Case etica em um ambiente de projetos

Categories: Trabalhos

0

g erentedeprojeto. net. br http://gerentedeprojeto. net. br/? p—584 Método do Caminho Crítico (CPM) Em que consiste o CPM ? CPM é uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e término mais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos. Os diferentes caminhos (paths) possíveis no diagrama de rede do projeto permitem co atividade possua um nge orfi (datas mais cedo e m S”ipe to view nut*ge início e término).

Através destas datas, total de uma atividade. A folga de início e término folga livre e a folga livre informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no início da atividade sucessora. Já a folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto. Ao identificarmos o caminho que contém as atividades com folga total igual a zero ou ainda o caminho que contém a maior duração na soma das durações parciais das atividades, estaremos determinando assim, o caminho crítico do projeto.

As atividades que residem no caminho cr[tico são denominadas atividades críticas e são aquelas ue necessitam ser mais bem gerenciadas sob o risco de comprometerem o prazo do projeto. CPM na prática com M S Project Vamos agora entender como o método do Caminho Critico funciona na prática. Considere o seguinte diagrama de rede do projeto abaixo. Vamos identificar o caminho crítico do projeto seguindo alguns passos. 1 Passo : Identifique todos os caminhos poss[veis no diagrama.

Observando a rede acima, temos 3 caminhos possíveis: – Caminho 01: Início-D-E-G-H-C-Término – Caminho 02: Início-D-F-B-Término – Caminho 03: Início-A-F-B- érmino 20 passo : Some as durações parciais das atividades em cada aminho possível: Od+4d+8d+5d+7d+8d+0d = 32 dias – Caminho 02: Inicio-D-F-B-Término — Od+4d+7d+5d+Od — 16 dias – Caminho 03: Início-A-F-B-Término = Od+6d+7d+5d+Od – 18 dias O caminho crítico é aquele que possui a maior soma dentre os camnhos possíveis.

Sendo assim, o caminho crítico é representado pelas atividades críticas em vermelho. Qualquer mudança de prazo nessas atividades impacta a data de término do projeto. Outro propósito do caminho critico do projeto é determinar as datas de início e término mais cedo e mais tarde de cada atividade. Com a determinação dessas datas, ? possivel obter as folgas livre e total.

Observe a representação esquemática de uma atividade e a disposição de suas datas mais cedo (early start ou início mais cedo e earl finis uma atividade e a disposição de suas datas mais cedo (early start ou inicio mais cedo e early finish ou término mais cedo) e mais tarde (late start ou início mais tarde ou late finish ou término mais tarde). ES Early Start ou Início mais cedo ou início antecipado EF – Early Finish ou Término mais cedo ou término antecipado A — Atividade A Duração d da atividade A LS Late Start ou Início mais tarde ou início atrasado

LF = Late Finish ou Término mals tarde ou término atrasado para a determinação das datas de início e término mais cedo e mais tarde é preciso percorrer na ida e na volta respectivamente, os caminhos possiveis identificados no 10 passo. Ao percorrermos os caminhos na ida, estaremos determinando as datas de início e término mais cedo . Na volta, determinamos as datas de início e término mais tarde Forward pass (IDA): cálculo do mais cedo (início e término).

Se tiver 2 atividades a serem analisadas para determinar o inicio mais cedo de uma terceira, eu pego sempre MAIOR valor de término mais cedo entre as 2 predecessoras Backward pass (VOLTA): cálculo do mais tarde (início e término). Se tiver 2 atividades a serem analisadas para determinar o Término mais tarde de uma terceira, eu pego sempre o MENOR valor de início mais tarde entre as 2 predecessoras. Vamos ver como isto funci PAGF3rl(F6 tarde entre as 2 predecessoras. Vamos ver como isto funciona. 0 passo : Executar o Fon,uard pass (caminho de ida) para determinação das datas de início e término mais cedo das atividades do diagrama de rede do exemplo. Dica importante: Ao percorrermos na ida um caminho, oderemos nos deparar com a seguinte situação: a atividade a ser analisada possui duas predecessoras. A maior data de término mais cedo de suas predecessoras deverá ser considerada. Veja o exemplo abaixo. 40 Passo : Executar o Backward pass (caminho de volta) para determinação das datas de início e término mais tarde das atividades do diagrama de rede do exemplo. 0 Passo : Com as datas calculadas, obter as folgas livre e total. Folga livre é o tempo permitido para atraso de uma atividade do cronograma sem atrasar o início mais cedo das atividades do cronograma imediatamente subsequentes (sucessora). FLI 3 (Folga livre da atividade B) = érrnino) – EF (B) = 32-18 – 14. Ou seja, a atividade g pode atrasar 14 dias que não im arco de término do no marco de término do projeto (sua sucessora) – As demais atividades possuem Folga livre zero.

Folga Total é tempo permitido para atraso de uma atividade do cronograma sem atrasar o término total do projeto. 14 FT IA=LSIA-ESIA LF IA -27 -13 ou 32-18- 14 = 24 – 24 ou 32 – 32=0 = 4-4 ou 12-12=0 = 20-6 ou 27-13- 14 12-12 ou 17-17=0 11-1 = 17-17 ou 24-24=0 = 14-001-120 60 Passo : Representação final da rede com datas e folgas determinadas 70 Passo : Verificação do método CPM no MS Project Observe e faça o download da rede do exemplo e verlfique as datas mais cedo e mais tarde obtidas pela ferramenta.

Observe as folgas (Total Slack ou folga total e F ree Slack ou folga livre) Supondo que o marco de inicio do projeto esteja em 06/12, teremos as seguintes datas calculadas: O MS Project para esta rede e as datas podem ser verificadas no arquivo abaixo (download do arquivo em MS Project) Observando o arquivo MS Project anexo, fique atento aos seguintes pontos: 1) O MS Project soma +1 quando assa de uma atividade para outra pois ele entende qu atividade E inicie no dia seguinte. ? por isto que algumas pessoas calculam o ES de uma atividade somando +1 ao EF de sua predecessora. Observando D e E, teremos EF para D igual a 4 e ES para E seria 5. 2) Considerar que finais de semana e feriados são dias não úteis. O prazo de 32 dias definido pela ferramenta e pelo método considera DIAS UTEIS, desconsiderando dias não úteis (finais de semana e feriados). ) O MS Project assinala de vermelho os atividades que estão no caminho crítico. Observar as colunas de Inicio e termino antecipado e atrasado, margem de atraso total e livre e as datas geradas. 80 passo : Utilizando o PERT Chart EXPERT (Critical Tools) para eproduzir a rede, teremos: (download do arquivo em PERT Chart EXPERT ) Videoaula explicando o cálculo das datas Método do Caminho Crítico from Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITIL on Vimeo.

Videoaula explicando o CPM com o uso do M S Project Método CPM utilizando o MS Project from Alexandre Paiva, PMP, MCTS, ITII_ on Vimeo. Download da Apresentação do M étodo Este registro foi publicado em Sunday, July 17th, 2011 at 11:03 pm e está armazenado em MS Project 2007, T empo. You can follow any responses to this entry throug the RSS 2. 0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Questionário de produtividade

0

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO QUESTIONÁRIO PRODUTIVIDADE SÃO PAULO 2012 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SAO PAULO 1) O que

Read More

Harmónica

0

CROMATISMO NA HARMÔNICA DIATÔNICA Andar com apenas uma harmônica e tocar com todo mundo, em varios sons e tons, é

Read More