Cacau show (análise swot e matriz bcg)

Categories: Trabalhos

0

09/04/2012 DÉBORA MEIRELLES -FERNANDA VAZ -GISELE TANO S- KAITEGONÇALVES- LU CIANESAN TOS- MELISSA OLIVEIRA E SANTOS Posicionamento Histórico da Empresa o A Cacau Show nasceu na Páscoa de 1988. Costa com apenas 17 anos revendia chocolates de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha. Costa ficou pre decidiu fazer as enco diária de 18 horas de apertado, conseguiu 500,00.

Alexandre Ta oriá trar os clientes ele as, com uma jornada o de entrega ucro inicial de U$ u Show, iniciando suas atividades no bairro Casa Verde, em Sao Paulo. 1990, a empresa fecha o primeiro contrato com a rede nacional de varejo. No mesmo ano, se associa a (ABICAB). 0 1996, recorde de vendas na Páscoa impulsionado pelo contrato com o Mappin. Alexandre Costa ganha o seu primeiro milhão de dólares. 0 2001 , nasce a primeira loja da Cacau Show em Piracicaba, interior Paulista. Adquire a primeira máquina para fabricar o próprio chocolate. rêmio de “Melhor Franquia do Ano”. 0 2008, se torna a maior rede de chocolates finos do mundo. 0 2010, a empresa alcança 1000 lojas em todo o País. 0 2011, foi classificada pela TOP OF MIND como a marca de chocolates finos mais embradas pelas classes A, B e C. o A Cacau Show nunca contou com capital externo. Tudo que existe foi construído com o próprio negócio e dedicação, sempre com o objetivo de tornar acessível para todas as camadas sociais o consumo de um chocolate de excelente qualidade.

Missão / Visão / Valores o Missão Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão de negócios de chocolate. o Visão Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no rescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. o Valores Ética, respeito e honestidade; Compromisso com o crescimento e resultados; Prática da inovação; Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual; Cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes. Linha de Produtos A Cacau Show oferece uma linha completa de chocolates, tabletes recheados (como garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango, marula, menta, café conhaque, anis , amareto ao leite,dentre outros). Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons, trufas, tabletes e outros. ossui também os Presentes Especiais, Presentes de Amor, Mini, Granel,Qualidade de vida, Kids, Biscoitos, para Casa e Páscoa. Dentro destas linhas existem diversos tipos de produtos, inclusive tabletes orgânicos, chocolates diet etc.

Análise Svvot pontos fortes / Fracos (ANÁLISE ORGANIZACIONAL) Pontos Fortes ( AMBIENTE INTERNO) FORÇAS: MARKETING: Produto diferenciado a um preço democrático. A criatividade nos designer dos produtos veio da escassez. No inicio custava muito caro fazer embalagem com um estúdio de design. Então,compraram um computador de 20 mão para fazer a criação das embalagens. Hoje, a Cacau Show conta com um comitê e um estúdio para a produção das fotos e toda parte artística.

Na empresa, a oferta para consumo próprio e para presente se baseia em um modelo de negócio que inclui a trufa de R$ 1 como produto de entrada A empresa investe na midia e está entre os 100 maiores anunciantes do Brasil e também nas redes sociais. Análise Swot Com o intuito de oferec riências e sensações ao visão, o tato, o paladar e o olfato, proporcionando uma experiência única para o cliente, desde a vitrine, passando pelo aroma e os sabores, até a escolha de produtos com a distribuição nas prateleiras.

E, para complementar, a partir de agora, a rede conta com a Rádio Cacau Show, que vai estimular a audição, a fim de formar um vínculo emocional com o cliente. distribuição dos produtos as lojas franquiadas é através de encomenda. O franqueado conta com o aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes. os fornecedores da Cacau Show concentram-se no Estado do Pará, da Bahia,assim como no interior do Estado de São Paulo.

