Almanara
O CASO ESCOLHIDO Em 1 987, Filha de Libaneses, Leila Mohamed Youssef e Sérgio Kuczynski abriram uma pequena rotisserie na Rua Haddock Lobo (Jardins) onde ofereciam os pratos da autêntica culinária árabe que Leila executava. As receitas de famllia que Leila, filha de libaneses, pesquisou durante anos para igualar ao paladar que ela se lembrava de ter degustado na infância passada no Líbano foram aprovadas pelo público. O sucesso convenceu o casal a procurar um local maior para atender a fiel clientela, foi inaugurado então em 1992, na Rua Haddock Lobo em São Paulo, o restaurante Arábia, anexo a
Swipe to page rotisserie e que tam Com o passar do te ar 7 saborear a comida ár e , Sv. ipeto empresas, foi lançad solicitados da cidade que queriam s pessoais ou de oje um dos mais E a expansão não parou por a , toi inaugurado em 1996, situado em um galpão na Vila Olímpia, a cozinha Industrial que fabrica especiarias e quitutes da culinária Árabe em grande escala, com a mesma qualidade e especialidade daqueles vendidos na rotissiere, estes são revendidos e encontrados em delicatessens, hospitais, academias, empórios e supermercados.
Em 2002 foi a vez do Arábia Express, com uma versão reduzida o cardápio do restaurante, para aqueles que estão sempre sem tempo na correria do dia-a-dia, e por último, no ano de 2007, a Praça Vila Boim ,ganhou o Arábia Café. Vinte anos passados desde a abertura do embrião, a rotissiere, e e o casal Kuczynski, continua dando as ordens e garantindo a sofisticação e qualidade do atendimento e do produto oferecido, isso é o que faz do Arábia um dos melhores restaurantes da cldade de São Paulo. O setor alimentício é de grande representatividade na economia Brasileira.
Nele estão presentes a agropecuária, que fornece nsumos básicos, a indústria, que proporciona matérias primas, os distribuidores atacadistas e varejistas, e o Food Service. Food Semice: é o mercado que engloba toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos insumos, equipamentos e serviços, orientados a atender os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições situadas principalmente fora do Assim o setor de restaurantes que será descrito e analisado neste texto, está inserido no setor alimentício faz parte da cadeia do Food Semice.
A empresa está inserida no Setor de Restaurantes, e compete xcepcionalmente em dois grupos estratégicos que diferem entre si: GE de restaurantes árabes de São Paulo e no GE de Restaurantes sofisticados da cidade de São Paulo. A crise financeira mundial, o aumento de impostos, e o impacto provocado pela Lei Antifumo, para o setor de bares e restaurantes, sem dúvida, 2009 não foi um ano fácil. Porém, pesando nos prós e contras, o setor deve comemorar o crescimento neste ano e está bem otimista para o ano de 2010. No Brasil, o setor de Food Service cresceu 203,5% em 10 anos (de 1996 a 2006).
O setor de restaurantes não foi afetado pela crise econômica. A expectativa do setor é de, pelo menos, manter o faturamento registrado no ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Ab PAGFarl(F7 pelo menos, manter o faturamento registrado no ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Abrasel. De acordo com pesquisa da entidade, 44,7% dos empresários do setor esperam faturar mais em 2010 e 44% devem manter o faturamento. O setor deve fechar 2009 com faturamento de R$ 62 bilhões, com crescimento de 5% sobre 2008, 59 bilhões.
Apesar de todas as dificuldades, os índices positivos de empregos e renda no país foram fatores decisivos para esse resultado. Porém analisando o faturamento anual do Arábia podemos perceber que o faturamento do Restaurante e do restaurante delivery não acompanharam o crescimento do setor, isso ocorreu devido a problemas internos não especificados pelos proprietários do estabelecimento. Faturamento Anual I 2007 2008 2009 Resturante Arábia | 5. 714. 046 5. 151. 708 | Delivery 399. 340 | 521. 601 239. 073 | Faturamento até outubro de 2009 3. 51. 420 | O mercado de restaurantes é disputadíssimo, conta com aproximadamente 800 mil estabelecimentos no país, sendo que 12,5 mil localizam-se na. Em cidade de São Paulo função a enorme concorrência, os players de maior importância e destaque do setor, ganham na diferenciação e inovação que conquistam e fidelizam cada vez mais consumidores. Com o aumento de 5% de retenção dos clientes, o lucro do estabelecimento é de 25%, além disso, conquistar um novo cliente é em média cinco vezes mais caro que manter um cliente atual.
Pode-se concluir assim que se trata de uma concorrência perfeita, onde há milhares de empresas e milhares de consumidores, assim a concentração é pequena. Dentro do G. E de restaura PAGF3rl(F7 empresas e milhares de consumidores, assim a concentração é equena. Dentro do G. E de restaurantes árabes de São Paulo a concorrência é grande: Almanara, Arabin, Attallah, Brasserie Victoria, Casa Líbano, Dona Almira, Farabbud, Garabed, Folha de Uva, Miski, Tenda do Nilo são seus principais concorrentes, podendo destacar como principal entre eles, o Almanara, com seis unidades na cidade de São Paulo.
