Aspectos introdutório em ciências contábeis

Categories: Trabalhos

0

Falaremos um pouco sobre contabilidade, para começarmos vamos conceituar o que vem a ser contabilidade: É dever da contabilidade registrar, estudar e interpretar os fatos que modificam o patrimônio das empresas, o objetivo da contabilidade é mensurar, registrar e controlar o patrimônio, este que é o objeto da contabilidade. Os registros das movimentações realizados em uma organização é a chamada escrituração contábil, que é realizada de acordo com o Método de partidas Dobradas, plano de Contas e outras normas envolvidas.

A escrituração contábil são realizadas no Livro Diário e no Livro Razão, vamos conhe or6 Livro Diário: É um livr bri ter no qual fará os la ment órgãos competentes, apresentar o Livro Dl ern mpresa deve o, e registro nos onológica. Deve-se I nos casos que as empresas são tributadas pelo Lucro Real. Livro Razão: Os registros são feitas em contas individualizadas. Então terá um controle maior de cada uma das contas (conta estoque de mercadorias, conta caixa, entre outras).

Na gestão empresaria a contabilidade é importante pelo fato de apresentar informações úteis para cada empresa ou organização, e fornecer informações para cada decisão que será tomada. Deve também manter a empresa regularizada nos órgãos competentes. Existem dois tipos de demonstrações contábeis são elas: Balanço patrimonial: Deve mostrar a poslção financeira e patrimonial da empresa de forma qualitativa (o SWipe to page (o nome das contas), e quantitativa (o valor de cada conta). Na hora de calcular o Balanço Patrimonial tem que colocar do lado esquerdo o Ativo, que são os Bens mais os Direitos a receber.

No lado direito deve somar o passivo, que são as Obrigações, com o Patrimônio Líquido, que são as Reservas, Capital Social, Lucro ou Prejuízos acumulados. Os resultados devem ser iguais dos dois lados, pois se não estiver a conta foi feita de forma errada. DRE – Demonstração do Resultado do Exercício: Resultado do exercício em um certo intervalo de tempo, geralmente de doze meses, onde mostra as receitas subtrai as despesas e o resultado é Lucro ou Prejuízo, esta conta é feita em ordem vertical.

A missão de uma empresa deve responder o que ela está disposta a fazer, qual tipo de clientes ela irá atender e qual a finalidade de sua existência. A visão de uma empresa deve ser realizada corretamente para ue esta empresa possa crescer e atingir seus objetivos, se for realizada erroneamente poderá levar ao fechamento da empresa. Por isso tem que ter uma visão ampla de seu mercado de atuação sabendo até onde pode chegar, qual rumo a empresa deve tomar para chegar as suas metas, e se os recursos estão sendo bem aplicados.

Planejar, Organizar, Dirigir, e Controlar são as quatro etapas do Processo Administrativo. O primeiro passo da empresa é planejar. Uma empresa antes de abrir deve fazer um planejamento dos objetivos e ações a serem tomadas, e que os atos da empresa não pode ser tomados sem o ecessário conhecimento sobre o assunto, mas sim em métodos planos ou lógica. O segundo passo constitui O segundo passo constitui em organizar a empresa, depois de planejar é hora de executar o que foi proposto.

A organização pode ser dividida em: Especialização, que deve mostrar quais as atividades especficas que obrigatoriamente a empresa terá que realizar para chegar no resultado dos objetivos planejados; Departamentalização, que junta as atividades em departamento; Cargos e Tarefas, que falam qual a posição de cada um e qual tarefa é atribu(da à ele. Dirigir é orientar qual rumo a empresa deve seguir, baseando- se sempre no planejamento e organização da empresa, motivar cada um dos trabalhadores a melhorar seus resultados para que a empresa chegue ao objetivo esperado.

O controle da empresa é conhecer se o que foi planejado e organizado está levando a empresa aos objetivos pretendidos; saber o desempenho atual da empresa, e estabelecer padrões; fazer comparações do desempenho da empresa com os desempenhos planejados, e se estiver aquém das expectativas qual decisão deverá ser tomada para a empresa melhore os resultados. O ambiente das organizações é dividido em Ambiente – Tarefa e Macro Ambiente. O Ambiente Tarefa é específico em cada organização, cada uma tendo o seu próprio Ambiente Tarefa, do qual realiza suas entradas e no qual coloca as suas saídas ou resultado.

