Apostila latex

Categories: Trabalhos

0

A APOSTILA DE L Programa Especial de Treinamento Telecomunicações PET TELE ))) Universidade Federal Fluminense Niterói-RJ 2004 Prefácio Tendo em vista as diretrizes do MEC em pesquisa, Ensino e Extensão, o Programa Especial de Treinamento do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu um projeto de elaboração de apostilas, com o intuito de auxiliar os alunos do curso no aprendizado de temas importantes a sua formação, mas ausentes em quaisquer ementas de disciplinas; E, além disso, servir de material didático par pelos alunos do prog rs2 graduação.

Abaixo se e a projeto: HTML Lingua principalmente empr -o que são dados ente e docente da reparadas neste ra hipertextos, páginas da Internet (webpages). LaTeX Sistema de edição de texto largamente utilizado em meios acadêmicos e científicos, bem como por algumas editoras nacionais e internacionais. LINUX Introdução ao sistema operacional LINUX. Linguagem C : Linguagem de programação amplamente utilizada em problemas de engenharia e computação. MATLAB Ambiente de simulação matemática, utilizado em diversas áreas profissionais.

SPICE Ambiente de imulação de circuitos elétricos (analógicos e digitais), utilizado em projeto de circuitos discretos e integrados. Esta apostila destina-se a introduzir o usuário ao editor de texto LaTeX, explicando como elaborar um documento com os comandos básicos do LaTeX, e não como instalar o programa LaTeX. Os comandos tratados nesta apostila apostila permitem ao usuário elaborar um bom documento, porém esta apostisla não pretende abordar a todos comandos existentes devido as diferentes áreas onde o LaTeX pode ser usado e a quantidade de funções que são criados a todo momento (veja secçã02. . 1). Para maiores informações e um estudo mais aprofundado ao LaTeX consulte as referências bibliográficas no fim do documento. Este documento é de distribuição gratuita, sendo proibida a venda de parte ou da integra do documento. Sumário Al O que é o LT3X’? PAGF Fórmulas . Título do documento 5567788999101010 1515 1616161616161718 2 Documento 2. 1 Estrutura • 2 1 .. o Pacotes 2. 2. 1 Acentuação . 2. 2 Texto . 2. 2. 2 Sentenças e Parágrafos . 2. 2. 3 Alinhamento . 2. 2. 4 Símbolos especiais . . 2. 2. 5 Traços 2. 2. 6 Estilos de letras e Tamanhos .. 2. 2. Prevenindo a quebra de palavras 2. 2. 8 Notas . 2. 2. 9 . 2. 2. 11 . 2. 2. 10 Comentário 2. 2. 12 Resumo . 2. 2. 13 secções 2. 2. 15 Listas 2. 2. 17 Símbolos formatados . fica a fórmula ? . 2. 2. 14 Identação 2. 2. 16 Versos . 2. 2. 18 Textos pré- . 3 0 ambiente matemático 3. 1 Onde . 3. 2 Construindo fórmulas 3. 2. 1 Sobescritos e Sobrescritos . 3. 2. 2 Frações 3. 2. 3 Raízes 3. 2. 5 Funções . Delimitadores . 3. 2. 4 Símbolos matemáticos . . 3. 2. 6 Array . 3. 2. 7 Sumário 3. 2. 8 3. 2. 9 3. 2. 10 3. 2. 11 3. 2. 12 3. 2. 13 3. 2. 14 Fórmulas em várias linhas Linhas . Empilhando comando phantom Espaçamento nas fórmulas Teoremas . PAGF 3 OF Empilhando . O comando phantom .. Espaçamento nas fórmulas Teoremas ipos especiais de letras…. . 192021 21 21 2222 4 abelas 244. 1 Tabbing . Tabular . 4. 2. 1 Tabelas Longas . Movendo Informações 5. 1 o arquivo 5. 3 Bibliografia . Subfiguras . 5. 5 Sumário Referência cruzada 5. 4 Figuras . . 5. 6 índice arquivos…. . 24 4. 2 .. 25 . … 265 . 5. 2 Dividindo 5. 4. 1 5. 7 Tipos de . 28 28 29 29 32 33 34 35 36 38 38 40 41 444445 4648 50 53 54 6 Estrutura visual 6. 1 Cabeçalho e Rodapé da página 6. Área de impressão 6. 4 Caixas Minipage 6. 3 Espaços e Medidas . 6. 5 Cores . 6. . 6. 7 Novos comandos e ambientes A Utilizando o LaTeX através de um Terminal de Comando B Símbolos matemáticos C Outros símbolos Referências Blbliogréficas Universidade Federal Fluminense 2 TELE))) PET Capítulo 1 AO que é o L TEX? Antes de saber o que é o LaTeX é preciso conhecer o TEX. O TEX é um programa criado por Donald Knuth na década de 70 com a finalidade de aumentar a qualidade de impressão com base nas impressoras da época e é utilizado para processar textos e fórmulas matemáticas.