Já referente ao outro GE em que compete, o de restaurantes sofisticados de São Paulo, a situação não é muito diferente, como caracteristica do setor, a quantidade de players é grande, a vantagem competitiva desenvolvida pelo Arábia para competir esse G. E é a especlalização e supremacia em comidas árabes, o que descarta a possibilidade do consumidor ir a outros restaurantes sofisticados, enquanto procura por culinária Árabe de qualidade. Os principais concorrentes do Arábia, neste GE são os restaurantes sofisticados localizados em sua região, Jardins Paulista.
O Mercado atendido pelo Setor de restaurantes na cidade de São Paulo é de uma multiplicidade de perfis de consumidores, devido a influências demográficas, como também sociais. A grande extensão terntorial por que passou a cidade, justifica o ato da grande variedade de hábitos de consumo e de lazer que o consumidor paulista desenvolveu ao longo dos anos. Frequentar restaurantes é um lazer para os paulistanos, segundo pesquisa da Datafolha, que ouviu que 4. 509 moradores da cidade de São Paulo, 57% dos paulistanos vão a restaurantes enquanto não estão no trabalho.
Esse número só perde para parques públicos que ganham com 64%, e em primeiro lugar Shopping Ce trabalho. Esse número só perde para parques públicos que ganham com 64%, e em primeiro lugar Shopping Centers, 69%. Levando-se em conta a localização do Arábia, nas proximidades a Av. paulista e de bairros com residentes de alto poder aquisitivo, somado ao grande fluxo de turistas devido à presença de hotéis na região, a frequência de clientes no restaurante é representada por públicos que variam conforme o horário e dia da semana.
O consumidor Arábia, é de classe A, e vai dos 15 aos 70 anos, durante a semana os que mais frequentam são executivos já aos finais de semana e feriados famílias, jovens, grupo de mulheres e casais com mais idade. Os mercados atendidos pelo GE dos restaurantes sofisticados são pratlcamente iguais ao descrito acima, já ao mercado tendido pelo GE de restaurantes de comida árabe, as classes sociais podem variar entre A e B, e é um consumidor que têm conhecimento sobre outras culturas e culinárias, que não a brasileira. Os players inseridos neste setor são prestadores de serviços.
A marca Arábia, por exemplo, oferece cinco tipos diferentes de serviços, Restaurante e Delivery, Buffet, Arábia Express, Fábrica e Arábia Café. Os principais stakeholders do estabelecimento são: a ANVISA o Governo, e os Fornecedores. Cenários do macro que mais afetam o setor/G. E: As Barreiras de entrada do setor são baixas, isso resulta em novos stabelecimentos iniciando suas atividades todos os dias. Cinco entre dez pessoas que pensam em abrir o próprio negócio pensam em alguma atividade relacionada à alimentação.
O mercado vem mostrando uma crescente preocupação com questões sociais é importante O mercado vem mostrando uma crescente preocupação com questões sociais é importante, portanto que todos os players sigam essa tendência para não ficar em desvantagem. As empresas privadas vêm, cada vez mais, fazendo parte do processo que combate desigualdades sociais, abraçando uma causa social. para tal fim as empresas vêm utilizando a erramenta do Marketing Social para com a sociedade, com seus públicos, valores e crenças, este é um diferencial competitivo importante devido à concorrência acirrada dos dias de hoje.
As principais leis voltadas ao setor alimentício estão relacionadas à saúde/limpeza, os players deste setor passam constantemente por fiscalizações rigorosas, da ANVISA e da Vigilância Sanitária, proibições contra o uso de cigarros no estabelecimento e a necessidade de equipamentos higiênicos para o manuseio dos alimentos, além de disso há as fiscalizações trabalhisticas tarifárias realizadas pelo Ministério do rabalho e Sub- Prefeituras.
Em dias de tempo ruim a demanda diminui bruscamente, caso isso aconteça em finais de semana ou feriados, o prejuízo é gradativamente maior. Além disso, desastres naturais, como secas ou geadas, podem predlcar o fornecimento, devido à falta destes, e o custo que se torna elevado para cobrir rombos, de alguns produtos. A matriz BCG tem função de analisar a estratégia, que a empresa está executando, para isso foram analisados dois fatores característicos da empresa e do mercado: ESTRELAI OPORTUNIDADE CRESCIMENTO DO MERCADO Baixo Alto
PAGFsrl(F7 DO MERCADO VACA LATEIRA 10,ox ABACAX l,ox 0,1x I PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO A concorrência perfeita, com milhares de players não permite calcular, precisamente a participação de mercado de cada restaurante dos G. E’s em que a holding compete, portanto analisando o tamanho do seu principal concorrente o Restaurante Almanara, com seis unidades na cidade de São Paulo, em relação à única unidade pertencente ao Restaurante Arábia, conclui- se que a sua partlcipação de mercado é relativamente menor, portanto a participação da holding em comparação com a de seu principal concorrente:
Para calcular aproximadamente o diâmetro da circunferência do diâmetro da Holding na matriz BCG, realizou-se uma comparação entre o faturamento do setor de restaurantes( em 2009 de R$ 62 bilhões, e 2008 de R$ 59 bilhões), em relação ao faturamento anual do Arábia( 2008:R$5. 151. 708, e até outubro de 2009 de R$3. 851. 420), constatou-se assim que este é pequeno em relação ao do setor. Já o setor em 2009, cresceu 5% em relação a 2008 e os 44% dos empresários do setor pretendem manter o faturamento atual e 44,7% pretendem faturar ainda mais em 2010, portanto a taxa de crescimento do mercado é ALTA.