Alterações trazidas pela lei 11638

Categories: Trabalhos

0

Sumário Dedicatória 2 Agradecimentos 3 1 Introdução 6 1. 1 – projeto 6 1. 2 – Delimitação do Tema 6 1. 3 – Definição do Problema 7 . 4 -Justificativa 7 1. 5 – Objetivos 8 1. 5. 1 – Objetivo gera18 1. 5. 2 – Objetivo especifico 8 2 Empresa 8 2. 1 – Identificação d 2. 2 – Histórico da E 2. 3 – Missão da Emp 2. 4 – Pontos Fortes 2. 4. 1 – Organizacio 2. 4. 2 – Financeiro IO 2. 4. 3 – Contábil 11 8 Svipe nextp 2. 4. 4 – Aspectos Mercadológicos 1 1 3 Metodologia do Projeto 12 Tipos de Pesquisas Existentes 12 3. 1- 3. 1 . 1 – Pesquisa Bibliográfica 12 3. . 2 – Pesquisa Descritiva 13 . 1. 3 – pesquisa Experimental 14 3. 2 – Quais são as pesquisas realizadas no projeto em estudo: 15 3. 3 – Plano de coleta e análise de dados existentes 15 3. 3. 1 – Questionário 15 3. 3. 2 – Entrevista 16 3. 3. 3 – Formulário 18 3. 4 – Quais serão os planos e a coleta de dados utilizados no em Estudo 28 7. 1 – Conceitos, Objetivos, Finalidade 28 7. 2 – Importância do estudo 30 7. 3 – Visão do tema em estudo 30 7. 4 – Comparação entre os teóricos e a realidade organizacional 30 8 Diagnósticos 33 8. – Diagnóstico Organizacional 33 8. 2 – Diagnóstico Contábil 33 8. – Diagnóstico Financeiro 34 8. 4 – Diagnóstico Mercadológico 35 9 A Pesquisa na Prática 35 9. 1 – Dados Coletados em função do tema escolhido 35 9. 2 – Análise dos Dados Coletados35 9. 3 – Propostas de melhorias em função do estudo realizado 36 9. 4 – Propostas de estudos futuros em relação ao tema escolhido 36 10 Indices e Relatórios Gerenciais 36 10. 1 – Ferramentas utilizadas para tomadas de decisões 36 10. – Balanços Patrimoniais / Contabilidade Gerencial 36 10. 3 – Análise de Balanços36 10. 4 Auditoria Interna e Externa 37 1 1 Considerações Finais 37 1 1 . – Qual a contribuição do trabalho para a empresa estudada 37 1 1 2 Qual a contribuição do trabalho para o estudante e a sociedade 37 1 1. 3 – O projeto é viável para a empresa 37 Conclusã038 Referências Bibliográficas 39 Anexos 40 Anexo 140 Anexo II 41 38 de Contabilidade, embora as mudanças trazidas ainda não garantam a convergência completa às normas internacionais. ois muito dependerá dos contadores e dos empresários para que toda essa mudança aconteça. 1. 1 Projeto A Lei 11. 638/07 vem para harmonizar as regras contábeis brasileiras com as normas internacionais de contabilidade, pois o mundo globalizado em que estamos vivendo hoje, faz-se cada vez mais necessário a elaboração de demonstrações contábeis sob critérios contábeis semelhantes, possibilitando uma comparabilidade mais apurada aos investidores estrangeiros, interessados em aplicar recursos nas empresas de nosso país.

Atualmente, aproximadamente 100 países, dentre eles o Brasil, exigem que suas empresas adotem procedimentos contábeis com base nas demonstrações da IASB (International Accouting Standart Board), que é a organização internacional sem fins lucrativos que publica e atualiza as Normas Internacionais de Contabilidade. 1. 2 Delimitação do Tema As principais alterações na Lei 6. 404/76 trazidas pela Lei 11. 638/07 e seus impactos na contabilidade brasileira. 1. – Definição do Problema Seu principal objetivo é o de harmonizar as regras contábeis brasileiras com as normas internacionais de contabilidade, atualizando assim a Lei 6. 404/76 ‘á ultrapassada. No entanto, o grande problema é que es foram “iogadas” conseguir entender o que essa legislação quis propor com as mudanças. Desde sua divulgação, inúmeros profissionais têm examinado minuciosamente os textos normativos em busca de alhas, brechas em controvérsias, pois a nova Lei tem gerado interpretações conflitantes.

