Armazenagem terceirizada

Categories: Trabalhos

0

A armazenagem terceirizada armazena os produtos de seus clientes levando em consideração as caracter(sticas espec(ficas de cada um deles: peso, dimensões e a possibilidade de junção em pallets. Realiza assim operações de carga, descarga e separação, além de estacagem de carga seca. Armazenagem Terceirizada A Armazenagem Terceirizada consiste em um processo de gestão compartilhada com terceiros, que estabelece uma relação de parceria e confiança entre ambas; cabendo ? empresa contratada, a armazenagem terceirizada, as tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.

Dentre as maiores va Terceirizada estão os maior flexibilidade p redução de avarias, a ic’ cliente se focar esse org to view neZ*ge Armazenagem acidade variável e iminuição de risco, ao, e a vantagem do business. A armazenagem terceirada trabalha com a precisão e o cuidado que todo cliente espera que seus produtos tenham. É exatamente por isso que as operações de estacagem são flexíveis e atendem especificamente a cada tipo de produto estocado, para garantir sua total integridade física.

Os termos “armazenagem” e “estocagem” são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos istinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como “armazenagem” e à guarda de matérias-primas como “estocagem”. Definição de Armazenagem – produto acabado e Estacagem- matéria prima http://artigos. netsaber. com. r/resumo_artigo_g599/artigo_sobre _logistica_de_armazenagem,_distribul%C3%87%C3%830_e_gest %C3%830_de_estoques Referencial Teórico Terceirização é um processo de administração pelo qual se transferem algumas atividades para terceiros, com os quais se estabelecem uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que se atua GIOSIA, 1993, p. 16).

O autor comenta ainda sobre os quatro motivos que levam as empresas a terceirizarem: primeiro, porque é saudável, revisando sua “saúde” interna, garantido resultado e motivando o corpo funcional; segundo, porque a empresa pode voltar-se totalmente para a sua atividade principal; terceiro, a missão básica é apressada diante das operações que a levem a se adequar ao novo modelo organizacional e, finalizando, no quarto, motivo, a terceirização permite uma visão estratégica, levando em consideração que uma nova filosofia e a revisão da missão e valores permanentes oderão ser necessárias. Segundo, Martins (2001 , p. 5), terceirização é um fenômeno que se apresenta com maior ou menor intensidade em quase todos os países. Num mundo que tende para a especialização em todas as áreas, a terceirização origina empregos e novas empresas, desverticalizando-as, para que possam exercer apenas a atividade em que se aprmoram, delegando a terceiros a execução dos serviços em que não se especializam. Terceirização é alternativa eficaz para solu «o: melhor qualidade qualidade maior produtividade diminuição de custos conservação de postos de trabalho onde as mpresas poderão concentrar seus esforços nas atividades vitais (JUNIOR,1996 p. 3). http://www. airl-logistique. org/fr/filesm•iew=237 A Decisão de terceirizar o processo de Armazenagem Com o advento de grandes transformações nos processos e operações logísticas, tornado-os mais complexos (maiores custos), mais sofisticados tecnologicamente (maiores investimentos), com um maior valor do ponto de vista estratégico (diferenclação competitiva), que acelera a necessidade de atualização e ao processo utilizado pelos especialistas. No intuito de gerenciar eficazmente esta crescente complexidade, as rganizaçóes logísticas têm buscado uma maior sofisticação tecnológica.

Instituindo em suas fileiras maiores oportunidades com a introdução de novas tecnologias de informação, que envolvem tanto hardware quanto software, e tem aplicações tanto no fluxo de dados e informações, quanto nas operações de transporte e armazenagem. A causa mais freqüente para uma decisão de utilizar armazenagem terceirizada é a flexibilidade, pois sua natureza de utilização, em especial itens sazonais e a granel, se tratando que os custos de espaço podem ser mais importantes que os de mão-de-obra.

