Arquitetura e urbanismo

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Arquitetura e Urbanismo Jonas da Cruz Santos R. A. : 2010084572 Giuliana Daurriaux R. A:2011033025 Murillo Medeiros R. A: 2011017461 Diego pereira Duarte R. A: 2011021213 Pesquisa realizada sobre Arquitetura gótica e escolástica Swipe nentp Guarulhos 2011 Pesquisa realizada n sobre Arquitetura gó sob a orientação do SUMÁRIO Páginas 4 2 -ARQUITETURA GOTICA E ESCOLASTICA.. 3- BIBLIOGRAFIA……….. 11 a arte” OF15 lamentação quanto ao declínio do mundo, descrença e tristeza – segundo Johan Huzinga em seu livro “O declínio da idade média”, define que: [… ] todo este período foi particularmente infeliz, como se ivesse deixado apenas memória de violências, de cobiça, de ódio mortal e não tivesse conhecido outras satisfações que não fossem as da intemperança, do orgulho e da crueldade. (HUIZINGA, Johan. 1996. p. 1) Para compreendermos tal classificação é preciso que investiguemos esse lado sombrio da história, pois esse período é compreendido pela queda do Império Romano, a chegada dos povos bárbaros e a forte expansão do cristianismo. Este período é compreendido entre século V estendendo -se até o século XV, sua economia é caracterizada pelo meio rural, onde a igreja tem total dominio sobre o ovo, o sistema de produção é feudal e a sociedade é constituída atravé s de hierarquia.

Segundo Johan Huizinga, a inclinação para tais pensamentos vividos neste período, pode ser explicado através do perfil traçado por ele, quando diz: “Possuindo escassa cultura intelectual e moral, sendo na sua maioria estranhos ao estudo e ao saber e com débil têmpera religiosa, eram incapazes de encontrar consolação ou esperança espectáculo da miséria e da decadência universais e apenas e podiam lamentar o declínio da mundo e desesperar da justiça e da paz. (Id. , Ibid. , p. 33). 20F ndividual de alma, não Incentivando a idéla de um progresso político informa e aperfeiçoamento da sociedade, é exatamente esse pensamento que fez as pessoas não se importarem com coisas materiais e se afastarem das vontades e validações que trazem prazer e satisfação Elas têm a esperança de uma vida perfeita e da harmonia ideal .

A época renascentista é criada e demarcada pela beleza da vida terrena que traz o pecado , é também marcado pela pampa que mostra a vida dos nobres como representação de um sonho, cercada de cerimônias e etiquetas, palácios deslumbrantes, vestes mais voltadas ara o estilo artístico com propostas extravagantes. Tudo isso tena mais valor moral e digno se manifestado em princípios virtuosos, por isso todas as ocasiões, não importando que fosse a mais singela assumia um papel solene, fosse nascimento, casamento ou funeral. A cortesia era tamanha que sobressaia á importância da qual realmente deveria ocorrer no momento .

As manifestações sociais das formalidades gentis com base moral e estética se tornam valorosos rituais como neste trecho do texto : “João Sem Medo nunca deixa de mostrar exagerado respeito à sua nora, a jovem princesa Michelle de França; chama- lhe pões o joelho em terra diante dela e à mesa procura sempre servi-la , o que ela nunca consente que ele faça. ” (HUIZINGA, Johan. 1996. p. 45). Em tudo que eles pensava 30F IS iam que não aconselha crianças não fazem senão chorar e cheiram mal; só dão trabalhos e cuidados; têm de ser vestida, albergada, alimentada”.

E diz também: “feliz são os solteiros porque todo o homem que tem uma má mulher passa uma vida infeliz e aquele que tem uma boa tem sempre receio de a perder. Nesta época o homem não conseguia ver nada de positivo na vida até o nascimento de uma criança, que hoje vemos com alegria como m presente que recebemos, naquela época era visto como um fardo a carregar e que nunca lhes trás alegria e orgulho. Com esse pensamento na literatura medieval vemos a confissão do pessimismo. Depois das alegrias inocentes da infância, vem uma tristeza que preenche a alma por conta da miséria terrena onde se vê só as infelicidades da vida.