Então, no ambiente de tarefa estão às entradas e saídas do sistema, ficando assim, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc. ) de um lado, e de outro os clientes ou consumid PAGF3rl(F6 atividades terceirizadas, etc. ) de um lado, e de outro os clientes ou consumidores. Em seu ambiente de tarefa aparecem os concorrentes (que disputam com ela tanto suas entradas como saídas) e as entidades regulamentadoras (como sindicatos, órgãos fiscalizadores, entidades reguladoras, etc. que colocam condições, restrições e limitações à atividade organizacional. O ambiente de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades. Coloca também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização. A organização bem sucedida é capaz de coordenar o trabalho dos indivíduos e grupos que façam as tarefas, de maneira ue permita ao sistema em sua totalidade funcionar dentro das restrições, responder às demandas e obter vantagem das oportunidades que surgirem no ambiente.

Macro Ambiente, ou ambiente geral, é o conjunto de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, e outros que acontecem no mundo e na sociedade em geral. Nestes fatores inclui um campo dinâmico de várias forças que se cruzam, acontecem colisões, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando assim ações e reações, Instabilidade e mudanças. Outro cenário que tem grande influência nas organizações é o cenário ambiental, podendo afetar com muita ou pouca força essas organizações e criando mais ou menos condições favoráveis.

Forças que afetam o macro ambiente: variáveis econômicas, tecnológicas, sociais, políticas, legais, culturais, demográficas. Alguns aspectos jurídicos relevantes para um profissional da contabilidade são: D PAGF culturais, demográficas. contabilidade são. Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Dlreito Tributário, Direito Ambiental e a Fiscalização Sanitária. Direito Civil é regulamentado pelo Código Civil, e leis esparsas.

Os ramos do Direito Civil são: Direitos da Personalidade, Família Sucessões, Reais, Contratos, Obrigações. Direito do Trabalho no Brasil foi criado no governo de Getúlio Vargas, com a Consolidação das Leis Trabalhistas – CL T, e a criação da Justiça do Trabalho. Um contador deve avisar os seus clientes (empresários) que o não cumprimento dessas leis geram multas que pode afetar o patrimônio da empresa (diminuição do patrimônio) e ressaltar a importância de se cumprir os direitos trabalhistas.

Direito Empresarial: Atividade empresária definida em lei; e fundamento constitucional: livre iniciativa. Para lei são empresários: Artigo 966: Consideram-se empresários quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços. Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.

Direito Tributário existe porque o Estado precisa arrecadar erbas necessárias ao desenvolvimento de atividades em favor dos cidadãos. Os tributos são gêneros dos quais são espécies: os impostos, as taxas, as contribuições de melhorias; as contribuições sociais, os emp impostos, as taxas, as contribuições de melhorias; as contribuições sociais, os empréstimos feitos compulsoriamente. Direito Ambiental: É um direito previsto na Constituição Federal. Consideram-se espécies de Meio Ambiente: natural, do trabalho, industrial, cultural.

As empresas tem o dever de preservar o meio ambiente, pois se causarem algum dano ambiental a empresa será obrigada eparação do dano causado e levará multa, alem de causar um mal-estar com o público. Fiscalização Sanitária: Um contador deve avisar seus clientes sobre a limpeza e higiene do ambiente de sua empresa, pois é direito do empresário e dos empregados trabalharem em um lugar sem risco de pegar doenças, Infecções, ou até mesmo passá-las aos seus clientes.

A vigilância sanitária está atenta com esses casos e pode multar, ou até mesmo interditar uma empresa que traz risco para sociedade. As operações matemáticas estão presentes em várias atividades elacionadas à contabilidade, por exemplo, sobre folha de pagamento, os percentuais são importantes para se determinar o valor a ser descontado do funcionário referente a tributações trabalhistas e Imposto de Renda, bem como para se calcular a parte que é de responsabllidade da empresa.

Há também os cálculos de comissões, cálculos como horas trabalhadas e horas extras. São importantes também em avaliações e mensurações de ativos, de cálculos de dívidas, estimativas, montagem de orçamentos, para fazer o Balanço Patrimonial, os cálculos da DRE, e outras operações a mais.

Plano de negocio

0

INTRODUÇÃO O presente trabalho de Administração de Empresas com ênfase em Administração Geral configura um instrumento pedagógico com o objetivo

Read More

A guerra do sucesso pelos talentos humanos

0

Leonardo A Guerra do sucesso pelos talentos humanos JEFFERSON MARCO ANTONIO LEONARDO Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade

Read More