Administração cientifica de taylor

Categories: Trabalhos

0

Trabalho de TGA Professor: Leon Menache Aluno: Túlio Resende Ribeiro – Matrícula 2011078401 Eng. Aeroespacial – UFMG 2012 Resumo : Introdução à Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato Parte III – Abordagem Clássica da Administração Capítulo 3 – Administração Cient(fica No inicio do século trabalhos relativos a Frederick Taylor, Administração Cientí * Henri Fayol, franc PACE 1 org tc view next*ge pioneiros em scola da asslca.

Ambas partiam de pontos de vista diferentes porém se complementavam e formaram a chamada Abordagem Clássica da Administração, que dominou a administração de empresas nas 4 rimeiras décadas do século XX. Administração Científica Os objetivos básicos do capítulo estudado, sobre a teoria administrativa de Taylor são: * Mostrar a base da Administração Científica, identificando a preocupação com as tarefas e meios e na busca pela eficiência. Mostrando como ela mudou as atitudes e comportamentos das organizações e identificar as limitações desta teoria.

O primeiro período de Taylor menor, já que obtinham a mesma remuneração, aquele de maior capacidade acabava acomodado. Daí surgiu uma necessidade do pagamento por produção. Basicamente, o livro Shop Management dizla: 1 . A Administração busca aumentar salários e reduzir custos de produção; 2. A Administração deve aplicar métodos cientifics e experimentos para formular principios e estabelecer processos padronizados para atingir seus objetivos; 3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seu posto de trabalho adequado; 4.

Os operários devem ser treinados para melhorar suas aptidões; 5. A administração deve criar uma uma boa atmosfera para garantir um bom ambiente psicológico. O segundo período de Taylor Iniciou-se em 1911 quando Taylor publicou The Principles of Scientific Management, onde concluiu que junto com a acionalização do operário deveria ocorrer uma estruturação geral. Foi a partir dai que passou a estudar a Administração geral e passou a denominá-la de Administração Científica.

Segundo Taylor, as indústrias conviviam com 3 males: * Vadiagem dos funcionarios, que reduziam 1/3 da produção pelas seguintes causas: * Pensamento dos trabalhadores de que quanto maior o rendimento do homem e da máquina, maior seria o desemprego * Falhas no sistema de Administração que força os operários a serem oclósos para proteger seus interesses. * Métodos ineficientes que fazem o operário desperdiçar rande parte de seu esforço e tempo. * A gerencia desconhecia as rotinas de trabalho e o tempo necessar. para realizaçoes. * Falta de uniformida cnicas e dos métodos de PAGFarl(F8 realizaçoes. * Falta de uniformidade entre as técnicas e dos métodos de trabalho. O Scientific Management foi a idéia de Taylor para sanar esses problemas, ele dizia que ele não era uma teoria, e sim uma evolução e que era composto por 75% de análise e 25% de bom senso, também era citado que a implantação da Administração Científica deveria ser gradual, de 4a S anos, para evitar descontentamento nos operários e preju(zo aos patrões.

Administração como Ciência para Taylor, a organização e a Administração deviam ser tratadas cientificamente. A improvisação deveria dar lugar ao planejamento e o empirismo à ciencia- Como foi pioneiro, Taylor contribuiu para sistematizar o estudo da organização. Os elementos de aplicação da Administração Científica são: padronizar máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e a premiação por produção, para incentivar a produtividade. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia, seus seguidores deixaram-a de lado e se preocuparam mais com as técnicas.

O objetivo principal da Administração é assegurar o máximo de prosperidade tanto ao patrão quanto ao empregado, assim haverá uma identidade de interesses entre os empregados e empregadores. Organização Racional do rabalho (ORT) Em seus estudos, Taylor percebeu que operários aprendiam a executar tarefas ao observar companheiros vizinhos e que para cada tarefa existiam diferentes métodos e ferramentas. Como sempre havia um método e e instrumento mais adequados, ambos poderiam ser aperfei oados or meio de uma análise científica em vez de ficar a da operário.