LaTeX é um programa que reúne comandos que utilizam o TEX como base de processamento e oi criado por Leslie Lamport na década de 80 com o objetivo de facilitar o uso do TEX através de comandos para diferentes funções. É um editor de textos especialmente voltado para a área matemática contendo comandos para montar as mais diversas fórmulas. Gera textos de alta qualidade tipográfica (espaçamento entre palavras, combinação de letras etc… ). Além de ser muito bom para fazer textos randes como livros.

O LaTeX é um processador basead ico. Os programas de PAGF s OF lógico. Os programas de processamento de texto podem ser divididos em duas categorias: Estilo visual Nestes processadores e texto, existe um menu na tela apresentando os recursos que podem ser usados, sendo selecionados através do mouse. E o texto que você digita aparece na tela da mesma forma que vai ser impresso. Isso é conhecido como WHAT-YOIJ-SEE-IS-WHAT- YOU-GET (WYSIWYG). Ex: word. Estilo lógico Nesta categona o processamento é feito em duas etapas distintas. ?? O texto a ser impresso e os comandos de formatação são escritos em um arquivo fonte com o uso de um editor, (isso não impede que também haja um menu na tela onde os comandos podem ser selecionados, isto é apenas um adicional oferecidos por abricantes para facilltar a digitação). • Em seguida este arquvo é compilado e gera uma arquivo de saída que pode ser visualizado. Ex: HTML. Os comandos LaTeX foram criados com base em diversos estudos sobre diagramação. Isto foi importante para fazer com que o LaTeX entenda o que o autor deseja fazer, por exemplo, como diferenciar um texto matemático de uma citação de fala.

Segundo os estudos, existem formas que permitem tornar o texto muito mais claro. O tamanho deve ter um limite ideal para facilitar a leitura assim com o da fonte, o espaçamento das linhas, letras e palavras também têm uma medida ideal. Geralmente, quando o autor está trabalhando com a um processador visual, ele comete muitos erros por não conseguir conciliar uma boa estética com uma estrura lógica e bem A capitulo 1. O que é o LTEX? compreensível. Utllizando o LaTeX, que é um processador lógico, o autor se preocupará mais com o conteúdo.

Dessa forma, seu texto não terá apenas uma boa PAGF 6 texto não terá apenas uma boa estética e estrutura coerente, mas também com um bom conteudo. Além disso, com a troca de apenas um comando, algo pode ser mudado futuramente com facilidade, o que deixa o documento muito mais flexível. Vamos ver o que acontece tecnicamente: O autor escreve seu documento usando os comandos do LaTeX. O LaTeX entende o que o autor quis dizer e transforma os comandos digitados em uma linguagem inteligível pelo TEX, ou seja, o texto escrito em linguagem LaTeX é processado por um compilador seguindo as regras dessa linguagem.

Isto é, transforma um arquivo *. tex (que possui o código tex) em um arquivo *. dvi (device independent). Este últlmo é o documento pronto para ser visualizado. Claro que não se pode esquecer que seu computador deve ter a biblioteca do LaTeX para fazer isso. Alguns dos sistemas TEK atuais, disponíveis no mercado são: fptex, pctex, miktex (Windows) e tetex (Linux, embora provavelmente já o tenha instalado). Esse arquivos *. dvi podem ser lidos independentemente da versão do editor usado, logo pode ser lido em qualquer sistema, contanto que ele tenha um programa especifico para lê-lo.

Outra vantagem do LaTeX é sua estabilidade, ou seja, a probabilidade de se encontrar um bug nele e minlma e justamente por ser free software seu sistema é aberto, o que permite que qualquer um corrija possíveis bugs ou que possa adaptá-lo às suas necesidades. A cada momento surgem novos pacotes com funções criadas por usuários espalhados por todo o mundo. 4 Capítulo 2 Documento 2. 1 Estrutura PAGF 7 OF A linguagem LaTeX funciona a base de comandos que são iniciados com que é um marcador ( tags, de Tag languages). Os comandos são escritos nas formas comando ou Quando vem escrito nesta última forma, ele é chamado de ambiente.

