As praticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação

Categories: Trabalhos

0

As Práticas Gerenciais promovendo a Capacidade Inovação: um estudo de caso no Serviço Nacional de Aprendizagem ndustrial – SENAI/PB Marisa Araújo Clemente (UEPB) mariza_clemente@hotmail. com 1. Introdução O atual momento demanda ainda mais o alinhamento dos interesses dos empresários na busca não apenas de competitividade, mas também na busca pela sua própria sobrevivência. O mundo hoje se apresenta num cenário de competição de alto n criativas.

Sendo assi OF3 Swipe to view next page gestão da criatividad a em ou seja, a inovação d desenvolvimento de s empresas mais rio estimular a criatividade, ro da politica de égias, pois dessa forma se reduzirá o desperdício, se buscará a maior eficiência e conseqüentemente se obterão os melhores resultados. Para enfrentar as mudanças contemporâneas e prevenir-se quanto a mudanças futuras, as empresas concebem, buscam e utilizam práticas gerenciais que as possibilitam adaptarem-se as novas realidades ou anteciparem-se as tendências do mercado.

Nesse contexto e assumindo o pressuposto de que a inovação depende e resulta de um esforço gerencial que implica adotar práticas que influenciam e contribui para o surgimento de inovações, o rtigo tem por objetivo analisar como estas práticas gerenciais contribuem para a capacidade de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/PB. As questões de pesquisa respondidas foram: quais as práticas gerenciais adotadas pela empresa?

Como estas práticas gerenciais contribuem para a Fundamentação Teórica No mundo globalizado, onde reduzir custos, agilizar a produção, desenvolver um novo produto que atenda as necessidades do mercado consumidor, ou seja, a competitividade se torna cada dia mais acirrada é preciso que as empresas tenham consciência da importância de inovar. A inovação é hoje um diferencial de extrema importância para que as empresas se mantenham em posições competitivas no mercado. Quando se fala em inovação, é necessário inicialmente fazer a distinção entre criatividade, invenção e inovação.

De acordo com Longman (1995), criatividade é a capacidade de produzir ou usar novas e efetivas idéias. Segundo Kao (1989), a criatividade tem alguma coisa de revolucionário e subversivo. A criatividade esta diretamente ligada a idéia de mudança. para Picasso (apud KAO, 1989, p. 15), “toda ação de criação é, antes de tudo, uma ação de destruição”. Os conceitos dos autores levam a uma associação de criatividade a Inovação. Dentro da organização os resultados da criatividade e da inovação se confundem num processo único, voltado ao empreendedorismo e ao alcance de metas.

No entanto os dois conceitos se diferenciam. A criatividade é a geração de idéias novas. A inovação se refere ao valor econômico que a nova idéia pode gerar (PAROLIN, 2003). De acordo com Betz (1 987), invenção é uma idéia nova, a criação de algo que antes não existia. Segundo Kruglianskas (1996), a invenção pode ser entendida como a criação de algo novo, inusitado. E se esta concepção for original no ambiente nacional elou internacional, poderá ser objeto de pedido de registro de patente. 2.

As práticas gerenciais e Suas Categorias um conceito importante para o contexto deste estudo é sobre gerenciais e Suas Categorias as empresas inovadoras. De acordo com Drucker (1 989), uma empresa para inovar com êxito precisa ser gerida de maneira diferente da empresa bem administrada, seja ela grande ou pequena. A empresa inovadora compreende que a inovação é ter criatividade, é ter bom senso e é também o desenvolvimento de novas estratégias utilizando com mais eficiência a própria strutura que a empresa já possui.

A inovação não é gerada apenas por resultados de pesquisa e desenvolvimento. Segundo Tidd, Bessante e Pavit (1997), a inovação está presente apenas nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A inovação cada vez mais está se tornando uma atividade ampla dentro da empresa, envolvendo diversos setores e funções. Uma definição teórica e operacional de Inovação é: “Inovação é a introdução de um produto, processo ou serviço novo no mercado. A inovação resulta de uma exploração comercial do conhecimento no mercado” (BETZ, 1998, p. 4).

Neste contexto a inovação passa de um conceito operacional para um conceito que integra vários componentes que juntos são capazes de gerar inovações de produtos, processos, serviços ou organizacionais possibilitando uma forma ousada de atuação no mercado das empresas consideradas inovadoras. As práticas gerenciais antecedem, contribui, promove e influencia a inovação em todos os setores e em todas as áreas da empresa. Após a definição de Inovação, foram estabelecidas cinco categorias de práticas gerenciais que são apresentadas a seguir: 2. 1 Categoria Estratégia e Posicionamento de Mercado 3

Sintaxe

0

Urubus e sabiás Rubem Alves “Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam… Os urubus, aves

Read More

Brasil caboclo

0

UNIVERSIDADE DE VÁRZEA GRANDE SERVIÇO SOCIAL. DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA TURMA 2012. IB DOCENTE: ROSANA LIA RAVACHE DICENTE. MARIA APARECIDA FERREIRA DA

Read More