A erspectiva dessa escolha por seus usuários torna-se um fator de grande importância, pois é através dele que o contratante observa seus principais objetivos, um exemplo é: quando necessita reduzir custos e ma brusca variação de PAGF3ÜFq de uma brusca variação de demanda para diminuição da quantidade de produtos a serem armazenados, poderá escolher a exposição de risco redundo do armazém alugado, suas necessidades de curto prazo são satisfeitas e adequadas a sua realidade atual, evitando qualquer comprometimento em longo prazo. 5. Principais vantagens em terceirizar o processo de rmazenamento: – Custos e qualidade de serviços: – Redução de investimentos em ativos; – Foco na atividade central do negócio; – Maior flexibilldade operaclonal; – Maximização de retorno sobre os investimentos. Com a delegação dada a um operador externo de uma área tao importante como a de armazenagem, os executivos da empresa contratante abrem em suas rotinas tempos e espaços para maior dedicação à difícil missão de desenvolver a competência de seu negócio. (FLEURY, 1999) 5. 2.

Principais desvantagens em terceirizar o processo de Perda de aceso a informações chave do mercado; Falta de envolvimento com as operações de campo (contato com cliente e fornecedores); Perda de sensibilidade às mudanças necessárias; – Falta de constante evolução nos mecanismos de comunicação; – Inabilidade de respostas às mudanças nas condições de negocio; – Cumprimento de metas previamente combinadas; Dependência excessiva da empresa contratante ao operador logístico; Com o intuito de reduzir as ossibilidades de ocorrência de problemas com os operad analítico bem estruturado que permita decidir, com bases objetivas possíveis, a maneira de terceirizar e com quem terceirlzar. FLEURY, 1999) 6. Conclusões A definição do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma decisão estratégica.

Esse aspecto faz parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Em vias de explorar algumas possíveis soluções logísticas que atendem a necessidades especificas, as empresas sofrem com o desconhecimento sobre as soluções estruturadas ara tal decisão e quando as conhecem, se deparam com soluções variáveis com, bem como suas funções e características principais que apresentam até certo ponto, riscos no desenvolvimento de seus projetos. De fato é necessário destacar que tais decisões envolvem altos investimentos e um enorme esforço para implementação, desenvolvimento e execução por possu[rem uma consequência de longo prazo. ? fato considerar que à atual gestão logistica agrega um valor diferenciado, muito maior que há alguns anos atrás, tendendo a ser mais expressiva nos próximos anos e de difícil reversão. A. Moura (2002) observar alguns aspectos recentes, e argumenta que a previsão que dava como quase certo o desaparecimento dos armazéns, em especial quando visualizado a e Resposta Eficiente a o Cliente (ECR), com a entrega direta no ponto de vendas e da distribuição do fluxo contínuo, essas ferramentas agregaram um alto valor na gestão dos armazéns, dando um rumo contrário ao esperado, pois as mesmas acrescentaram fatores importantes na escolha desses trade-off.

Finalizando, é de fundamental importância possuir um modelo de tomada de decisão para questão do trade-off de verticalizar ou terceirizar. Justificando a necessidade de um método para otimizar recursos estratégicos do vulto de instalações para a cadela de Referências A. MOURA R. ; (2000) Os custos de armazenagem na logística moderna, 2000, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro, Dispon[vel em: ; http://www. cel. coppead. ufrj. br/fs-public. htm ;. Acesso em 03 fev 2003. BALLOU, RONA D H. (2001) Logística Empresarial – Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: ATLAS, pp 152-153, 1993. BAILOU, RONALD H. 2002) Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, rganizações e logística empresarial. São Paulo: BOOKMAN, pp 202-212, 2001. CARILLO, E. J. Armazenagem terceirizada ou própria? , São Paulo. Anais eletrônicos… São Paulo. Disponível em: ; http://www. guiadelogistica. com. br/ARTlG039. htm;. Acesso em 03 fev 2003. FLEURY, P. FERNANDO. vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores. (1999) Anais eletrônicos… fev de 2003. GAUDÊNCIO, F. M. F. (2000) proposta de um modelo de gestão dos custos da cadeia de suprimentos. 1 06p. Tese (Mestrado em Engenharia de produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. p. 32-52 HAYES, ROBERT H. WHEELWRIGHT, (1984) Steven C.