O texto de cada tipo de documento começa com egin{document} e termina com end{document}. Tudo o que vem antes disso é considerado o preâmbulo e tudo o que vem depols de é ignorado. É no preâmbulo que são colocadas todas as mformações referentes às principais caracterisA ticas que terá seu documento. Começa com documentstyle{estilo} no caso do LTEX2. 09 A X 2 segunda edição. e com documentclass{estilo} no caso do LTE E No lugar de estilo é colocado o nome de um dos estilos pré definidos, como: article Textos pequenos; report Relatórios; book Livros, apostilas; letters Cartas. Obs: Os estilos não são apenas estes.

Geralmente congressos, universidades e outros melos disponibilizam outros estilos de formatação para apresentação de trabalhos. Isso mostra uma das vantagens do LaTeX, que é a flexibilidade para se criar novas formatações que tendem a diferentes nescessidades. Podendo, também, ser selecionadas algumas opcões dentro do estilo escolhido, como: • Tamanho: Padrão da letra: 1 1 pt ou 12pt(pontos), o último é usado com mais frequência; • twoside: Que imprime em ambos os lados da página; • oneside: Imprime em um só lado da página; • twocolumn: Produz o texto disposto em duas colunas na página; Capítulo 2.

Documento 2. 1. Estrutura PAGF 8 OF • onecolumn: Produz o texto disposto em uma coluna; • landscape: Produz uma página na forma de paisagem; • leqno: Isto faz com que a numeração das fórmulas sejam olocadas a esquerda em vez de a dlreita; • fleqn: Faz com que a fórmula fique localizada na margem esquerda em vez de estar centralizada; • openright: Faz com que os capltulos sejam iniciados apenas nas páginas ímpares; • openany: Permite que os capítulos sejam iniciados nas páginas impar ou par. ?? Tamanho da folha: Pode ser a4, Ietterpaper etc… Obs: Existe o comando wocolumn que inicia uma nova página produzindo duas colunas nela a partir do ponto onde foi colocado no meio do texto. Caso isto não tenha sido declarado no preâmbulo o comando onecolumn faz o inverso. para reverter à mesma maneira ue está no preâmbulo use o comando oposto. Essas opções são colocadas entre colchetes sem espaço entre as palavras e com vírgula. Ex: documentstyle[twocolumn,12pt,a4]{article} usepackage(pacote} egin(document} … 2. 1. Pode-se definir pacotes como um conjunto de arquivos que implementam uma determinada característica adicional para os documentos escritos em LaTeX. Quando o usuário quiser montar um documento um pouco mais elaborado, perceberá que os comandos básicos que o LaTeX contém não são suficientes, sendo necessario, o uso de algo que aumente a sua capacidade. Alguns pacotes já vem como distribuição básica do LaTeX, outros podem ser encontrados separadamente, veja a referência [4], pois a todo momento novos pacotes são criados por usuários em todo o mundo.

Estes pacotes são inseridos no preâmbulo usando o comando Ao longo de toda a apostila s inseridos no preâmbulo usando o comando usepackage[opcional]{pacote} Ao longo de toda a apostila será apresentado pacotes com diferentes funções. Abaixo, segue a lista com uma breve descrição de alguns deles. O funcionamento de cada um será explicado posteriormente. Os principais são: raphicx para inserir gráficos. Veja seção 5. 4; 6 2. 2. Texto color Para usar cor no seu texto. Veja secção 6. ; babel Para traduzir nomes que aparecem em inglês na estrutura do documento. Ex: chapter, section, tableofcontents, etc. Neste caso para que estas palavras sejam traduzidas para o português use o comando opcional [brazil]. fontenc permite que o LaTeX compreenda a acentuação feita direto pelo teclado. É usado com o opcional [TI]. amsfonts Define alguns estilos de letras para o ambiente matemático; fancyhdr Para fazer cabeçalhos personalizados. Veja secção 6. 1. Obs: Nem todos os pacotes são ompatíveis com qualquer versão do LaTeX.

Os criadores sempre quando criam novos pacotes, tentam deixá-los compatíveis com qualquer versão do LaTeX. porém alguas vezes isso não é possível. É muito simples saber se seu sistema possui determinados pacotes, ou instalá-los, basta consultar o manual dele. Caso o usuário esteja escrevendo algum documento e precise mudar constantemente de computador, mas não sabe se o sistema deste possui o pacote que seu documento precisa, é só copiar todos os arquivos do acote e deixar no mesmo diretório em que seu documento e LaTeX está compilando 10

Jgds

0

Diz o ditado: “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. Já os três seres vivos envolvidos

Read More

Fe doscrentes

0

Wesley e o povo chamado metodista estavam convencidos de não pregarem ada além da simples verdade, tal como a atestavam

Read More