Plano de aula: o dono da bola

Categories: Trabalhos

0

Plano de aula do dia Nomes: Turma: Turma de aplicação: Objetivos: • Praticar o traçado das letras, qualificando a caligrafia e a motricidade fina. • Associar as imagens do dado com as imagens da história, para que possa escrever o nome das figuras. • Quantificar o número total de letras, vogais, consoantes e silabas exercitando o • Expressar suas opin exercitando assim a • Visualizar suas ideia de linguagem (oral e ss ar 7 lic-Qw ático. da turma, o as diversas formas • Estabelecer a relação de cooperação, confiança e respeito ao próximo para uma melhor integração. ??? ogar com intuito de melhorar a coordenação motora ampla e equilíbrio, assim respeitando as limitações do grupo. • Aumentar o gosto e o interesse pela leitura, para que haja maior facilidade na compreensão do texto. 1) Acolhida e chamada: Material: • Bola de pano; • Lista dos Nomes; nomes dos alunos, após, jogará para o seguinte, a ordem alfabética. 2) Bolas e bolas: • Saco mágico; • golas de: basquete, futebol, vôlei, meia, pano, tênis, etc. Local: Auditório. Tempo estimado: 15 minutos. Mediadoras:. 2. 1) Conversa: – Que tipos de bolas vocês conhecem? Quais as bolas que vocês utilizam na escola? Qual seu formato? – Do que ela pode ser feita? 2. 2) Qual será? As mediadoras com o auxílio do saco mágico que conterá todos os tipos de bolas citados acima farão uma brincadeira que acontecerá da seguinte maneira: • Passarão o saco mágico por alguns alunos que colocarão as mãos dentro do saco devendo apalpar uma das bolas. Tentando então adivinhar de qual bola se trata, indicando suas características (tamanho, peso, textura, material. ), para que seus colegas também consigam ajudá-lo a descobrir de que bola se trata. Após tirarão a bola de dentro do saco confirmando ou não a sua resposta.

Então a mediadora indagará às crianças do modo de jogar com aquele tipo de bola. Exemplo: Se for uma bola de basquete, perguntar se é jogado com as mãos, com os pés ou precisa de outro objeto (se sim, qual? ) OBSERVAÇÃO: Antes da atividade será feita uma conversa onde as mediadoras explicarão e não serão todos que Tempo estimado: 30 minutos. Mediadora: Organização do espaço/turma: sentados nas cadeiras que estarão em forma de plateia de frente ao telão. Forma de apresentação: a mediadora contará a história com ntonação de voz, enquanto os alunos visualizam imagens sobre a história, em forma de filme.

Filme: Caloca é um menino legal, mas nem sempre foi assim. Sabe por quê? Caloca tinha tudo o queria e até uma bola de verdade, só não tinha amgos. Mas futebol ele não tinha como jogar sozinho. O time do bairro era cheio de amigos, mas não tinha uma bola de futebol, apenas uma de meia. Toda vez que íamos jogar com Caloca era a mesma coisa, quando algo não o agradava, nem que fosse ao melhor do jogo, ele pegava sua bola e ia para casa. O problema maior foi quando queríamos entrar para o ampeonato do bairro e a gente precisava de uma bola de verdade.

Mas Caloca já complicou e dessa vez tiramos ele do time. Caloca ficou três dias sem aparecer no campinho, mas quando apareceu não demos a mínima, até ficamos sabendo que ele quis entrar no time do Faz de Conta. Ele quase apanhou por que no melhor do jogo ele quis levar a bola. Em um dia desses Caloca cansou de ficar sem amigos e começou a convidar os amigos do campinho para brincar em sua casa. Nos assustamos quando vimos Caloca aparecer no campinho nos convidando para jogar e nos deu a bola de presente, mediatamente começamos a treinar para o campeonato. Adivinha o resultado?

Naquele ano fomos os campeões do Bairro. E agora brincamos todos os dias sem discussões. AIGF3ÜF7 discussões. 3. 1- Conversa: – Quando vocês brincam com bola? Onde? – Quem brinca com vocês? De que vocês brincam? – Vocês têm bola? Quem tem, empresta para os amigos? Sensibilização para o cinema: Agora, vamos conhecer a história “O dono da gola” de Ruth Rocha, porém para poder ver e entender a história, vocês precisarão dos óculos “MÁGICOS”, conhecidos como 3D, estes ?culos dão a impressão de que o objeto que vocês estão vendo está realmente a sua frente.

