Agua potavel
TRATAMENTO PRIMÁRIO DA ÁGUA DESTINADA AO ABASTECIMENTO PUBLICO 1 – INTRODUÇÃO A água é, incontestavelmente, uma das substâncias mais utilizadas pelo ser humano para sua sobrevivência e saúde. Também é um dos insumos básicos nas indústrias de um modo geral e agricultura. No decorrer dos últimos anos, houve um grande aumento no consumo de água em todo o mundo. As águas superficiais (rios e lagos) são as fontes naturais de captação mais utilizadas, e normalmente, contém impurezas que as tornam inadequadas para o consumo, sem o tratamento prévio.
Da mesma forma, qu or devolvida à fonte on ors novo tratamento par e to view prejudicando a flora, por estes motivos sã água distintos: , esta água de de um s rios e lagos, io ambiente. de tratamento de a) Na fase afluente, quando é feita a captação; b) Na fase efluente, quando é devolvida depois de utilizada nos processos industriais. No entanto, para os dois tipos de tratamento, acima citados, são utilizadas quatro etapas seqüenciais, denominadas em conjunto de tratamento prmário ou clarificação.
Mesmo que, estas etapas sejam indispensáveis no processo de purificação da água, não ignifica, contudo, que esta possa ser utilizada para beber, pois a mesma pode ainda apresentar impurezas que prejudicam a saúde. Após o processo de clarificação, a água é submetida a um tratamento secundário, para a desinfecção ou ainda, eliminação de algum tipo de impureza que seja identificada através de análises laboratoriais. orgânicos voláteis e remover bactérias que oxidam facilmente. ) Coagulação: Transforma por adição de um agente coagulante, as impurezas que se encontram em suspensões finas, em estado coloidal e algumas mesmo em suspensão em partículas que ejam removidas por sedimentação ou filtração. c) Floculação: Aglomeração de material coloidal e em suspensão, após a coagulação por agitação lenta. d) Sedimentação ou Decantação: É o processo pelo qual se verifica a disposição de materiais em suspensão, pela ação da gravidade. ) Filtração: A filtração da água consiste em fazê-la passar através de substâncias porosas, capaz de reter ou remover algumas de suas impurezas. O material geralmente empregado é a areia. f) Desinfecção ou Esterllização: consiste na eliminação dos ermes patogênicos da água, mas particularmente as bactérias, tornando-as aptas ao consumo humano. A clarificação é o meio mais eficaz e de maior aplicação nas estações de tratamento de água.
Neste experimento você submeterá uma amostra de água suja por alguns processos químicos e físicos, simulando um tratamento de água, onde você deverá identificar alguns métodos de separação de mistura. 2 – OBJETIVOS Reconhecer a presença da Química no tratamento de água para abastecimento público. Realizar algumas etapas do tratamento primário de águas fluentes e relacioná-los com os processos de separação de misturas. 3 – PARTE EXPERIMENTAL 3. 1 – Materiais e Soluções Papel indicador de pH 0-14 (ou papel tornassol vermelho) 2 béqueres de 250 ml; 1 pipeta graduada de 5 ml; 2 pipetas graduadas de IO ml; Bastão de vidro. garrafa de refrigerante trans arente (PET), com o fundo removido; água “suja” em um béquer de 250 ml e transferir a água, com auxilio de um funil para a garrafa de 2 L previamente limpa. Tampá-la e agitá-la vigorosamente por 1 minuto, retirar a tampa e transferir novamente para o béquer. Repetir este procedimento por dez vezes, observar o que ocorre. Verificar se esta solução está ácida ou básica, mergulhando uma fita de papel tornassol vermelho. Anotar a cor da fita de papel.
Se a fita continuar vermelha, adicionar solução de NaOH com um conta-gotas até que a fita se torne azul (para este volume de água aproximadamente IO gotas). O pH da água deve estar em torno de 12, para verificar o valor do PH, mergulhar uma fita de papel indicador universal na solução e compare com a escala de a 14, contida na caixa. Caso no pH não seja igual a 12, adicionar mais gostas de NaOH. Com uma pipeta graduada acrescentar 50 ml de solução de sulfato de alumínio 1% (agitar antes de usar a solução), com agitação constante da mistura por 10 minutos.
Observar o tempo de formação de flocos e anotar. Deixar em repouso a mistura por 20 minutos. Enquanto você aguarda, proceda a montagem do filtro de areia; da seguinte maneira: e) Após o término do tempo de decantação, transferir cuidadosamente o líquido sobrenadante para outro béquer com auxilio do bastão de vidro, (em caso de dúvidas peça auxllio ao professor), f) Determinar novamente o pH desta solução e anotar o esultado; g) A seguir, filtrar a água com cuidado para não remover a areia e recolher o filtrado em um outro recipiente limpo. ) Observar e comparar o aspecto da água obtida após o tratamento que você executou com a amostra de água suja. Anotar suas observações na tabela 1 4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES Anotar suas observações e os resultados obtidos durante o experimento, na tabela a se uir. Tabela 1 – Tabela dos resul s no tratamento da água experimento, na tabela a seguir. Tabela 1 – Tabela dos resultados obtidos no tratamento da égua OBSERVAÇÕES ANTES DO TRATAMENTO DA ÁGUA
COR TURBIDEZ pH inicial OBSERVAÇÕES APÓS O TRA AMENTO DA ÁGUA pH final Considerando o experimento que acabou de realizar e responda as questões abaixo: 1) O procedimento de agitar por dez vezes a água a ser tratada dentro da garrafa PET corresponde a qual processo do tratamento primário de água e qual a sua finalidade ? 2) Quais os processos de separação de misturas foram utilizados durante o experimento? 3) As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, em qual das etapas você observou mistura (s) homogênea (s) e mistura (s) heterogênea (s)? Que tipo de mistura poderia ser associada aos sólidos suspensos e a água? Baseada nesta reação explique porque após a precipitação dos flocos o pH da solução diminuiu. 6) Durante o experimento você observou que o papel tornassol vermelho tem a sua cor alterada em contato com a mistura na qual foi adicionada a solução de hidróxido de sódio. Será que há outras substâncias que também modificariam a cor do papel tornassol vermelho? 7) Os materiais que, ao interagirem com a água, fazem com que ela se torne ácida são denominados ácidos.
Considerando esta nformação e as suas respostas às questões anteriores, defina o que é um ácido. 8) Além dos ácidos, há materiais que são classificados como neutros ou como básicos, usando-se como critério de classificação as propriedades que esses materiais conferem (ou não) à água após interagirem com ela. Defina material neutro e material básico. Ao realizar este experimento você pôde fazer muitas observações sobre os processos de tratamento de água, conseguiu identificar vários rocessos de separação de misturas e verificou que para melhor da água são necessários