Os profissionais da contabilidade terão que utilizar continuamente sua capacidade de julgamento, uma vez que teremos além do que mudanças de normas, mas também de filosofia, postura e pensamento no que diz respeito à primazia da essência sobre a forma, primazia da análise de riscos e benefícios sobre a propriedade jurídica e normas orientadas por princípios e não por regras formalizadas. Essa deve ser, sem sombra de dúvidas a grande mudança na contabilidade brasileira. 1. 4 —Justificativa

A legislação mais importante da classe contábil aprovada nos últimos tempos influenciará a vida dos profissionais de contabilidade e das empresas, é de extrema importância, portanto, Identificar quais as modificações trazidas pela legislação e como esta afetará a vida de tudo ligado à contabilidade. 1. 5 Objetivos 4 38 responsabilidades dos sócios limitadas apenas à totalidade do Capital Social injetado na mesma. O prazo de duração da sociedade será por tempo indeterminado, mas poderá ser dissolvida em qualquer época, por deliberação dos sócios.

O objeto social da Leão & Leão Ltda é estruturado por nidades de negócios autônomas e independentes, denominadas Leão & Leão Ambiental, Leão & Leão Infra-Estrutura e Serviços e por uma Holding Operacional. Os presidentes das unidades e o superintendente, e seus respectivos diretores são nomeados por ata, pela reunião de quotistas. O Grupo Leão & Leão possui sua matriz na cidade de Ribeirão Preto e possui filiais nas cidades de Jaboticabal, Araraquara, Franca, Sertãozinho, Matão, Guará, Jardinópolis e São José do Rio Preto. 2. – Histórico da Empresa O Grupo foi fundado em julho de 1961, em Ribeirão Preto, como Braghetto & Leão. Desde o Início, obteve experiência diversificada na prestação de serviços. Na área de infra-estrutura, as empresas do Grupo Leão & Leão realizaram obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Projetaram e executaram rodovias estaduais que cortam o interior, facilitando o tráfego e interligando pólos regionais; estradas vicinais; obras de terraplenagem; construção de aeroportos; pavimentação urbana; pontes; viadutos; redes de água e esgoto; galerias de águas pluviais e canalização de córregos.

Atualmente especializado no setor de infra-estrutura, o Grupo Leão & Leão é formado pe & Leao Infra, CFO s 8 350 veículos e máquinas. As empresas do Grupo Leão & Leão desenvolvem projetos de inclusão social e de capacitação de seus colaboradores e da comunidade de Ribeirão Preto e da região. Um destaque é o projeto de inclusão de pessoas com necessidades especiais. Além de empregar esses jovens e adultos, o grupo apóia a sua capacitação em projetos profissionalizantes. O trabalho também inclui um levantamento do perfil das pessoas com necessidades especiais e o de suas famílias. . 3 – Missão da Empresa A missão do Grupo Leão & Leão com seus clientes e arceiros é promover soluções dentro das áreas de engenharia e construção civil, terraplanagem, pavimentação, urbanismo, coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, limpeza urbana em geral, intermediação na compra, venda, locação, permuta e hipoteca de imoveis. Todos os trabalhos atendem aos rígidos controles de qualidade, normas, padrões e segurança, impostas pelos nossos clientes, podendo assim garantir o melhor aproveitamento de nossas atividades.

Prestar serviços de engenharia, diferenciados pela técnica e experiência de nossos colaboradores, proporcionando soluções, isando um resultado final que supere as expectativas e garanta ? satisfação dos nossos clientes agregando valor em um ambiente organizacional ético e de aprendizagem. – Pontos Fortes e Fracos 6 juizo e perante as repartições públicas e autarquias, estabelecimentos bancários oficiais e particulares, na prática de atos e operações com terceiros, sobre transações que dizem respeito estritamente com os seus objetivos sociais. Ponto fraco: Não foi encontrado ponto fraco organizacional. – Financeiro Ponto forte: O Grupo possui um departamento financeiro para cada uma de suas unidades de negócio. Cada uma dessas nidades tem um controle diário de fluxo de caixa, onde são demonstradas todas as entradas e saídas de numerários com base em seus extratos bancários e também as previsões de recebimentos e pagamentos para o mês corrente. Diariamente esses fluxos são consolidados e com base nas informações obtidas é possível gerenciar a disponibilidade de crédito entre as unidades. Os pagamentos são sempre efetuados através de cheques nominais e os recebimentos efetuados através de depósitos bancários.