Restoring our Competitive Edge: Competing through Manufacturing. New York, Wiley, LACERDA, L. Automação na armazenagem: desenvolvendo e implementando projetos de sucesso. 1999, Anais eletrônicos… Disponível em: ; http://vmw. cel. coppead. ufrj. br/fspublic. htm ; Acesso em 03 de fev de 2003. LACERDA, L. (2000) Armazenagem estratégica: analisando novos conceitos, Anais eletrônicos… Disponível em: ; http://www. cel. coppead. ufrj. br/fs-public. htm ; Acesso em 03 de fev de 2003. LALONDE, BERNARD J. and TERRANCE POHLEN, (1996) Issues in Supply Chain Consting. International Journal of Logistics Management, Vol 7, no 1, pp. 1-12. MONTEIRO, ALIJISIO. 2000) Análise e Proposta de uma Estratégia de Produção para uma Indústria de Compensados no Estado do Pará – Um Estudo de caso, COPPE/UFRJ, PIMENTA, M. LIMA. (2000) Os custos de armazenagem na logística moderna. Anais http://www. cel. coppead. ufrj. br/fs-public. htm , Acesso em http://www. uva. br/sites/all/themes/uva/files/pdf/artigo -armazenagem-logistica. pdf MOTIVOS PARA TERCEIRIZAR A elevada participação dos PAGF30Fq icos no faturamento serviços dessa área, oportunidades de redução de custos. Aliás, quando questionadas sobre quais os principais motivos que as levaram a terceirizar, 81% das empresas afirmaram que a “redução de custos” seria o motivo pnoritério.

Nesse ponto, o Brasil acompanha a tendência tanto dos EUA como da Europa. Nessas regiões, as empresas buscam também uma redução de custos logísticos ao terceirizarem suas atividades. Já na China, o principal motivador de terceirização seria “melhorar o nível de serviço ao cliente”. Para os chineses, a “redução de custos” aparece apenas em oitavo lugar, o que é compreensivel, devido aos baixos custos envolvidos em suas peraçoes. Mutos embarcadores acreditam que, ao entregar suas atividades logísticas aos PSLs, estas empresas, por serem focadas em logística, poderiam com maior habilidade e conhecimento aperfeiçoar suas operações e, com isso, gerar alguma economia.

Por exemplo, ao terceirizar a atividade de distribuição, os embarcadores esperam que seus PSLs, por agrupar suas cargas com outras empresas, consigam reduzir o custo da tonelada transportada. De fato, isso pode acontecer, principalmente quando a operação sem o PSL envolvido apresenta ociosidade. Em outros casos, como na terceirização da armazenagem, as mpresas esperam transformar em custo variável o que antes era custo fixo e, desta forma, gastar mais apenas quando necessário, em períodos de alta demanda ou elevado estoque. Com 73% de citações, outro motivo bastante mencionado pelas empresas para terceirizar as atividades Iog[sticas foi “focar no core business”. Muitas indústrias a PAGF8rl(Fq terceirizar as atividades logísticas foi “focar no core business”.

Multas indústrias acreditam que devem se concentrar exclusivamente em sua atividade-fim, terceirizando assim todo o resto, inclusive a logística. Comparando a pesquisa realizada em 2003 com a de 2008, m motivo que aumentou de importância junto às indústrias foi “trazer para a empresa maior eficiência na execução das atividades operacionais”. Para os embarcadores, cresceu a percepção de que os PSLs devem ser eficientes no que se propõem a fazer. Em 2003, 44% das empresas citaram este como um dos principais motivadores para terceirizar. Já em 2008, 73% dos embarcadores mencionaram este item. “Expandir mercados” foi o motivo menos citado pelos embarcadores como relevante na hora de decidir sobre terceirizar ou não.

As empresas ainda não enxergam como oportunidade o fato de ter um PSL com forte presença de mercado. Vale ressaltar, ainda, a baixa expectativa das empresas com relação ao motivo “trazer maior know-how para geração de novas soluções logísticas”. Pouco mais da metade das participantes da pesquisa citaram este motivo como um dos principais. Entretanto, ao comparar o resultado da pesquisa realizada em 2003 com a de 2008, constata-se que este item também cresceu consideravelmente, saindo de 35% para 53% de citações. Isso prova que o mercado nacional de serviços logísticos amadureceu nos últimos anos. Praticamente a metade das empresas contratantes demonstra confiar a terceiros atividades mais complexas. PAGFgrl(Fq

Código de ética do ect

0

MANUAL DE PESSOAL 05. 10. 2004 38a REDIR MóD: 54 CAP: 2 VIG: 22. 09. 2004 Anexo 1 1 IA

Read More

Risco de inadimplencia para aracruz sa

0

Matriz de atividade individual* Módulo: 3 Fórum: Análise financeira Título: Risco de inadimplência para a empresa Aracruz Celulose S. A

Read More