diferenciais competitivos.

Uma empresa-cidadã tem ARRUDA, Maria Cecília Coutinho; WHITAKER, Maria do Carmo e RAMOS, Jose Maria Ramos. Fundamentos da Ética Empreendedora e Econômica. 2′ ed. São Paulo: Atlas SIA, 2003. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de janeiro : Qualitymark, 2001 seu compromisso com a promoção da cidadania e o desenvolvimento da comunidade os seus diferenciais competitivos. 2.

OS ÂMBITOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL A Teoria Geral da Administração estuda a “administração das organizações do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente”, Para que se possa formalizar uma organização, pessoas com interesses comuns realizam um planejamento, que é a primeira função administrativa. 3 As aptidões são habilidades em potencial, e as habilidades são aptidões que se desenvolveram.

Esses dois atributos compreendem tudo aquilo que o ser humano faz ou é capaz de fazer. A habilidade depende de o indivíduo querer e ter interesse em exercitá-la, e quando se une aos conhecimentos pré-adquiridos, a habilidade resulta num melhor desempenho. No entanto, “depende aonde ele efetivamente quer chegar. Portanto, não se produz nada sem interesse mesmo que se tenha habilidade; a motiva tes do interesse do PAGF 6 ‘ advêm da criação, da organização e da produção — demonstra-se a ação e o caráter social do processo de organização da produção.

Procurou-se articular as diferentes aplicações para a efetivação o caráter de representação, no intuito de cumprir com o objetivo deste modelo, programado por um sistema integrado para a produção de bens sem chefia, com autonomia, responsabilidade social e que gere renda. 4 Esta mudança de atitude corporativa pode ocorrer de diversas maneiras. IJma empresa exerce plenamente sua responsabilidade social empresarial quando possui uma gestão eficaz de responsabilidade social tanto com relação ao seu público interno, quanto ao externo e ainda participa ativamente da comunidade.

Nos últimos quarenta anos o tema tem despertado o interesse e o debate tanto nos meios cadêmico quanto empresarial. Por isso, torna-se pertinente explicitar os mais importantes âmbitos da responsabilidade social corporativa, buscando entender a amplitude das diversas posições tomadas pelos citados autores, dentre muitos outros. Além disto, é relevante descrever os determinantes no surgimento do atual conceito de responsabilidade social empresarial, os comportamentos empresariais CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. a ed. São Paulo: Campus, 2000. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do milênio. 10a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 4 onsiderados mais socialmente responsáveis e que tipo de retorno é obtido pelas empresas através desta atuação, entender as principais formas de instrumentalização dessa ação social e apresentar um retrato realista da rática socialmente responsável das empresas em âmbito ado na literatura sobre o PAGF 7 34 das empresas em âmbito nacional, baseado na literatura sobre o tema. . 1 A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NOS últimos anos, cresceu o interesse em relação a danos ao meio ambiente. O ambiente é considerado uma questão sistêmica, que envolve noções e comportamento de cada pessoa, pois as necessidades umanas precisam ser atendidas por produtos ou serviços, que por sua vez, cobram um valor alto da natureza. A forma desequilibrada da produção de bens e serviços compromete a capacidade de renovação dos recursos naturais e a qualidade de vida.

Em busca de soluções, muitos governos estão restringindo certas atividades econômicas que exercem grande impacto sobre o ambiente, exigindo a inclusão da preservação do meio ambiente em suas praticas administratlvas, o desenvolvimento sustentável e respeito à legislação ambiental. 5 A idéia de desenvolvimento sustentável foi estabelecida pela Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: “O desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras. Já o conceito de desenvolvimento sustentável vai além da preservação dos recursos da natureza: Sendo criada a ISO 14000 que permite a empresa demonstrar sua real preocupação com o meio ambiente, e descreve os pnnclpals objetivos para que as empresas que implantam esse sistemas de gerenciamento ambiental, sendo eles: redução de riscos com multas e indenizações; melhoria da imagem da empresa m relação a performance ambiental; melhoria da imagem da empresa quanto ao cumprimento da legislação ambiental; prevenção da poluição; redução dos custos com a disposição de efluentes através do seu tratamento; redução dos custos com seguro; melhoria do sistema de gerenciamen PAGF 8 OF seguro; melhoria do sistema de gerenciamento da empresa. A norma ISO 14001 “é um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente” KARKOTLI, Gilson. Responsabilidade Social Empresarial. Rio de janeiro: Relativa, 2006. OLIVEIRA, José Antônio puppjm de. Empresas na Sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 6 Algumas características importantes da ISO 14001 : Ela é compreensiva: todos os stakeholders participam na proteção do meio ambiente (os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a sociedade). São utilizados processos para identificar todos os impactos ambientais.

Toda e qualquer tipo de empresa poderá utilizar a norma ISO 14001, tanto organizações industriais, como organizações prestadoras de serviços, de qualquer porte ou ramo de atividade; Ela é pró-ativa: seu foco é na ação e no pensamento pró-ativo, não reagindo a políticas comandos estabelecidos anteriormente; Ela é uma norma de sistema: em um único sistema de gestão, ela reforça o melhoramento da proteção ambiental. 7 A certificação pela ISO 14001 leva as empresas a ter certos benefícios, seus principais benefícios internos (Melhoria na eficiência das operações com maior retorno nos investimentos; disciplina organizacional; reconhecmento e flexibilidade na legislação; proteção dos investimentos no SGA); Benefícios Externos (Satisfação das necessidades contratuais; expansão de mercados e da base de clientes; maior competitividade; melhora da imagem para lientes, fiscalização, funcionários investidores, comunidade local).

O sistema de geren iental previsto pela PAGF 3′ ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos: Uma politica ambiental suportada pela alta administração; Identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos; Identificação de requisitos legais e outros requisitos; Estabelecimento de objetivos e metas que suportem a política ambiental; Um programa de gerenciamento ambiental; Definição de papéis, responsabilidades e autoridade; Treinamento e conhecimento dos procedimentos; Processo de omunicação do sistema de gerenciamento ambiental com todas as partes interessadas; Procedimentos de controle operacional; Procedimentos para emergências; Procedimentos para monitorar e medir as operações que tem um significativo impacto ambiental; procedmentos para corrigir não conformidade; Procedimentos para gerenciamento dos registros; Programa de auditorias e ação corretiva; Procedimentos de revisão do sistema pela alta administração. Nesse contexto vislumbra-se um cenário futuro onde a gestão ambiental empresarial tornou se sinônimo de produtividade e de competitividade. Entende- e por Gestão Ambiental o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. 7 ARRUDA, 2003. op. Cit. KARKOTLI, 2006. op. Cit. 8 2. 2 0 ÂMBITO LEGAL E ÉTICO A ética, a responsabilidade soclal e ambiental estão no centro das tendências da administração contemporânea, se tornaram essenciais para o sucesso do administrador, demonstrando a evolução da ética, as dificuldades em identificar e procurar caminhos ara solucionar os problemas. Dentre as razões que têm a ética no ambiente

Doramundo

0

Febre amarela A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flawvirus e ocorre na América

Read More

Saude publica no brasil

0

A realidade do SUS num contexto atual. A saúde pública no Brasil é direito fundamental presente na constituição Federal de

Read More