Arquitetura

Categories: Trabalhos

0

http://www. camarasverdes. pt/tema-especial/623-cidades -sustentaveis-o-desafio-urbano. html http://www. camarasverdes. pt/tema-especial/582-edificios -sustentaveis-em-cldade-inteligentes-solucoes-made-in-portugal . html As megacldades crescem. O consumo, tal como a poluição, aumenta. Os espaços verdes encolhem. Os recursos diminuem. Não há nada mais insustentável que a cidade, defendem os ecologistas. O futuro passa por encontrar e repensar modelos urbanos sustentaveis, argumentam arquitectos, autarcas e restantes membros da sociedade, empenhados em recuperar, no espaço e no tempo, a qualidade de vida.

As cidades são, por d de factores externos. pri org vez, está associado à tc• eliminação de resídu Face à nova realidad lexos que dependem bilidade, por sua U; p ndo o consumo e a rnou-se necessano projectar o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, um equilíbrio sócio-ambiental que sirva de base a uma nova organização social que necessita de ser estabelecida para a sobrevivência humana. Os aglomerados urbanos são geradores de elevados consumos energéticos, aumentos de poluição atmosférica, entre outros desequilíbrios que não se esgotam nas consequências ambientais a libertação de gases com efeito de estufa.

A poluição do ar, do ruído, a substituição do espaço verde e público por estradas são factores com sérias implica Swipe to vlew next page implicações económicas, sociais e sanitárias. “Uma cidade sustentável está organizada de modo a que todos os seus habitantes possam satisfazer as necessidades básicas e aumentar o seu bem-estar sem danificar o mundo natural ou pôr em risco as condições de vida de outros, agora e no futuro”: A definição é apresentada na obra “Creating Sustainable Cities, Green Books”.

Definições à parte, o Relatório Brundtland é uma referência na matéria, por contribuir com as três dimensões essenciais ao conceito de desenvolvimento sustentável: sociedade-economia-ambiente. Cidades dispersasA dispersão suburbana desenvolvida nas últimas décadas não se tem, no entanto, revelado uma solução sustentável, e os motivos vão além dos elevados consumos energéticos associados ao transporte. Cidade compacta Os mesmos espaços podem ser utilizados para diferentes actividades, do trabalho ao lazer, com implicações a diminuição da mobilidade, o sector mais sensível na questão ambiental.

Aparentemente sustentável, a cidade compacta, porém, nao reune consensos. Recentemente, um outro modelo – short cycles city – defende que a cidade, além de compacta, deve ser verde, uma vez que os espaços verdes aumentam as possibllidades de lazer e, por outro lado, influenciam o microclima e reduzem os níveis de poluição. Apesar da convergência para um certo grau de densificação que combata as tendências de dispersão, parecem não existir modelos universais para a sustentabilidade.

Poderá ser complexo alterar uma cidade já desenvolvida, mas as PAGFarl(Fq sustentabilidade. Poderá ser complexo alterar uma cidade já desenvolvida, mas as autarquias podem promover medidas sustentáveis – a nível de planeamento espaclal, melhoria do sistema de transportes públicos, incentivos à utilização de veículos mais eficientes que a tornem menos dependente em termos energéticos. O território do futuro parte do principio de que a sustentabilidade é um processo que evolui e depende da alteração das condições sociais, ambientais e económicas.

Por isso mesmo, o modelo, por i só, é insuficiente – necessita de ser conjugado com políticas de transportes, económicas, sociais e ambientais, e que tenham em conta a mudança de estilos de vida. Pode ser bom a gente ler : Fundo JESSICA Portugal Directamente associado ao desenvolvimento urbano sustentável, o Fundo JÉSSICA Portugal foi recentemente apresentado por Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no painel de palestras ‘Novas Visões do Urbanismo: da Cidade Sustentável ao Território do Futuro’, da 6a Grande Conferência do Jornal Arquitecturas.

A iniclativa JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas) é um instrumento financeiro promovido pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio do Council of Europe Development Bank.

O Governo Português atribuiu ao BEI a gestão de um Fundo de Participações JÉSSICA no montante de 130 milhões de euros proveniente dos Programas Operacionais Regionais e do Programa Operaci PAGF3rl(Fq montante de 130 milhões de euros proveniente dos Programas Operacionais Regionais e do Programa Operacional Valorização o Território (FEDER) e de recursos nacionais da Direcção- Geral do Tesouro e Finanças, destinados a entidades, públicas ou privadas, colectivas ou singulares, que promovam projectos urbanos no âmbito de planos integrados de desenvolvimento urbano sustentável.

