Analise de swot

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO O presente trabalho visa apresentar a Análise de Swot realizada na Casa de Calçados São Jorge, situada à Rua Cosme Deodato Tadeu, 262A – Guaianazes . A microempresa está no mercado há 4 meses, tendo no seu quadro de funcionários, os proprietários Sr. Délcio e sua esposa Sra Amélia, com horário de funcionamento de segunda a sábado das 09:00 às 18:00hs e, eventualmente aos domingos e feriados.

O objetivo do grupo é apresentar uma análise de SWOT (termo que é uma sigla oriu Fraquezas (Weaknes Ameaças (Threats), c fracos da loja e, as p externo representam rs to view : Forças (Strengths), portunities) e dos pontos fortes e orça do ambiente e a mesma pode aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças. Esta análise é de extrema importância para conhecer os vários aspectos internos e externos da loja em busca de resposta para eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas.

O grupo permaneceu na loja em torno de 30 minutos, avaliando os pontos a serem estudados e, busca apresentar de forma clara e objetiva a conclusão do estudo. proprietário conhece seus clientes e também por ser omunicativo ele Interage bem com o publico, cativando os clientes. Desconto para venda à vista: Oferece descontos para os clientes incentivando a venda a vista e atraindo o cliente.

Parcelamento de vendas sem juros: Alavanca as vendas incentivando a compra de mais produtos. Compra direto da fabrica: Eliminando a etapa de fazer pedidos através do representante comercial o proprietário consegue negociar melhores preços e não precisa aguardar o prazo para entrega, o que agiliza o abastecimento de estoque. Marcas com preços acessíveis: Por estar localizada na periferia a oja oferece mercadorias de baixo custo, atingindo o seu público- alvo.

Pontos Fracos A dificuldade em conquistar novos clientes: é existente devido à falta de inovação dos produtos, produto de baixa qualidade, o fraco design na fachada da loja, nao realiza divulgação da loja, de preços e de promoções. Não tem vitrines: A fraca exposição dos produtos desvalorizando o visual da loja, pois não existem vitrines e sim prateleiras nas laterais e uma ilha central feita com as próprias caixas dos sapatos.

O Layout da loja: não tem uma arte que chame a atenção ou que traia o cliente até a loja, mas sim um layout simples sem artes gráficas, contendo como informa ão somente o nome da loja direto nos toldos e uma fai da loia, dificultando assim de um controle geral dentro de uma empresa é algo inadmissÁJel e principalmente para uma empresa no ramo varejista não ter o controle do seu estoque é como trabalhar no escuro é preciso sempre estar contando peças, separando cores e tamanhos para as reposições de estoque, quem gerencia uma empresa assim não tem controle sobre, o quando comprar, o que comprar e quanto comprar, se você não estiver no ambiente físico do stoque. A falta de informatização: na empresa faz com que o proprietário, faça diversas anotações em cadernos tentando obter um minimo de controle, principalmente no caixa. Não existem acomodações confortáveis para os clientes, como por exemplo, um lugar aconchegante para os clientes sentarem e experimentarem os calçados e também não tem banheiros. Sistema de vendas a prazo sem segurança (Anotações no caderno): onde alguns clientes fazem as compras, sem nenhuma garantia de pagamento, apenas o proprietário faz a anotação sobre a compra, o valor e o dia em que este cliente diz que irá agar.

O ponto de venda isolado: é um dos pontos mais fracos para desta empresa, pois a loja é distante dos pontos mais movimentados da região. Ameaças Melhores Marcas na Concorrência: É natural que os consumidores queiram algumas marcas líderes do mercado, a concorrência investe nestas marca e por esse motivo é possível que exista infidelidade de alguns clientes. Forte Publicidade na Conc stir em propaganda é um concorrência e chama muito a atenção dos clientes como exemplo: banners, panfletos, anúncios em jornais do bairro. Outras Formas de pagamento: Como o Crediáno além de ter ais chances de vendas, ajuda na fidelização dos clientes. Mercado Informal (Camelô): Tem variedades de preços e modelos de calçados, que chama muito a atenção dos clientes.

Oportunidades Divulgação: aumento de divulgação e promoção para maximizar o volume de vendas, trazendo novos clientes. Expansão de vendas na região: expandir as vendas no bairro. Investir no publico feminino: diversificação de marcas, ou seja, aumentar seu crescimento de mercado através de um produto que possa corresponder as expectativas das atuais clientes e atrair novas clientes. Renda média: $ 580,00 Subprefeituras Distritos Área (km2)Populaçao (1996) População (2000) População (2010) Densidade Demográfica (Hab/km2) Guaianasescajeado 8. 89 136,022 157,316 103. 996 20,423. 43 Guaianazes8. 66 90,645 98,391 164. 512 12,668. 88 TOTAL 17. 55 226,667 255,707 268. 508 16. 46,16 PAGF confortáveis e atraídos para a efetivação da compra. Partindo deste ponto, é preciso fazer o planejamento e traçar as metas, todavia a empresa deve conhecer quem é o seu cliente, as suas exigências e de que forma ele pode ser atendldo. Diante dos objetivos prescritos, é possível elaborar um plano e ação, tendo em vista a necessidade de contratação de mão de obra para executá-lo. Essa ação consiste em fazer a divulgação dos produtos e acatar sugestões dos próprios consumidores. É importante que a loja esteja preparada para lidar com a concorrência, promovendo ações que possam trazer algum diferencial desde o relacionamento com os clientes, até promoções, brindes, etc.

Com a competitividade e as diversificações de produtos no mercado é interessante que a empresa explore novos segmentos, trabalhe com outras marcas, visando atender públicos diferenciados. Trabalhar o cliente, nao é uma tarefa fácil, porém com auxílio da ferramenta 5 Rs, torna-se mais fácil. Essa ferramenta ajuda a obter e manter clientes e fazer melhores negócios: • Relevância – oferecer soluções imediatas para o cliente; • Reconhecimento – fidelizar c cliente, possuir um diferencial em relação ao concorrente; • Receptividade – interagir com o cliente; • Responsividade – trazer respostas às expectativas do cliente • Relacionamento – cultivar o cliente, obtendo um relacionamento duradouro Seguindo estes princípios, o sucesso é garantido e mais valor será agregado ao negócio.

Imagens da organização

0

IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO GARETH MORGAN Edição Executiva Tradução GENI G. GOLDSCHMIDT 2a Edição SÃO PAULO EDITORA 0 1998 by EDITORA

Read More

Diversos

0

TRAVESSA VIRGÍLIO AGUIAR, NO 567 – TATAJUBA – CAPITAO POÇO-PA – FONE: (091) 3468-1628 NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TIPS ON READING

Read More