Analise institucional

Categories: Trabalhos

0

INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD ATIVIDADE SUPERVISIONADA CURSO TECNICO EM REABILITAÇAO DE DEPENDENTES QUIMICOS (TRDQ) SOCIOLOGIA E ÉTICA: Marcia Bitencourt, Katia Bitencourt/ IvoPereira de Queiroz, Janaina Souza de Queiroz PSICOLOGIA APLICADA A DEPENDCNCIA: Menyr Zaitter, Meiliyn Zaitter. SAÚDE COLETIVA l: João Luis Crivellaro, Lilian Andressa Zanchettin. or7 to view DATA FINAL PARA po AC. ,. ESTA ATIVIDADE SUP TRÊS DISCIPLINAS.

R POSTADA NAS ORIENTAÇÕES GERAIS ATIVIDADE SUPERVISIONADA No processo de elaboração da AS referente ao Módulo l, 2a Etapa do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos serão articulados os onteudos ministrados nas três disciplinas desta etapa. O desenvolvimento desta atividade visa estimular a inter-relação dos estudantes por meio da discussão sobre os temas estudados, promovendo o espírito de trabalho em equipe.

Além disso, visa proporcionar a reflexão individual e articulada dos conceitos apresentados em aula com a realidade do estudante. Este trabalho deve ser desenvolvido por dois ou três alunos (as) e Título: Aria’ 14 Negrito Centralizado; Texto: Arial 12 Justificado; Margens: Superior e Esquerda: 3cm. Inferior e Direita: 2 cm; Tamanho do papel: A4; Entre linhas: Formate o espaço entre linhas para 1,5 cm; Numeração: Numere a página no canto superior alinhado ? margem dire ita (2cm x 2cm). Rua Dr.

Alcides Vieira Arcoverde 1225 —Jardim das Américas – curitiba – PR – CEP: 81520-260 Fone/Fax: 41-3595-8819 / 3595-8829 / 08006430007 O QUE É UM PLANO DE AÇÃO? O Plano de Ação é uma proposta de trabalho que pretende ser desenvolvida com o objetivo de organizar, reorganizar ou provocar mudanças em um determinado aspecto da realidade nas comunidades terapêuticas, hospitais, clínicas e CAP s (Centro de Atendimento Psicossocial) referentes à Reabilitação de Dependentes Químicos em seu município.

A metodologia a ser segu’da pela equipe para a realização desta atividade é: PASSO 1 – Ler a RDC número 29 da ANVISA, que dispõe sobre os requisit os de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestam serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Compare com ANVISA que reabilitação. PASSO 3 – Identificar os serviços públicos e privados que prestam atendimento ao dependente químico em seu município.

PASSO 4 – Escolher um destes serviços públicos ou privados e estabelecer contato para gendar visita de observação do espaço ou entrevista com um dos responsáveis com o objetivo de coletar dados. Lembre-se que esta observação deverá basear-se na RDC número 29 da ANVISA, que estabelece quais são as condições adequadas de segurança sanitária para o funcionamento de instituições. PASSO 5 – A partir dos dados coletados para diagnosticar comunidades terapêuticas, hospitais, clínicas e CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) reflita sobre os desafios e problemáticas identificadas durante a visita.

Os elementos que constituem possíveis intervenções são aqueles que não estão condizentes com a a RDC úmero 29 da ANVISA. PASSO 6 – Escolher um dos desafios ou problemática identificada. PASSO 7 – A partir dos desafios e das problemáticas identificadas na inst ituiçào visitada, você deverá elaborar um Plano de Ação para resolver a problemática identificada, se colocando na condição de funcionário do local.

Portanto esta atividade deverá apresentar a descrição fundamentada de uma intervenção a ser realizada. Exem plos: Organização dos arquivos que contém os prontuários dos residentes; se existem monitores capacitados no auxílio ao dependente químico; como é feito o acolhimento do esidente e de seus familiares; quais profission s instituições, plano do p PAGF3tf7 PARANA ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO.

CABEÇALHO: Logo do IFPR, Nome Instituição, Curso, Módulo l, Etapa II, Disciplinas, Alunos. PLANO DE AÇÃO: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NOS ESPAÇOS E/OU ATIVIDADES DO PROCESSO DE REABILITAÇAO 1. 1. DIAGNOSTICO (5 linhas a 15 linhas) Citar as comunidades terapêuticas, hospitais, clínicas e CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) referentes à Reabilitação de Dependentes Químicos em seu município. – Escolher uma desta instituições e informar as iniciais do nome.