Isso levou o AGF3rlf8 ficar a critério de cada operário. Isso levou o nome de ORT A ORT se fundamenta em: 1 . Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos 2. Estudo da fadlga humana 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e tarefas 5. Incentivos salariais e prêmios de produção 6. Conceito de homo economicus 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto e etc. 8. Padronização de métodos de trabalho g.

Supervisão funcional 1- Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos Com a observação e análise do trabalho, ele era melhor dividido e encontrava-se a melhor forma de executá-lo, com isso conomiza-se tempo, elminam-se os desperdicios, racionaliza a seleção e adaptação dos operarios à tarefa, facilita o treinamento dos operários entre outros 2- Estudo da fadiga humana Tem 3 finalidades: evltar movimentos inuteis na execução de uma tarefa, execução econômica de movimentos uteis do ponto de vista fisiológico e seriação apropriada aos movimentos 3- Divisão do trabalho e especialização do operário Com a análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos foi provocada uma reestruturação das operações industriais, eliminando os movimentos desnecessários e economizando nergia e tempo. Em decorrencia disso ocorreu a divisão do trabalho e a especialização do operário para elevar sua produtividade, com isso ele passou a ser especializado em apenas uma tarefa. 4- Desenho de cargos e tarefas Desenhar um careo consis quais as tarefas devem executadas e as relações a serem seguidas com outros cargos.

Simplificando quando se desenha um cargo, permite a admissão de empregados com qualificações e salários menores, reduzindo os custos, dminuir o custo de treinamento, redução de erros na execução e facilidade de supervisão. 5- Incentivos salariais e prêmios de produção Taylor tinha a visão de que para fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo previsto ele precisa de um incentivo, e que uma remuneração por tempo não incentiva ninguem a trabalhar mais, ao contrário de uma remuneração relacionada a produção. 6- Conceito de homo economicus Segundo o conceito de Homem econômico, todos são influenciados por recompensas salariais, econômicas e materiais. Ou seja, o homem procura um trabalho não por gostar dele, mas sim por receber.

Assim os incentivos e prêmios favorece o homem a se doar ao máximo para o trabalho. 7- Condições de trabalho ercebeu-se que a eficiência não dependia apenas do método de trabalho e da remuneração, mas também das condições de trabalho que incluem a adequação de instrumentos e ferramentas, o arranjo das maquinas, que facilitaria a produção, a melhoria do ambiente físico e etc. 8- Padronização A administração se preocupou tambem com a padronização de métodos, máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos, matérias-primas e componentes para reduzir a vanabllidade e a diversidade no processo produtivo e eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. – Supervisão funcional Taylor era contra a centrali idade, e propunha a autoridade, e propunha a supervisão funcional, que consistia em diversos superiores, onde cada um tinha sua autoridade funcional(na área de sua especialidade). Princípios da Administração Científica Os engenheiros da Administração cientifica acharam que seus princípios poderiam ser aplicados em todas as situações poss[veis. Princípios são afirmações válidas para uma determinada situação. Os principais princípios da Administração Científica foram: 1- Princípios da Administração científica de Taylor para Taylor a gerencia tena 4 princípios a seguir: planejar, Preparar, Controlar e Executar. Princípios de eficiência de Émerson Emerson foi um engenheiro que simplificou os métodos de trabalho. Ele popularizou a Administração Científica e desenvolveu trabalhos sobre a seleção e treinamento de empregados. Os princípios de rendimento de Émerson são: Traçar um plano definido de acordo com os objetivos, estabelecer o predomínio do bom senso, orientar e supervisionar competentemente, ser disciplinador, impor honestidade, manter registros imediatos, precisos e adequados, oferecer uma remuneração proporcional ao trabalho, fixar normas padronizadas para as condições e para o trabalho em si e para s operações, dar instruções precisas e oferecer incentivos para aumentar o rendimento e a eficiência. – Princípios básicos de Ford O mais conhecido dentro da Administração Cientifica, Henry Ford foi mecânico e projetou um carro e em 1899 fundou sua fábrica de automóveis que foi fechada em pouco tempo. Em 1903 abriu a Ford com idéia de popularizar seus carros. Para o sucesso de sua fábrica, entre 1 905 e 1910 Ford iniciou a grande inovação do séc. sucesso de sua fábrica, entre 1905 e 1910 Ford iniciou a grande inovação do séc. XX, a produção em massa onde produzia a maior uantidade de carros possiveis, com uma garantia de qualidade e menor custo possível. Em 8 anos produzia 800 carros por dia, em 1914 dividiu as ações da empresa com seus funcionários, aumentou os salários e diminuiu a jornada de trabalho.