Contudo o homem tinha três alternativas para ir atrás da felicidade e larga todo esse pessimismo mas em todas as civilizações foi usada a mais fácil e a mais ilusória de todas:o sonho. O sonho trás ao mundo uma forma de fugir das tristezas do dia a-dia fazendo om que esqueçamos todos os problemas e fiquemos em perfe•ta harmonia em um mundo que desenhamos para viver. Nesse mundo tem dois temas mais comuns: heróico que pensa que pode 40F literatura acaba entrando no cotidiano de cada povo. para o homem moderno o ideal da sua vida é trabalhar.

A cultura busca a vida bela isso já há muito tempo e na idade média se vê uma arte voltado somente para o sagrado, a vida religiosa das pessoas refletia-se em um crescimento exacerbado de pensamentos e atitudes sagradas, que na verdade não tinha mais sentido de santo, e sim mecânico e banal, com o medo de ue a alma não seja santificada pois a beleza esta junto com as coisas t errenas e o pecado e como a beleza mostrava também o pecado a nobreza era sempre destacada com tal beleza mostrando quão pecadora era.

Tudo era separado e tinha como se definir até as cores de roupas usadas mostravam quem era da nobreza, religiosos e os pl ebeus e acontecia o mesmo com a arquitetura que se distanciava muito o modelo de uma casa da nobreza de uma do povo, o que não mudou muito se for ver hoje em dia também se tem essa diferença o que mudou é que hoje não se faz uma arquitetura como arte se co nstrói conforme a ecessidade sem interesse nenhum de marcar a história de uma geração.

Naquela época a arte e a moda andavam juntas eram uma mistura só, as artes se misturavam com o vestuário da época. A beleza tinha como foco: o casamento, batizado, o luto, a religião e os valores culturais, mas os principais eram a coragem, honra e o amor. As diversas ocasiões se demonstravam também nas vestes e na decoração inteira e externa dos palác significados mas com OF valorizar os acontecimentos. A hierarquia da sociedade medieval desenvolveu-se em “estados”, um sistema social e político baseado na seguinte ordem de importância: o lérigo, a nobreza e o povo.

Todos os privilégios eram cultivados à Igreja, à nobreza e burguesia, mantendo a classe dos camponeses pobres em extrema falta de importância, somente à míngua da compaixão. Uma parte da nobreza (a cavalaria) e a igreja preservavam a idéia de que a verdadeira nobreza é a do coração, com base nas virtudes dos homens para resgatar a piedade pelo povo. A superstição pelas crenças cristãs começaram a ser estudadas como desordem mental. Tais profanações acabou afastando o homem da verdadeira fé e o conhecimento profundo do espírito religioso.

A liberalidade, a irreverência e a blasfêmia do sagrado tomou conta das pessoas, como mostra os versos de Deschamps (século XIV): “Em tempos passados as pessoas costumavam ser Respeitosas na igreja, De joelhos, com humildade, Bem perto do altar, Com a cabeça descoberta, Mas presentemente como animais, Elas muitas vezes vêm para junto do altar de chapéu ou gorro na cabeça. ” Eles carram na hipocrisia d 6 OF rializar a fé, e assim criou descriminava tal Imaglnaçao.

A Igreja colocou limites mas em vão, foi somente com a Reforma Social que fracamente desapareceu esse evento efêmero da santificação eral. Já no renascimento a Itália encontra novos mundos de beleza e começa a adaptá-lo a uma nova cor; e acabou tornando arte por impulso pode supor que é uma arte típica do renascimento mais não foi feita por ele. As cores mostravam o patente adquirido pelas fam[lias da época como por exemplo Condes, barões etc. mostrando também que a arquitetura já dava indícios de melhora e aperfeiçoamento.

Além das cores também tinha caneletas fixadas nas paredes das casas com intuito de mostrar o grau de superioridade, as caneletas por sua vez mostravam fixas em si ,quanto mais faixas mais superior os oradores eram. Adquirir patentes na época era uma honra cedida pelo rei ou patente mais alta como príncipes ou conselheiros reais, apesar das patentes, riquezas eram um forte atributo adequado a cada classe, então muitos nobres apesar de sua classe superior e sua riqueza, se forçavam a furtar itens valiosos afim de aumentar sua nquezas e suas patentes perante a classe social.