O departamento financeiro tem capacidade de demonstrar a real situação econômica do Grupo, possibilitando aos dministradores uma análise quanto às necessidades de captação de caixa e possibilidades de investimento a curto e longo prazo. Ponto Fraco: A Empresa possui um sistema de controle de dados, mas que ainda não é totalmente utilizado, o que acarreta em muitas rotinas realizadas manualmente, demandando tempo e aumentando o risco de erros, como digitação de extratos bancários, manutenção diária dos dados de fluxo de caixa; o que é um ponto fraco. – Contábil Ponto Forte: O Grupo Leão & Leão possui a contabilidade centralizada em sua matriz na cidade de Ribeirão Preto. Utiliza do Regime de Competência, e consiste na contabilização da receita no período em qu dependente do seu contabilização da receita no periodo em que for gerada, independente do seu recebimento, assim como a despesa também será contabilizada no período em que for consumida, incorrida, utilizada, independente do pagamento.

Este regime é universalmente adotado, aceito e recomendado pelo regulamento do Imposto de Renda, pois evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) de forma mais adequada e completa. A área contábil da Empresa tem o controle da vida econômica, financeira e patrimonial e a capacidade de entender funcionamento de todo o negócio, de forma organizada e responsável, visando à qualidade das informações e demonstrações contábeis, sendo de grande importância para sua gestão.

Além disso, a contabilidade é indispensável para a empresa em contratos, licitações, empréstimos bancários, financiamentos, etc. Ponto fraco: É a falta da utilização de todas as ferramentas que a contabilidade tem a oferecer, muitos ainda acreditam que as obrigações do profissional contábil são simplesmente a apuração de impostos e livros contábeis e fiscais, não percebem quantidade de informações que a contabilidade pode gerar para tomada de decisões em geral. As constantes alterações na legislação tributária é outro ponto fraco, onde o profissional é obrigado a estar sempre atualizado. – Aspectos Mercadológicos Ponto forte: A Leão & Leão tem como exploração os ramos de: terraplanagem, pavimentação, urbanismo, construção civil, serviços de concretagem, assessoria nas áreas administrativas, financeira e logística, administração e incorporação de empreendimentos imobiliários, coleta e transporte de resíduos ólidos domiciliares, compreendendo a coleta e transporte de resíduos sólidos recicláveis, a operação do aterro sanitário, incineração d e transporte de residuos sólidos recicláveis, a operação do aterro sanitário, incineração de resíduos, limpeza urbana em geral, intermediação na compra, venda, locação, permuta e hipoteca de imóveis. Ponto fraco: Seus principais clientes são órgãos públicos, especificamente as prefeituras municipais, onde a escolha da empresa contratante é feita através de licitações, onde vence a empresa que tiver a proposta comercial mais vantajosa o quesito preço, habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômica- financeira e regularidade fiscal. 3 Metodologia do Projeto 3. – Tipos de Pesquisas Existentes “Pesquisa é um procedimento intelectual para adquirir conhecimentos, através da investigação da realidade e busca de novas verdades sobre um fato (objeto, problema). Com base em métodos adequados e técnicas apropriadas, o pesquisador busca conhecimentos específicos, respostas ou soluções do problema estudado. Ao resultado de uma pesquisa não se deve atribuir verdade absoluta, pois as descobertas são sempre de ordem preciativa e analítica. Contudo, o pesquisador procura mostrar aquilo que está enquadrado no conhecimento empírico, visando explicar com segurança a validade de suas descobertas, através do conhecimento cientifico. ” (FACHIN, 1993, p. 101) 3. 1 . 1 Pesquisa Bibliográfica determinado assunto, tema ou problema”. (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 48). Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia, quer à maneira de atividade exploratória, quer para o estabelecimento do status quaestionis, quer para justificar os objetivos e contribuições da própria esquisa. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos, pertencentes a correntes de pensamento diversas entre si, ao longo da evolução da Humanidade. E a pesquisa bibliográfica consiste no exame desse manancial, para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto que assumimos como tema de pesquisa cientifica.

Bibliografia é o conjunto das produções escritas para esclarecer as fontes, para divulgá-las, para refutá-las ou para estabelecê-las; é toda a literatura originária de determinada fonte u a respeito de determinado assunto. Assim, a pesquisa bibliográfica deve abranger fontes e bibliografia sobre o assunto em exame. ” (RUIZ, 1996, p. 57, 58). “A pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras. Tem como base fundamental conduzir o leitor a determinado assunto e À produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa. ” (FACHIN, 1993, p. 102) 3. 1 . 2 – Pesquisa Descritiva “A pesquisa descritiva 0 DF 38 tra, analisa e correlaciona

Gestão estratégica de pessoas

0

Nós mostraremos neste trabalho a grande mudança que Frederick Winslow Taylor introduziu na administração. Mudando da improvisação para o planejamento

Read More

Termo de abertura do projeto

0

Grupo EDSI Gerente: Thiago Monteiro Sub-gerente: Sami Henrique França Nome do projeto: PACOTE 8 Gerente do Projeto: Thiago Cesar RM

Read More