Mais informações em ww. w. povt. qren. p Este sitte diz que o maior consumo de energia ocorre nas cidades e grande parte dessas energias são consuimidas em prédios. Sendo assim, o site fala como fazer predios mais sustentáveis. http://vww. camarasverdes. pt/tema-especial/582-edlficlos -sustentaveis-em-cidade-inteligentes-solucoes-made-in-portugal Exemplo de cidade sustentável :http://olharglobal. et/ 2008/12/22/be dzed- um-bairro-que-exemplo-de-sustentabilidade- urbana/ Começando o trabalho UM BOM COMEÇO Os desafios de uma cidade sustentável são muitos: implantar uma boa malha de transporte público, reduzir as emissões de C02, ter prédios verdes, controlar a qualidade do ar e da água, gerenciar os resíduos, preservar a vegetação e estimular negócios sustentáveis. Algumas cidades com iniciativas sustentais: Copenhague, Dinamarca Venceu o Prêmio Europeu de Gestão Ambiental em 2006 pela ótima qualidade da água de sua enseada.

Curitiba, Brasil Conhecida mundialmente, subiu na escala da sustentabilidade ao redesenhar o sistema de transporte público, na década de 90, aumentar as áreas verdes e ser ioneira na coleta seletiva público, na década de 90, aumentar as áreas verdes e ser pioneira na coleta seletiva de lixo, a partir dos anos 80. Freiburg, Alemanha É chamada de cidade solar por causa dos aquecedores de água e placas fotovoltaicas que reinam nas coberturas de casas e prédios comerciais desde a década de 80. Londres, Inglaterra Destacou-se em 2007 ao lançar um plano ambicioso de combate o aquecimento global.

Em 20 anos, a meta da cidade é reduzir 60% das emissões de C02. Portland, Estados Unidos Dona do título de cidade mais sustentável do país, foi a primeira a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, em 1993. Além disso, reúne boa quantidade de prédios verdes per capita e uma economia sustentável que inclui empresas de energia limpa e produção orgânica de alimentos. Freiburg é uma cidade do sudoeste da Alemanha e atualmente é considerada um modelo de cidade sustentável.. Surgida no século XII, Freiburg é a maior cidade símbolo de consciência cológica que dá exemplos na preservação do meio ambiente.

O meio de transporte adotado pela população é a bicicleta. No centro da cidade há mais vagas para estacionar a bicicleta do que para automóveis. É uma forma de estimular o uso de transporte coletivo. Todos pedalam, independentemente da classe social. São 500 quilômetros só de ciclovias. Vagas para carro custam mais de 50 mil reais. Com essa atitude é possível verificar nos medidores de poluição o índice zero em monóxido de carbono. Há 200 mil bicicletas contra 100 mil veículos na cidade, que o índice zero em monóxido de carbono.

Há 200 mil bicicletas contra 100 mil veículos na cidade, que podem andar apenas a 30 km por hora, e o ciclista tem prioridade na rua. A cidade mais verde do planeta investe em energia limpa. Com quase 400 metros de equipamentos que produzem eletricidade com a luz do sol, a usina é regida por moradores e tem 1. 780 painéis solares, com isso a economia de luz caiu em 90%. As casas são construídas com isolamento térmico. Para o arquiteto Meinhard Hansem, idealizador do projeto, esse fator propicia um ambiente livre de instalação de aquecedores num clima que pode chegar a dois graus abaixo de zero.

As janelas possuem vidros duplos e borrachas e quando maiores permitem uma boa entrada de luz. E quando aumenta um pouco a temperatura, o isolamento térmico não deixa o calor entrar, deixando o clima agradável. Enquanto os torcedores estão de olho no campo, o telhado do estádio de futebol de Freiburg serve de mini estação de energia, que abastece nove mil pessoas por ano futebol de Freiburg serve de mini estação de energia, que abastece nove mil pessoas por ano.

Metade dos cidadãos não tem automóveis particulares, ciclistas e pedestres andam com tranqüllidade e segurança pelas ruas e que udo é feito com uma preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores. O que é necessário para se tornar uma “Green Cty”? um novo conceito de cidade sustentável, capaz de lidar com os problemas urbanos equilibrando os altos índices de desenvolvimento ambiental, ec PAGFsrl(Fq de lidar com os problemas urbanos equilibrando os altos índices de desenvolvimento ambiental, econômico e social. Isso é um sonho ou pode vir a ser realidade?