Em 1926 tinha 88 fábricas empregando 150. 000 empregados e fabricando 2 milhões de carros por ano. Utilizava de um modo de concentração vertical e horizontal, produzindo desde a matéria prima ao produto final e a distribuição por meio de agências próprias. A produção em massa necessita de 3 aspectos a) O andamento do produto na linha de produção é planejada, rdenada e continua b) Entrega-se o trabalho ao empregado, não o empregado que vai atrás do trabalho c) As operações são analisadas em seus elementos constituintes Para obter a aceleração da produção Ford adotou três princípios básicos: o da intensificação, da economicidade e a da produtividade. – princípio da exceção Taylor adotou um sistema de controle operacional onde o administrador só deveria ocupar sua atenção com as ocorrências que se afastam do padrão. Apreciação Crítica da Administração Cientifica As principais criticas a Administração Científica: 1- Mecanismo da administração científica A Adm. Cientifica se restringiu às tarefas e aos fatores diretamente relacionados com o cargo e a função do operário, dando pouca atenção ao elemento humano e concebendo a r de buscar agradar, organização como uma m Taylorismo recebeu forte oposição dos trabalhadores e sindicatos, porque os mesmos não conseguiam estabelecer tarefas no ritmo tempo-padrão. – Superespecialização do operário A divisão e subdivisão do trabalho melhorava a execução de tarefas de cada indivíduo, porém não ficou provado que a especialização aumentava diretamente a eficiência. 3- Visão microscópica do homem Taylor considerou o trabalho do homem como um acessório da máquina 4- Ausência de comprovação cientifica A Administração Científica pretende criar uma ciência sem apresentar comprovação científica. Os engenheiros fizeram poucos experimentos científicos para comprovar suas teses. 5- Abordagem imcompleta da organização A Administração Científica aborda somente os aspectos formais da organização. Ignora a vida social interna dos participantes da organização, omite variaveis criticas. – Limitação do campo de aplicação Ficou restrita aos problemas de produção, não considerando os emais aspectos da organização, como financeiro, comerciais e 7- Abordagem prescritiva e normativa Sua abordagem determina como a empresa deveria funcionar e não explica seu funcionamento. 8- Abordagem de sistema fechado Aborda a instituição como uma organização totalmente livre de influências externas. 9- Pioneirismo na administração Preocupação com a competência técnica, mais voltada para o lado da engenharia. 10- Conclusão A Administração Científica dá preferencia ao comando e controle, uma unica maneira certa, a mao de obra no lugar dos recursos humanos, e a segurança, não inse urança.

As 7 habilidades de um bom negociador

0

Passo a Passo da ATPS de Técnicas de Negociação ETAPA 1 Passo 1 e 2: Leitura e Pesquisas Passo 3:

Read More

Dimensionamento de recursos humanos em hospitais

0

EAESP/FGV/NPP – N UCLEO DE P ESQUISAS E P UBLICAÇÕES 1/157 RESUMO Trata-se de uma pesquisa sobre parâmetros e indicadores

Read More