Armazenagem

Categories: Trabalhos

0

Dimensões – Medidas internas e pé direito ( altura )do armazém. Com estas informações saberemos a área total e a capacidade volumétrica teórica do armazém Planta – Informações constante da planta baixa do prédio, aonde se identificam escritório,instalações elétricas, hidráulicas, pontos de iluminação e respectivas capacidade, rede combate a incêndio, etc. Layout operacional – Arranjo físico de uma área de armazenagem, levando em conta a separação das pilhas,a acessibilidade dos volumes e os fluxos de tráficos dos equipamentos. ara definir o layout operacional de um armazém eve – se levar em conta : 1 – Quantidades, me 2- Disposição e largu sentido longitudinal ) transversal do arma 3- Localização, medi OF6 page ortas, docas . s Internos no internos no sentido étrica da praça ( Total das área do armazém efetivamente destinadas para o empilhamento de mercadorias. 4 — Localização, medidas e capacidade volumétrica da praça ( Cada uma das zonas de empilhamento na praça, após descontar os corredores e outros espaços não disponíveis. — Localização e capacidade volumétrica das áreas reservadas ? guarda segura de mercadorias de alto valor agregado ( Xadrez ). Fluxo – Sáo os sentidos e rotas percorridas pelos equipamentos na movimentação das mercadorias através da área de armazenagem. Resistência estrutural do piso — Denomina – se resistência estrutural o limite máximo de peso que um metro quadrado do Swipe to next do piso pode suportar sem deteriorar por compressão . ? determinado através de cálculos de engenharia e expresso através da relação tons m? . Capacidade Estática Capacidade estática é o limite nominal de carga que uma área pode receber simultaneamente, é expressa em toneladas. Calculamos a capacidade estática utilizando a fórmula : Onde *Praça útil – Ê o conjunto total de espaço realmente destinado á armazenagem e não a área total do piso. Capacidade de empilhamento – a altura máxima que se pode atingir na armazenagem de determinada mercadoria Fator de estiva – É o espaço ocupado por uma tonelada de uma determinada mercadoria , é expresso em mg por tonelada Calculo da praça útil Alguns armazéns ou pátios pode ter áreas reservados para passagens, vistorias, separação, reembalagem e etc. Pela gestão da armazenagem, estas áreas são consideradas como não utilizáveis . Para calcularmos a área da praça útil é necessário seguirmos alguns passos Passo 1 – Calcularmos á área do piso. ara calcularmos a área do piso de uma armazém basta multiplicarmos o comprimento pela largura deste armazém. Ex:Calcular a área de piso de um armazém que possui 120 metros de Comprimento e 40 metro de Largura Passo 3 – Retirando os corredores longitudinal Supondo que seja necessário um corredor longitudinal com 8m de largura Área do corredor longitudinal = 118mx 8m 944m2 Obs. : Redução de 944m2 na área de armazenagem ( praça útil ) Passo 3 – Retirando os corredores I a área de armazenagem ( praça Área do corredor longitudinal – — 118mx 8m 944m2 utilizaveis .

Ex: Calcular a área de piso de um armazém que Área do piso = = 4. 800 passo 2 – Retirando os espaços ao entorno do armazém Conforme norma Regulamentadora n 0 11 do mistério do trabalho : Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais o empilhamento deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50 metros ( cinqüenta centímetros ) . Ex: vamos considerar que no nosso caso deixaremos uma 3 menos 0,50 metros ( cinquenta centímetros ) .

Ex: vamos considerar que no nosso caso deixaremos uma distância de 1 metro pois haverá necessidade das pessoas circularem em torno das pilhas,para vistoria – Ias e, eventualmente, adotarem algumas providências efetivas na solução de problemas. Retirando 1m de cada lado Praça útil – – = 4. 484 ( Redução inicial de 316m2 ) passo 3 – Retirando os corredores longitudinal = 118mx 8m = g44m2 Passo 5 – Retirando áreas para escritóris,sanitários e outros.

Supondo que seja necessário um espaço de 12m de comprimento por 6m de largura para instalações de escritórios, anitários e outras funções administrativas 12m x6m = Obs. : Redução de mais 72m2 na área de armazenagem ( praça Para definirmos os espaços dos corredores é necessário saber quis equipamentos de movimentação de cargas utilizaremos e dimensões dos volumes que serão movimentados. 12m x 6m 72m2 p armazenagem ( praça útil ) para definirmos os espaços dos corredores é necessário Então , em caráter preliminar o nosso calculo de área não utilizável fica a seguinte : Área do piso – 4. 00m2 Área não utilizável – 316m2 ( área de segurança ao redor do perímetro do armazém ) 44m2 ( área do corredor longitudinal ) 684m2 ( área dos corredores transversais) 72m2 ( área administrativas / outras áreas ) Total de área não utilizável – 2. 016m2 Os corredores transversais foram descontados nos dois sentidos, sendo necessário corrigir este erro , teremos que calcular as áreas duplicadas e reduzi – las do total de área não utilizáveis : 8m x 6m x 3 ( Corredores ) 144mR . Então 2016m2 Então : Praça útil = Área do piso – área não utilizável praça útil = 4. 800m2 – 1. 872m2 = 2928m2 Obs.

Dos 4. 800mR de área total do armazém, apenas 2. 28m2 ou seja 61% estará dispon[vel para armazenar cargas. Estudos mostram que para termos uma boa taxa de retorno do investimento aplicado em área para armazenagem é necessário que utilizemos, com praça útil um espaço superior a 70 % da área do piso A utilização eficaz do espaço vertical é decisiva na definição da capacidade de uma áre S capacidade de uma área de armazenamento. Sobretudo, quando os espaços para armazenagem são pequenos, os empilhamentos devem ser feitos tao alto quanto possível, com o emprego dos sistemas de movimentações e armazenagens.

A deficiência na verticalização do empilhamento é uma das principais razões de redução na capacidade de armazenagem. Ex:Se um determinado lote for empilhado a 4,0 metros de altura será necessário apenas a metade da área que sena utilizada se o mesmo lote for empilhado a penas metros de altura. Quando calculamos a praça útil que foi de 2. 928mR e se consideramos que a altura média de empilhamento é de 4,0 metros temos como calcular o volume total de carga passível de armazenarmos nesta área, vejam Volume total de carga Praça útil x Altura média de empilhamento Volume total de carga = 2. 8 m2 x 4,0 m Volume total de carga 11. 712 mg Contudo se nesta mesma praça útil, tivéssemos um sistema de movimentação e armazenagem onde nos permitíssemos um empilhamento médio na altura de 5,0 metros ( Obviamente que o pé direto tem que ser maior que a altura média de empilhamento ), qual seria o novo volume de carga que poderia ser armazenada ? Volume total de carga = Praça útil x Altura média de Volume total de carga 2. 928 ma x 5,0 m Volume total de carga = 14. 640 m2 14. 540 1,25 Observe que teríamos um acréscimo de 25% no volume total que armazenaríamos .

Raciocínio lógico

0

52. (CESPE/TSE) Três amigos – Ari, Beto e Carlos – se encontram todos os fins-de-semana na feira de carros antigos.

Read More

Filipe

0

1- Assinale V ou F nas alternativas e justifique sua resposta: A) Embora as moléculas lipídicas sejam livres para se

Read More