Resenha administração cientifica

Categories: Trabalhos

0

Resenha critica administração científica Curso: Engenharia de Produção Palavras-chave: Taylor, produção em massa, administração cientifica. No século WIII, ocorreu a revolução industrial, que foi produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor, revolucionando a produção e aplicação dos conhecimentos administrativos e criando uma nova personagem social, a empresa industrial.

Neste período surgiram inúmeras tendências administrativas, sendo a Inglaterra o sistema de fabricaçã para fora (putting-ou matérias primas e m famílias, que recebia ar 6 Sv. ipe to sta transição. O de fabricação Ilstas entregavam têxtis para as Este sistema tinha grandes desvantagens para o comerciante, visto que, o artesão é o detentor da tecnologia e o proprietário não pode interferir no processo produtivo; ele podia produzir de acordo com suas necessidades de dinheiro e em situações de aperto financeiro, não hesitavam em reter e vender a matéria prima que não lhes pertencia.

Alguns comerciantes começaram então a reunir trabalhadores em galpões, assim podendo exercer maior controle sobre seu desempenho e consequentemente aumentando a produtividade, orém este método também aumentou a complexidade dos problemas, tantos nas empresas como na sociedade. Os trabalhadores ficavam totalmente à disposição do industrial e capitalista, não podiam reclamar dos salários, horários de trabalho, barulho e sujeira nas fábricas e em suas suas casas.

As crianças eram obrigadas a trabalhar 14 horas por dia. O artesão transformou-se no operário especializado na operação de máquinas, fato que desumanizou o trabalho. Os trabalhadores tornaram-se dependentes do emprego oferecido pelas fábricas, encorajando a exploração, algumas máquinas eram seres humanos. As práticas administrativas, no inicio da revolução industrial, eram rudimentares. A qualidade dos produtos era precária e variável.

As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção das pessoas, que lançaram as bases da ciência econômica e das teorias da administração, destacando-se Adam Smith. No campo das experiências práticas, destaca-se a fundição Soho, observava-se o pioneirismo de conceitos que se tornariam universais nos dois séculos seguintes como a padronização do funcionamento das máquinas; fabricação de peças intercambiáveis; o entendimento de que o principal ecurso da empresa era sua mão de obra e demais ações.

Já Owen, começou uma experiência em administração iluminista e paternalista, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e colocou em prática diversos dispositivos disciplinares. Charles Babbage propôs as idéias relacionadas com administração mais importantes: estudo de tempos e movimentos, definindo o modo eficiente de trabalho; comparação entre práticas de administração de diferentes empresas; definição da demanda por produtos baseados na distribuição da renda e otimização da localização industrial.

A passagem para o século XX marcou a dministração, através do surgimento de grandes corporações de negócio, de gerentes profissionais e de bases das idéias e técnicas par grandes corporações de negócio, de gerentes profissionais e de bases das idéias e técnicas para administrar as organizações. Dentre estes gerentes, destacam-se: Taylor e idéias sobre eficiência; Henry Ford e a linha de montagem; Henri Fayol e funções do processo de administrar organizações e; Max Weber e as organizações formais.

Taylor começou a observar o que considerava má administração, “corpo mole” dos funcionários e relações de má qualidade entre trabalhadores e gerentes, estacam-se: a falta de noção clara da administração de suas responsabilidades com o trabalhador; falta de incentivo para melhorar o desempenho do trabalhador; não havia integração entre os departamentos da empresa; os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quals não tinham aptidão e; havla conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade de produção.

A partir disto, ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, conhecido como Taylorismo e finalmente, administração cientifica. Um grande problema era o sistema de pagamentos da época, ue tinha o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seu esforço beneficiava apenas o patrão. No sistema de pagamento por dia trabalhado o salário era fixo e os trabalhadores não viam nenhuma vantagem em produzir alem do que eles achavam adequado.

No sistema de pagamento por peça produzida, quando a produção aumentava muita, os administradores diminuíam o valor pago por peça e assim os trabalhadores mantinham a produção num nível propositadamente baixo. Já falava-se na participação do empregado nos lucros da empresa. A piece-rate system que propõe um método para eliminar a diminuiçã PAGF3rl(F6 mpregado nos lucros da empresa. diminuição do valor pago por peça e ai residem as raízes da administração cientlfica.