Em seu texto tenha o uidado (ético) de não citar nomes completos, use somente as letras iniciais (Por exemplo: Comunidade Terapêutica Maria da Penha – citar apenas CTMP); – Descrever a caracterização dos espaços de atendimento da instituição escolhida (órgão público ou privado, região da cidade em que a instituição está localizada, condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, recursos tecnológicos, quantidade de funcionários por cargo, quantidade de quartos e leitos, banheiros, enfim as condições gerais de atendmento). Descrever quais as terapias elou atividades são propostas no rocesso de reabilitação dos residentes. – Informar os índices quantitativos. uantidade de usuários atendidos mensalmente. í terapêutico, porém é considerado apto pela equipe técnica a se manter em abstinência). Índice de altas clínicas (quando a equipe técnica considera o residente apto a retornar ao convívio social em abstinência). Índice de recaídas (quando o residente volta ao uso de substâncias psicoativas).

A partir dos dados coletados indique os principais desafios e problemáticas identificadas durante a visita. OBS: O estudante que não possuir comunidades terapêuticas em ua cidade deverá preencher o item 1. 1 (diagnóstico) com dados de uma comunidade presente em um site da internet, realizando pesquisa virtual a partir das informações fornecidas no site. O site escolhido deverá ser informado no início do item 1. 1. I . 2.

TEMA(I a 4 linhas) Selecionar o desafio ou problemática identificada e apresentar, em uma frase, o assunto para o qual o Plano de Ação será proposto. 1. 3. JUSTIFICATIVA (5 a 12 linhas) – Explicar em um parágrafo a importância elou a necessidade da organização de ações em relação ao tema apresentado no item 1. 4. OBJETIVOS (2 a 4 linhas) Indicar no mínimo 1 e no máximo 3 objetivos. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir por meio das ações que serão propostas. Iniciar com o verbo no infinitivo. . 5. PROPOSTA DE TRABALHO (8 a 15 linhas) Curitiba – PR – CE-P: 81520-260 F-one,’Fax: 41- 3595-8819 / 8006430007 máximo 3 proposições. Explicar detalhadamente como deverá ser aplicada a proposta apresentada. Portanto, ao propor desenvolver alguma ação/intewenç¿o é preciso informar e descrever qual será o trabalho, em que momento deverá ser realizado e como conduzir a execução. Por exemplo: Se foi detectado a necessidade da capacitação dos monitores que auxiliam o residente químico, é importante esclarecer como será esta formação.

Por meio de palestras, reuniões, cursos, periódicos, grupos de estudo? Quando? Com que frequência? Por quanto tempo? Quais as temáticas? Quais o materiais necessários? Qual a metodologia de trabalho? , Etc. 1. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS (8 a 15 linhas) Neste item você deverá apresentar a Revisão Teórica e Reflexões sobre o tema proposto em seu Plano de Ação: A Revisão Teórica é um texto em que se sintetizam as idéias de vários autores sobre um eterminado tema, produzindo-se um “diálogo” entre as mesmas.

Deve ser feita com base nos livros e textos base da disciplina indicados na primeira página do presente documento de orientação e em outros textos sobre o tema pesquisado pelos próprios estudantes; – A Reflexão se constitui de textos de cunho pessoal, visa promover a apresentação e articulação teórico-prática do conhecimento e percepção do estudante sobre o tema.

REFERÊNCIAS Todos os livros ou sites citados no texto deverão aparecer referenciados ao final do texto. Exemplos de documentos ue odem ser incluídos nas referências: livros, revistas Normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos do acessando link http://reitoria. ifpr. edu. r/servicos/biblioteca/normas-trabalhos -academicos/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Valor 15 05 CRITERIOS Conteúdo: – Citar as comunidades terapêuticas, hospitals, clínlcas e CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial) referentes à Reabilitação de Dependentes Químicos em seu instituição. – Informar os índices quantitativos. Quantidade de usuários atendidos mensalmente. índice de altas pedidas. índice de altas administrativas. Índice de altas melhoradas. índice de altas clínicas. índice de recaídas.

Referencial teórico de acordo com lambert

0

2. REFERENCIAL TEORICO De acordo com Lambert (1982), o desenvolvimento de um plano estratégico, conjugado à sua constante avaliação e

Read More

Rastreador infantil

0

Rastreador infantil ROBSON CARLOS DE VASCONCELOS PEREIRA UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA R0d. presidente Dutra, km 157,5 – Pista sul, CEP 12240-420,

Read More