Uma forma de lucro perante a sociedade era a religião, a arquitetura das igrejas também foi adequada como fins lucrativos. As igrejas eram construídas próximas as praças e lugares movim melhor acesso e IS plebeus quanto lordes. A arquitetura gótica desenvolveu-se na Europa no século XII, da idade média principalmente na França, conhecida por muitos como arte das catedrais, a partir do século XII a França passou e conheceu transformações importantes que foi marcada pela caracterização do desenvolvimento comercial e urbano, e a centralização politica que dava início a crise do sistema feudal.

Desde então o continente começou a se reorganizar socialmente e nasce o sistema feudal. Porém há controvérsias quanto a denominação gótica, outros autores crêem que os humanistas do renascimento tenham adotado o ermo gótico. Ao longo deste século foram criadas muitas obras, como pinturas e esculturas, assim como nasciam também outras expressões artísticas que descreviam o pavor das pessoas. Alguns séculos mais tarde com a decadência do feudalismo surge o Estilo Frances, que se lança por toda Europa Medieval.

Logo foi feita a primeira obra francesa no estilo gótico mais conhecida como Basílica de Saint-Denis, esta concepção arquitetônlca é marcada por abóbadas altas e amplas, que por sua vez é sustentada por colunas, para manter a manutenção do equilibno foram colocados elementos enominados arcobotantes e contrafortes para compensar o peso desmedido das abóbadas, logo as mesmas características serão erguidas em toda a França.

Os vitrais e rosáceas tomam o lugar de paredes, dando um 80F das cidades, porém deve-se entender um desenvolvimento da época ainda preso a religiosidade, que logo vai se transformar com a escolástica tendo Deus como elemento principal no desenvolvimento racional das ciências, percebendo então uma nova renovação das formas com o objetivo de expressar a harmonia divina.

A arquitetura foi o principal crescimento da arte gótica que se espalhou por diversas regiões, a Europa, utilizando as construções de imponentes igrejas . O pensamento escolástico tem uma grande influencia com seus princípios do simbolismo teológico, acredita -se que as paredes eram a base espiritual da igreja, os pilares representavam os santos e os arcos e neruos eram o caminho para Deus.

Através de vitrais pintados e decorados, podia-se ensinar o povo sobre a história e relatos contidos nas Sagradas Escrituras. Os vitrais são importantes elementos, pois ela cria uma atmosfera mística na visão do povo medieval, as visões do paraíso, a sensação de purificação, toda a luz externa que é iltrada pelos vitrais acaba criando uma atmosfera luminosa que não parece provir de uma fonte natural, transmitindo ao fiel uma sensação de êxtase.

De modo geral, as construções góticas, se dif erenciaram pela elevação e desmaterialização das paredes, como também pela especial distribuição de luz no espaço, tudo Isso foi possível através do arco de ponta e a abóbada cruzada, os arcos responsáveis pelas elevações vertical dos edifícios, e as abóbadas cruzadas, formada cruzamento de duas abóbadas de berço, que permite a cobertura de espaços quadrados, curvos e irregulares, mas ainda é considerado a aracterística mais marcante do estilo o arco de ogiva, também conhecido como arco quebrado, for mado por dois arcos de circulo que se cortam em ângulo agudo.

Durante a idade média foi atingido um grande desenvolvimento da parte da arte da escultura, em tao pouco tempo os escultores tinham capacidade de criar esculturas com uma grande técnica, uma das características que marcavam a escultura gótica era a ausência de emoção nos rostos das estátuas, que passavam uma expressão totalmente fria para o apreciador, rostos que não sorriam e nem choravam uma grande falta de sentimentos e movimentos. Nos dias atuais notamos a influência dos estilos passados, no qual foi feito uma releitura do passado e aplicada a nossa arquitetura.

Exemplos: Fachada do shopping Iguatemi, nos vitrais do mercado municipal de São Paulo ou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Estação Julio Prestes no Prédio que sedia o Banespa, na Catedral da Sé, etc. Com tudo o estilo Gótico teve sua época de grande importância na Idade Media, pois estes refletiam a sociedade perfeitamente e nos dias atuais que a sociedade mudou compara aquela época nos continuamos a resgatá-las, com algumas diferenças 0 DF

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