Mas o mesmo só funcionará quando todos tiverem colocado. – Quando todos estiverem preparados a mediadora colocará a história em forma de 3. 2 — Observações sobre o filme: – Sobre o que o filme tratava? filme. – Alguém é parecido com o menino do filme? – Como era o menino da história? – Vocês acham certo o que ele fazia no início? O que aconteceu com ele no final? – Que lição vocês tiraram dessa história? 4) Atividade do dado: • Giz; • Dado com imagens de: Bola; – Menino; – Time; – Campo; Caloca; – Casa. s alunos realizarão a contagem e a escrita do total de letras, números de vogais e consoantes e o número de snabas que há nas palavras, sendo que cada ordem será dada uma de cada vez e as crianças escreverão as palavras e suas “características” em uma ficha de registro entregue a elas pelas mediadoras. FICHA DE REGISTROS: I PALAVRA VOGAIS 5) Gol das letras. Síl_ABAS ITOTAL DE LETRAS CONSOANTES • Goleiras pequenas; • gola de futebol; Local: Pátio interno. Tempo estimado: 30 minutos Mediadoras: 5. 1 – Conversa:

Agora que nós já contamos as letras das palavras vamos ver quantos gol – Agora que nós já contamos as letras das palavras vamos ver quantos gols conseguimos fazer? – Vocês sabem que a gente pode chutar de vários jeitos? – Vocês saberiam nos dizer e mostrar quais são eles? OBSERVAÇÃO: Se não souberem as mediadoras explicarão e demonstrarão os jeitos. Jeitos: Peito do pé, sola do pé, parte externa do pé, parte interna do pé e também o famoso bico. 5. 2 – Jogo: Dividir a turma em dois grupos e posicioná-los a uma distância de 2 metros da goleira.

Cada aluno terá uma chance de chute ao gol. O grupo após, deverá registrar o seu número de gols na calçada. Contar o número total de gols de cada grupo. 5. 3 – Conversa: – Quantos gols cada um fez? – Alguma palavra que vocês escreveram antes tem este número de letras? (Deixar que analisem as palavras escritas anteriormente). OBSERVAÇAO: Se não houver nenhuma palavra com o mesmo número de letras, perguntar: Qual a palavra em que o total de letras é mais próximo ao número de gols? – Qual a diferença de gols entre os dois grupos? – E se somarmos o número de gols? Futebol com as mãos dadas. • Bola de futebol; PAGFsrl(F7 Jalecos e Iniciar o Jogo. Primeiro tempo do jogo em duplas: 2 minutos. – Agora vocês devem se juntar com a dupla mais próxima de voces. Mais 2 minutos de jogo. Agora todo o time irá ficar de mãos dadas e jogaremos mais uma vez. – Ressaltando sempre os cuidados que terão com o colega e consigo mesmo. Jogar mais 2 minutos. OBSERVAÇÃO: Se for necessário parar o jogo e retomar as regras. 5. 2) Conversa: – Vocês já tinham jogado futebol desta maneira? O que acharam do jogo? – O que vocês acharam diffcil?

O que vocês acharam fácil? O que vocês mudariam no jogo? E nas regras? 7) Avaliação: • Folhas de oficio; • Lápis de cor; • Giz de cera. Local: Mesas de concreto em frente à quadra de esporte. Tempo estimado: 10 minutos. Formação: Todos de pé em círculo de testa. Ao final da conversa sobre o jogo, as mediadoras encaminharão os alunos até as mesas em frente à quadra e farão perguntas referentes à tarde, exemplos: • O que mais chamou a atenção de vocês nas atividades de hoje? • O que vocês mais gostaram? • O que vocês aprenderam? • Qual atividade vocês tive culdade?

Petição

0

Excelentissimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Processo de Origem: 1a Vara

Read More

A importancia da historia da educaçao para a formaçao de educadores

0

A importância da história da educação para a formação de futuros educadores vão além de iluminar o passado para entender

Read More