De acordo com o Prefeito da cidade de Freiburg isso é realmente possível, mas é preciso que a politica de sustentabilidade enha dos próprios habitantes da cidade. É necessário ter o comprometimento da população com a sua comunidade, com o clima, água, lixo, proteção do solo e mobilidade , esses são os pilares que fornecem a base para o desenvolvimento urbano sustentável. A politica ambiental é baseada em energias renováveis tais como a solar, eólica, água e biomassa e uma variedade enorme de opções de transportes públicos eficientes.

Em Freiburg, a ciência e a Indústria trabalham de mãos dadas com o desenvolvimento de inovações técnicas com isso a cidade em se transformado em um grande pólo de desenvolvimento de energia solar para todo mundo, além de gerar milhares de empregos qualificados que fortalecem a economia local. O meio ambiente é um fator importante na economia de Freiburg, a curiosidade sobre a cidade sustentável atrai mais de 1. 000. 000, de turistas de toda a Europa por ano. Em Freiburg, 10 mil pessoas trabalham na Indústria ambiental solar.

Mobilidade Sustentável de Freiburg permitiu controle total do tráfego A Fórmula da cidade de Freiburg para evitar o Trânsito é bem simples: evitar o tráfego de automóveis no centro da cidade. Mas sso só foi conseguido com a concepção na prática do conceito de cidade compacta que pode s cidade. Mas isso só foi conseguido com a concepção na prática do conceito de cidade compacta que pode ser atravessada rapidamente e incluí o fortalecimento dos bairros centrais com uma política de transportes público eficiente nas principais artérias da cidade, priorizando o crescimento central sobre o crescimento periférico.

Todas as principais decisões de desenvolvimento urbano tem como prioridade o transporte coletivo e segue o conceito de trânsito preventivo. Os bairros são acessíveis por transporte úblico eficiente e cada bairro tem sua zona comercial central com supermercados e comércios que satisfazem suas necessidades dlánas e zonas verdes tais como praças e parques compatíveis com a demanda de tráfego local. A maioria dos deslocamentos são realizados por bicicletas.

A cidade tem uma programa de gestão de espaços que limita a construção de estacionamentos nos centros e bairros e fortalece a rede rodoviária. Os estacionamentos são públicos e verticais com o objetivo de aliviar o trânsito em bairros residenciais . Existe um sistema de VLT ( Veiculos leves sobre trilho) que liga 0% dos bairros atendendo cerca de 65% da população. Em 1970 não havia nenhuma ciclovia em Frieburg, atualmente a cidade conta com uma rede de 500 Km de ciclovias e 9. 00 estacionamentos na cidade e um completo sistema de Bike-Ride ( sistema que reúnem grupos para pedalar ao trabalho ou para entretenimento), a cidade é toda mapeada. A maior parte do centro da cidade é composta de “calçadões” para pedestres e for PAGF8rl(Fq mapeada. para pedestres e foram totalmente reconstruídas. Vauban Os moradores deste bairro nos arredores da cidade de Freiburg abriram mão de seus carros. As ruas são completamente livres do carro, com exceção da via principal, por onde tem que dividir espaço com a ciclovia, com o trem e com o ônibus.

Mas o carro não é proibido, mas é preciso ter que comprar uma vaga nos estacionamentos verticais que ficam no limite do bairro e pagar o equivalente a R$ 80 mil por uma vaga. 70% dos moradores de Vauban não tem carro e é crescente o numero de pessoas que estão vendendo seus carros para ter uma vida mais saudável em Vauban. O bairro foi projetado para 5. 000 moradores , com espaço para recreação e lazer, infra estrutura local, telhados cológicos, reaproveitamento da água de chuva, energia elétrica 100% solar, centros comerciais, escolas http://mobilidadesustentavel. log. uol. com. br/arch2010-05-01 2010-05-31 . html Outros sites: http://www. cidadessustentaveis. org. br/ http://www. youtube. com/watch? feature-player_embedded& http://sementesustentavel. blogspot. com/2010/05/ energia -renovavel-e-sustentabilidade. html http://adoredeco. blogspot. com/2010/09/freiburg-cidade-mais -sustentavel-do. html http://www. youtube. com/watch? v-EaKshb w07A&feature— http://www. youtube. com/watch? v=YDwR7 PU] Nvc&feature— player_embedded PAGFgrl(Fq

Resenha responsabilidade social e empresarial

0

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Pós Gestão Empresarial – III Turma OF9 p Responsabilidade Social Empresarial do

Read More

Planejamento estrategico

0

Publicidade Parte superior do formulário enhanced by Google Parte inferior do formulário País da classe C, Ypê é a que

Read More