O caminho para resolver os problemas dos salários era descobrir, de maneira científica e exata a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Chamado de “estudo sistemático e cientifico do tempo”, que era dividir cada tarefa em seus elementos básicos e, com a colaboração dos trabalhadores cronometrá-las e registrá-las, definindo os tempo padrões para os elementos básicos, sendo a base do sistema de administração de tarefas (Task management), e ainda a seleção e trabalhadores e o pagamento de incentivos.

O ataque ao problema dos salários, é considerado o primeiro estágio do movimento de administração cientifica. O segundo estágio do movimento da administração cientifica, a ênfase deslocou-se, da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de trabalho. No terceiro estágio, desenvolvimento de uma ciência para cada elemento do trabalho para substituir o velho método empírico.

Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver o trabalhador; Cooperar sinceramente com os trabalhadores; Existência de uma iwsão quase igual de trabalho e de responsabilidade entre administração e os trabalhadores. Segundo Drury, além do terceiro estágio, recomenda-se que toda a atividade cerebral deve ser removida da fábrica e centralizada no departamento de planejamento, ampliação da quantidade de supervisores funcionais, cada um cuidando de um aspecto do trabalho operacional. Taylor distinguiu a filosofia e os mecanismos de admin PAGF do trabalho operacional.

Taylor distinguiu a filosofia e os mecanismos de administração cientifica. Estudou os tempos e movimentos, pagamento por desempenho, cálculo de custos e conveniência de uma área e planejamento. Na administração cientifica, a produtividade resulta na eficiência do trabalho, trabalhando de forma inteligente. O trabalhador precisa conhecer seu oficio, deve ser rápido e deve fazer o mínimo de movimentos para alcançar o resultado desejado. Gilbreth propunha o estudo sistemático e a racionalização dos movimentos necessários para a execução das tarefas.

Dividiria a fadiga em duas categorias: necessária e desnecessária. Henry Gantt, observou certos problemas característicos do comportamento humano, como a resistência a mudança e normas grupais que interferiam na rodutividade. Hugo Munsterberg, propôs que o papel dos psicólogos na industria deveria ser: ajudar a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho, definir as condições mais favoráveis ao aumento da produção, produzir as influências desejadas na mente humana, do interesse da administração.

As criticas a administração cientifica fundamentavam-se em dois receios: aumentar a eficiência provocaria o desemprego, e a administração cientifica nada mais era do que uma técnica de fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos. O movimento ganhou popularidade nos EUA e depois em todo o mundo, xpandindo-se metodicamente pelas décadas seguintes. A idéia do “operário padrão” é outro desdobramento que surgiu desse entusiasmo pela procura da melhor maneira de realizar tarefas. O principio da fabricação por meio da linha de montagem era conhecido havia muito tempo tarefas.

O principio da fabricação por meio da linha de montagem era conhecido havia muito tempo, quando o movimento da administração cientifica nasceu. peças e componentes padronizados e intercambiáveis, cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Especialização do trabalhador, a divisão do trabalho implica a especialização do trabalhador. Neste tipo de produção, as qualificações do trabalhador resumem-se em ter o conhecimento necessário para realizar a tarefa.

A primeira providência que Ford tomou para tornar esse processo mais eficiente, foi entregar as peças em cada posto, de onde os trabalhadores não precisavam ficar saindo o d’a todo e que o montador executaria uma única tarefa, andando de um carro para o outro dentro da fábrica. A linha de montagem móvel, na qual o produto em processo, desloca-se ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parado, desenvolveu-se rapidamente em seguida. O empo médio de ciclo foi reduzido para 1,19 min, por causa da imobilidade do trabalhador.

O trabalhador especializado se tornou o principal elemento da linha de montagem móvel. Com a evolução dos sistemas administrativos, teve-se um ganho em eficiência, aumentando a produtividade do trabalhador e diminuindo a fadiga desnecessária, aumentando a lucratividade da empresa. Assim, o trabalhador trabalhava menos e produzia mais, executava suas atividades de forma inteligente. Esse processo de administração cientifica, propagou-se rapidamente, onde várias organizações espelharam-se e aplicaram seus métodos.

Balanço patrimonial

0

Exercícios aula 2 Responda as questões abaixo de acordo com o estudado na aula 2 do nosso conteúdo. Pesquise em

Read More

MONOGRAFIA Ass dio Moral No Ambiente do Trabalho

0

Assédio Moral No Ambiente do Trabalho RESUMO Este trabalho parte da análise de dano, especificando o dano moral para, posteriormente,

Read More