Para os chocolates certificados, a empresa faz o controle para que os fornecedores utilizados sempre sejam previamente certificados, garantindo a origem do produto adquirido. Equipes da empresa realizam visitas constantes às plantações para que seja mantido o controle da produção. relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes, estão sempre criando promoções . A última promoção em destaque é a “Páscoa Milionária” onde o cliente concorre 1 milhão a cada R$ 50,00 em compras e 5. 000 ovos de páscoa. A Cacau Show investe forte em lançamento de produto.

São cerca de cinco lançamentos por mês. Próximo à Páscoa e ao Natal a empresa segura os lançamentos para essas datas. Com o intuito de aumentar a demanda 4 PRODUÇAO: Para abrir uma franquia, o franqueado terá que cumprir os equisitos minimos de espaço que são: – Área mínima de 28 rn2 mais 12 m? para estoque – Largura mínima da loja (interna) de 3,5 m – profundidade de 7m As franquas contam com apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área e de localização e de acessibilidades.

Produtos: Com investimento em tecnologia, rigor na escolha de matérias-primas, controle rigoroso e constante, tomando cuidados (por exemplo, abrem outra fábrica para chocolates diet, sem açucar, para não haver risco de mistura) e incorporando os últimos conhecimentos na área. Acompanha de perto a malar as novidades, que é interferir no sabor do cacau. Procura uma fazenda de cacau na Bahia neste momento para comprar e fazer isso. C] A Cacau Show faz desde a massa do cacau até o produto acabado em todos os tipos de tecnologia possíveis.

Análise Swat Matéria Prima: A empresa de chocolataria do País vai para o campo plantar cacau. Ela quer suprir sua demanda, de seis mil toneladas por ano. Começou a empreitada com 800 hectares plantados nas fazendas Ceará e São José. A produtividade atual, de 50 arrobas (750 quilos) por hectare- ano é considerada baixa. Por isso, a prioridade nessas propriedades tem sido a renovação os pés da fruta, enxertando-os com uma variedade de cacau mais produtiva e resistente à vassoura-debruxa.

Nas duas fazendas, o plantio é em sistema cabruca, pelo qual se cultiva o cacau em morros parcialmente desmatados. Nessas áreas não há a menor c pelo qual se cultiva o cacau em morros parcialmente desmatados. Nessas áreas não há a menor chance de automatizar qualquer parte do processo produtivo. A empresa comprou a fazenda Dedo de Deus-ES para preparar a área de 116 hectares para que a Dedo de Deus seja uma fazenda- modelo de plantação a pleno sol, totalmente mecanizada com a ifusão de tecnologia dessa plantação, a pleno sol.

LOGÍSTICA: Desde 2008,a empresa conta com o Sistema eletrônico de pedidos, criado pela PH FIT Soluções em Embalagens, líder na produção de fitas têxteis rígidas na América Latina, que controla os pedldos dos mais de 500 franqueados da Cacau Show a partlr de um sistema eletrônico desenvolvido internamente, o PH LOG. O sistema nasceu de uma necessidade da própria Cacau Show de monitorar mais eficientemente a compra de fitas têxteis usadas nas embalagens das várias lojas.

PESSOAS: A Cacau Show possui um programa de ensino e treinamento 😮 e-learning que é um odelo de ensino não presencial,ou seja, você pode realizá lo de qualquer local que tenha um computador conectado ? internet. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de propagação do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para todas as Regiões do país com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. rofissionais, mesmo que dispersos por lugares diferentes, mantendo-os atualizados sobre conteúdos técnicos ou gerencials; Permite acesso aos cursos no momento exato em que se faz ecessário ou se tem disponibilidade; C] Apresenta flexibllização de horário e espaço – pode ser feito da própria loja;O profissional não necessita se afastar do trabalho para fazer um curso; Favorece o atendimento às diferenças individuais (cada indivíduo pode realizar o treinamento “no seu tempo” de aprendizagem) Cl Aproveitamento a nível do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo , mas com pouco notoriedade. 6 FINANÇAS: O processo de decisão de investimentos é uma atividade fundamental para que importante prever uma verba para os imprevistos. Há sempre fatos inesperados e imprevisíveis e convêm estar preparado, na medida do possível.

