Administraçao – estudo de caso da cvrd
Estudo de Caso: CVRD 1) Argumentos a favor. má administração enquanto estatal, com poder centralizado em administradores de topo, interesses politicos dentro da empresa, falta de recursos dentro da empresa para sua manutenção, frequentes casos de corrupção, de empreguismo e de ineficiência ocorridos em algumas estatais; Argumentos contra: A privatização da CRVD foi muito controversa, por nao terem levado em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infra-estrutura, dando privilégios e oportunidades de realizar ucros às multinacionais que a compraram. ) Habilidades concei PACE 1 ar 2 visão de longo prazo, nd tc view nut;Ege Habilidades humana facilidade de se relaci influenciá-las; preendedor, tem parencia diferencial, motivá-las e Habilidades técnicas: negociador nato; diversificou e expandiu a produção no setor de mineração, internacionalizando a companhia. ) A habllidade conceitual foi se aprimorando quando Agnelll passou a assumir a presidência do Conselho da empresa e logo após assumindo o cargo de diretor-presidente, tornando-se um exemplo para seus funcionários, clientes e pela sociedade, tendo eu foco traçado e as metas cumpridas. 4) Desde a privatização da Vale, Agnelli se deparou com as características herdadas dos tempos como estatal. A dificil comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de Sleinbruch, CSN e os outros administradores da CVRD diante da parte estratégica, entre outros. ) Sim, concordo. Com a carreira de administrador no Banco Bradesco e sua fluente comunicação, Agnelli expandiu sua rede de relacionamentos inter-pessoais, aproximando-se de pessoas com influência no mercado e por ter desde o começo metas traçadas e que deviam ser cumpridas a risca. Buscando desde os primeiros anos de sua gestão tornar a CVDR mais eficiente e produtiva. 6) Nos papéis interpessoais ele soube cultivar uma rede de relacionamentos interpessoais, aproximando-se de pessoas poderosas, ganhando admiração e confiança, com o seu poder de persuasao.
Já nos papéis informacionais, se destacou quando traçou sua primeira medida, discutindo com os acionistas da companhia um plano estratégico de longo prazo que focasse na área de mineração e logística. E nos papéis decisónos, quando estabeleceu metas a serem seguidas em busca dos objetivos estabelecidos; reuniu toda a iretoria em uma única sala da companhia, a fim de agilizar a comunicação; vendeu negócios sem ligação com mineração e investiu na compra de empresas relacionadas com a area; 7) Sim.
Ele tem visão imediatista com priorização de curto prazo, tomada de decisão centralizada e autocrática, ele tem boas relações pessoais e de confianças (paternalismo), adaptabilidade perante novas situações, entre outros traços. 8) Sim. Agnelli mostrou ser um excelente administrador, buscando maior eficácia e produtividade, tendo comunicação com todos os setores. Ele elaborou estratégias para alcançar os objetivos e seguiu a risca s