Aspectos da educação formal na colônia de pescadores da comunidade de redonda-icapuí-ceará

Categories: Trabalhos

0

ASPECTOS DA EDUCAÇAO FORMAL NA COLONIA DE PESCADORES DA COMUNIDADE DE REDONDA-ICAPU[-CEARÁ Oliveiral, V. V. ; Costa2, A; Marinh03, R. A. ; Conceiçã04, R. N. L. 1. Universidade Federal do Ceará, e-mail: vandavoliveira@yahoo. com. br 2. Universidade Federal do Ceará, e-mail: angelitacosta39@yahoo. com. br 3. Universidade Fede marinho. rey@gmail. c 4. Universidade Fede or7 do atodelima@ufc. r Palavras-chave: escola, precariedade, falta de perspectivas. INTRODUÇÃO: O ensino formal no contexto de comunidades economicamente menos favorecidas configura-se historicamente como um grave roblema social que, embora represente uma constante temática na abordagem de pesquisadores e estudiosos da educação, pouco tem merecido a atenção das politicas públicas.

A despeito do ingresso na escola estar cada vez mais garantido, o cotidiano em sala de aula evidencia um grande distanciamento entre o acesso ao ensino e a permanência do aluno no percurso dos anos de escolarização básica, compreendendo a dimensão de uma aprendizagem significativa e assegurando a continuidade desse processo até o nível acadêmico (MACEDO, 2002). e a empregabilidade, agrava o desinteresse pela escola por parte e crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes, ocasionando o abandono precoce dos estudos e contribuindo para a marginalização social desses indivíduos.

Nas comunidades litorâneas do nordeste brasileiro, particularmente no Estado do Ceará, onde a principal fonte de renda provém da pesca artesanal, a expectativa profissional desses jovens é dar continuidade à tradição familiar nesse setor, uma vez que não vislumbram outras oportunidades no mercado local. Consequentemente, os jovens não conseguem vincular a esse trabalho a necessidade de escolarização, considerando ue não precisam de conhecimento formal, já que fatalmente se tornarão pescadores como seus pais e avôs, que em geral são analfabetos ou apenas alfabetizados (MELO, 2009).

Com base nessa realidade, foi realizado um estudo sobre os aspectos da educação formal na colônia de pescadores da comunidade de Redonda, município de Icapuí, no Estado do Ceará. Esse estudo apresenta-se como vertente do Projeto de Extensão “Apoio ao Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia de Boas Práticas na Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar”, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de esca da Unive sidade Federal do Ceará (IJFC) e tem como objetivo principal diagnosticar e analisar a atuação da escola, propondo intervenções que possibilitem imprimir novos significados à educação nessa comunidade.

MATERIAL E MÉTODOS: O método utilizado para a realização deste trabalho foi uma pesquisa de campo entre os moradores da comunidade de Redonda (Fig. 1), bem como uma entrevista com a diretora, seguida de visita às instalações, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadani PAGFarl(F7 Fundamental Horizonte da Cidadania, que atende os moradores a própria localidade e de mais quatro comunidades adjacentes: Retiro Grande, peroba, ponta Grossa e Picos, todas pertencentes ao município de Icapuí, localizado no litoral leste do Estado do Ceará, a cerca de 200 km da capital, Fortaleza.

Durante a pesquisa de campo entre os habitantes da comunidade foram desenvolvidas conversas com informantes- chave, sem a aplicação de questionários, considerando-se a diversidade, em todos os aspectos, dos entrevistados (idade, nível de escolaridade, etc. ). Entre os membros da comunidade, também foi entrevistada a orientadora do programa do governo ederal projovem Adolescente, que atende aproxmadamente 15 jovens, com idade entre 15 e 17 anos, através de oficinas que trabalham os temas transversais da educação (cidadania, ética, sexualidade, meio ambiente, etc. A entrevista com a diretora da escola foi realizada com a aplicação de um questionário sobre a caracterização da clientela atendida e dos profissionais da escola, niveis e modalidades de ensino, índices de rendimento e evasão de alunos, aspectos relativos ? estrutura fisica e material, organismos escolares, linha pedagógica e administrativa, projetos e programas desenvolvidos. ra fundamentar as informações levantadas, foram analisados documentos administrativos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) e documentos do planejamento escolar, como o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA – Fig. 3), o Projeto Pesca, que trabalha a revalorização da principal atividade econômica do lugar, e o Projeto Multidisciplinar de Educação Ambient PAGF3rl(F7 revalorização da principal atividade econômica do lugar, e o Projeto Multidisciplinar de Educação Ambiental Agrinho.

RESULTADOS E DISCUSSAO: Considerando o contexto socioeconômico da comunidade onde está inserida, assim como a clientela que atende, a escola municipal de Redonda desenvolve um importante trabalho de ressignificação do ensino formal, que transcende a metodologia conteudista tradicional trabalhando temáticas espec[ficas, voltadas para a conscientização ambiental e a valorização da atividade pesqueira, principal fonte de renda da maioria das famílias da comunidade.

Entretanto, com base nas informações obtidas a partir da pesquisa de campo realizada dentro e fora do ambiente escolar, é ossível perceber que a maioria dos adolescentes e jovens da região se sentem pouco motivados para a aprendizagem formal, dado que se comprova pelo índice de reprovações e abandonos observados nas séries do ensino fundamental nos três últimos anos (Taba 1).