A partir das pesquisas realizadas para o desenvolvimento deste projeto, tomamos conhecimento de como a empresa trabalha para a implantação de novas franquias, tornando o processo de estruturação, montagem e organização da franquia bem mais acessível ao franqueado, uma vez que a empresa se compromete a dar todo o respaldo necessáno para o interessado depols de selecloná-lo como o ideal por seu perfil. 7 C] Porém, como o canal de comunicação da empresa, em se tratando de informações sobre investimentos em equipamentos e maquinário ou ubstituição de algum ativo presente em uma franquia nao foi conclusivo, devido à postura da empresa em se manter sigilosa, não divulgando informações de seu faturamento real mensal e anual, demonstrações de resultado e nenhuma outra informação relevante ao processo de estruturação da loja (franquia).

C] As informações aqui contidas neste trabalho apenas descrevem como a empresa se posiciona para a abertura de uma nova franquia, sendo que qualquer informação inserida neste projeto, que se refira á valores de investimentos ou rocessos de aquisição de ativos imobilizados (equipament iOS), não corresponde uanto à empresa fatura anualmente, o que também não expressa o ganho real de uma franquia. Os valores inseridos neste, que correspondem ao faturamento mensal e anual de uma franquia da CACAU SHOW, bem como suas receitas e despesas, são valores fict[cios e aproximados, informados por outros canais de informações, como artigos de jornais e sites da web informativa. C] O plano de investimento utilizado pelo franqueado (interessado), até este momento corresponde ao mesmo informado no site oficial da CACAU SHOW, sendo que os valores expressos são destinados ao investimento inicial, estoque inicial, taxa da franquia e capital de iro inicial, que somam o montante de R$ 94. 000,00 aproximado.

C] Com este plano inicial de investimento, o franqueador garante ao franqueado o retorno de seu investimento (TIR — taxa de retorno do investimento) em até 18 meses, ou seja, se o franqueado abrir uma franquia no inicio do ano, ele recuperará seu investimento até a próxima páscoa, segundo a área comercial da CACAU SHOW, que garante que esse resultado torna-se parte da receita do sucesso que a empresa e o proprietário da franquia compartilham juntos 8 Pontos Fracos ( AMBIENTE INTE-RNO FRAQUEZAS: Distribuição e Log[stica: ranqueados alegam que mudanças na tributação aliadas a exigências de que eles comprem itens que não têm boa saída no ponto de venda teriam levado à redução na lucratividade. Outra reclamação apresentada é o atraso na entrega de produtos, especialmente em datas cruciais para os negócios, como Natal e Páscoa. Cl Falhas de mecânica no processamento dos produtos. Consumidores reclamam de produtos que vêm com defeito( metade do chocolate) C] Serviço de atendimento ao consumidor-SAC ,atendimento demorado pelo telefone, por email demoram a retornar.

Ambiente Organizacional Forças potenciais internas DCI Fraquezas potenciais internas n CICIEI nn Trabalha com a estratégia integrada de liderança/ diferenciação em custos. A marca é feita no Consumo de chocolate baseado em apelos emocionais com o público. Grande aceitação da marca. Inovação na linha de produtos mantendo caráter artesanal e único. Distribuição intensa dos produtos, expostos nas diversas lojas da rede no pais. Qualidade quando comparado às outras marcas posicionadas com a mesma faixa de preço. Investimento forte em Marketing Grande linha de produtos Treinamentos para os franqueados e constante crescimento de forma planejada dos mesmos.

A cartografia digital

0

A CARTOGRAFIA DIGITAL ELIANE ALVES DA SILVA O início dos Anos 90 foi marcado pela Cartografia Digital. As técnicas de

Read More

Palesta de imposto de renda

0

PALESTA DE IMPOSTO DE RENDA O conceito de um imposto sobre a renda é uma inovação moderna e pressupõe várias

Read More