Em 2008, por exemplo, dos 583 alunos matriculados, 22,2% foram reprovados e abandonaram a escola. Além disso, mesmo entre os que conseguem concluir o ensino fundamental, grande parte não ingressa no enslno méd10, que é oferecido somente em uma unidade escolar, localizada no centro do município de Icapuí. Indicadores2008 2009 2010

NO alunos % NO alunos % NO alunos % Matricula inicial 583 100,0 580 100,0 593 100,0 Aprovação 416 66,6 439 Reprovação 139 22,2 113 Abandono 37 40 70,5 18,1 462 89 28 77,5 149 Matrícula final 555 – 552 – 551 – Tabela 1 Evolução dos indicadores do desempe 555- 552 551 Tabela 1 – Evolução dos indicadores do desempenho escolar no período de 2008 a 2010 Por outro lado, o número de abandonos que cresceu em 2009, voltou a ter uma pequena redução em 2010, graças ao trabalho incessante da escola no resgate desses alunos através de uma atividade intitulada “arrastão pedagógico”, que mobiliza toda a omunidade escolar em visitas sistemáticas aos alunos com baixa frequência. O que se percebe, portanto, é que o trabalho desenvolvido pela escola, principalmente através dos projetos direcionados à realidade local, vem surtindo um efeito positivo, muito embora anda lento, em relação ao seu papel de despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, considerando-se que a escola tem conseguido manter a regularidade na frequência dos alunos e reduzir os índices de reprovação.

No entanto, essas ações ainda esbarram no empecilho da falta de perspectivas quanto ao mercado de trabalho local, que se imita basicamente à pesca artesanal, tendo como principal produto a lagosta (Panulirus argus e P. Iaevicauda), reforçando a premissa de que esses jovens também se tornarão pescadores e que, portanto, não necessitam de formação escolar. Dessa forma, observou-se a necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico que possibilite a esses estudantes entender a importância e principalmente a utilização dos conhecimentos advindos da educação formal dentro do setor pesqueiro. Para tanto, foi elaborada uma programação que está sendo desenvolvida dentro do projeto de extensão da Universidade

Federal do Ceará de “Apoio ao Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia de Boas Práticas na Pesca Artesanal e Aquicultura Famillar’ com duas atividades envolvendo os alunos do no Práticas na Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar” com duas atividades envolvendo os alunos do nono ano do ensino fundamental dessa escola: a primeira consiste de uma apresentação em slides e vídeos sobre a história da pesca no Brasil, ressaltando a importância da pesca sustentável e a preservação dos recursos pesqueiros, além das diferentes áreas de abrangência e profissionais que atuam nesse setor; a egunda, visando demonstrar de maneira prática a diversidade de opções que o setor oferece, refere-se a uma visita orientada às instalações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFET), localizado em Aracati, município vizinho que oferece o Curso Técnico em Engenharia de Pesca.

CONCLUSÕES: A realidade escolar observada na colônia de pescadores da comunidade de Redonda caracteriza um retrato tipicamente encontrado em regiões litorâneas do nordeste brasileiro, onde predomina uma população de baixa renda, que sobrevive basicamente da pesca artesanal, com baixos níveis de scolaridade e poucas perspectivas de emprego. Essas características acabam gerando na população uma espécie de ciclo vicioso, onde os filhos costumam seguir a mesma trajetória de vida desenhada pelos pais, principalmente no âmbito profissional, onde a arte da pesca é passada de geração para geração com base apenas no conhecimento empírico, reforçando a falsa idéia de que o conhecimento formal é dispensável nessa profissão.

Porém, para que esse paradigma possa ser quebrado, é necessário que a escola encontre mecanismos para realizar um trabalho onde a atividade pesqueira seja reconhecida e valorizada m seus mais distintos aspectos pela comunidade local, abolindo definitivamente a idéia já arraigada de que o trabalho da pes PAGFsrl(F7 aspectos pela comunidade local, abolindo definitivamente a idéia já arraigada de que o trabalho da pesca se limita ao pescador e este, por sua vez, não necessita da escola para aprender uma arte que sua família domina há muitas gerações. Cabe, portanto, aos profissionais da Engenharia de pesca, em consonância com os profissionais do Magistério, o dever de intervir para modificar essa concepção distorcida acerca da importância da educação formal nas comunidades de pescadores.

As crianças e adolescentes devem compreender que a escola tem o papel de orientar a formação de profissionais para os mais distintos setores econômicos, incluindo o setor pesqueiro, e que é a partir da educação formal que elas irão aprender a aplicar os novos equipamentos e tecnologlas disponíveis, contribundo para a melhoria do desempenho, da qualidade e do aproveitamento dos recursos, para que dessa forma se possa atingir a principal meta discutida atualmente pela comunidade científica dessa área: a pesca sustentável. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: IBAIXEJr. , João. Ultima instância: comunidades carentes, criminalidade e educação. 2009, 45p. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). perfil básico municipal: Icapuí. 2002,16p. Escola de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadania. Projeto Politico Pedagógico. 2011, 20p. MACEDO, Lino de. In Revista Pátio: reflexões sobre o cotidiano na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, julho/agosto 2002, 66p. MELO, João Alves de e FREITAS, Ricardo Jorge Andrade (Org. ). Plano de Formação e valorização do pescador: objetivo, logística e resultado. Fortaleza: EdUECE/IEPRO, 2009, 178P.

Chick corea – spain

0

G!! 464 Bm 04tttÇt Intro Spain A Brn Ytttttot t tt Em ó G Bm Cltttttttttt tttttltttttttlÇtGF! m tttttttttttttttttttn Chick

Read More

Lei de kirchhoff

0

Manual de Electrónica Básica 1. Leis de Kirchhoff 1. 1. DEFINIÇÕES Os circuitos eléctricos podem ser definidos como sendo dispositivos

Read More