Atividade integradora

Categories: Trabalhos

0

4 ATIVIDADE INTEGRADORA TRANSGENIA to view nut*ge JACOBINA-BA MARÇO DE 2012 BEATRIZ MENDES DA SILVA genes de uma bactéria para tornasse resistente ao herbicida Roundup, fabricado pela própria Monsanto. Hoje aproximadamente 96% área plantada com transgênicos plantados no mundo estão concentrados em três países: EUA. Canadá e Argentina. Quatro cultivos comerciais representam 99% dos transgênicos plantados no mundo: soja, milho, algodão e canola.

Embora a biotecnologia traga inúmeros riscos para o meio ambiente e a saúde, os testes para provar sua segurança ainda são muito superficiais. Experimentos conduzidos para estar a segurança ambiental são normalmente de curta duração e realizados em pequena escala. Pesquisas comprovam que esta produção não dura mais do que uma estação, enquanto os danos ambientais podem levar anos para tornarem-se aparentes. Estudos comprovam que as medidas que tentam garantir a segurança dos alimentos transgênicos para a saúde também são fracas.

Isso porque, tanto nos EUA onde em 1989 foi comprovado que consumidores do complemento alimentar que continha triptofano produzindo por bactérias transgênica adquiriram a síndrome de eosinofilia- mialgia causando uma doença séria em dezenas de pessoas, uanto no Brasil, as autoridades que regulamentam este tipo de produto baseiam-se nas evidências apresentadas pelas próprias empresas para aprovar o uso e a distribuição de produtos transgênicos, sendo que estas evidências devem ser apresentadas por Institutos de pesquisas que não tenham envolvimento com estas empresas, para que possamos ou não consumir este produto.

Desde 1998, quando entrou com o pedido de autorização para o plantio comercial de soja transgênica junto à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Bio segurança), a Monsanto nunca apresentou qualquer tipo de estudo sobre os Impactos sobre o meio ambiente, conforme xige a legislação brasileira. Dentre os r PAGF sobre os impactos sobre o meio ambiente, conforme exige a legislação brasileira.

Dentre os riscos para o meio ambiente, podemos listar a poluição genética, a provável extinção da planta nativa, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninha resistente a herbicidas (preocupação das fábricas de pesticida), o aumento do uso de agrotóxicos e a perda da fertilidade natural do solo. O Protocolo estabelece procedimentos que estão legalmente de acordo com a OMC e, por isso, elimina qualquer possibilidade de questionamento quanto às leis de comércio internacional.

O Protocolo de Bio segurança reconhece que o conhecimento científico sobre transgênicos é incompleto e permite que os parses tomem medidas para prevenir danos ambientais na ausência de certeza científica sobre o dano, permitindo que as partes tomem a decisão de “evitar ou minimizar tais efeitos potenciais adversos. ” O consumo responsável é uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa que deseja contribuir para a conservação da natureza.

Ao evitar o consumo de transgênicos, você ajuda a evitar que eles sejam plantados e, assim, ajuda a proteger o meio ambiente. Não creio quando as produtoras de sementes transgênicas dizem star somente preocupados com o enriquecimento nutricional dos alimentos e com o fim da fome mundial, sabemos que existem fins lucrativos, e podem gerar um monopólio sobre a venda destas sementes, pois os agricultores devem se cadastrar e somente comprá-las diretamente destas produtoras.

Acredito que teremos que observar e esperar para que possam comprovar a eficácia do uso livre da transgenia, pois as atuais pesquisas apresentados pelos especialistas no assunto não transmite confiança e muito menos prever o que o futuro reserva para a produção dos Organismos Geneticame PAGF 91 onfiança e muito menos prever o que o futuro reserva para a produção dos Organismos Geneticamente modificados (OGMs). Referências bibliográficas: WWW. infoescola. com/Biologia-Ecologia – greenpeacenow. ultiply. com/journal/item/l – http://biologiadoenvolvimento. blogspot. com – PT wikipédia. org/wik/lntrodução à evolução – Amabis, José Mariano, 1947 Biologia / José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho_2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. FTC- Faculdade de Tecnologia e Ciências Disciplina – Zoologia Geral e Comprada I Curso – Biologia Tema: Relatório Ilustrado Circuito – 11 Discente – Luiz Antonio Bavosa Tutora: Ana Carla Data – 18/01/2012 UP – Jacobina CARLA Comparada l.

Trabalho apresentado a FTC como requisito de atividade Integradora, sob orientação da tutora ANA Disciplina Zoologia Geral e 91 desempenhando funções distintas, a presença de colágeno, uma proteína fibrosa, a presença de espermatozóides uniflagelados. Não podemos precisar uma característica unificadora dos anmais, mas sm um conjunto delas, até porque os caracteres evoluem conjuntamente… 2. Como se deu a origem e diversidade entre os metazoários?

Com base em registros fósseis, acredita-se que a origem dos animais tenha ocorrido há 565 milhões de anos, durante o eríodo Vendiano da era Neoproterozoica (Pré-Cambriano). Estudos moleculares, no entanto, têm levado pesquisadores a propor uma origem bem mais precoce para os metazoários, há 900 milhões de anos. Independente da controvérsia sobre a data de origem, o grupo-irmão dos animais parece ser Choanoflagellata, um táxon de organismos unicelulares monoflagelados. Alguns representantes desse táxon podem formar colônias.

Supõe-se que os metazoários teriam surgido de uma colônia cujos integrantes tenham se diferenciado entre células somáticas (isto é corporais, não reprodutivas) e células reprodutivas 3. Que adaptações foram necessárias para que estes organismos conquistassem os ambientes terrestres e aquáticos? Para os ambientes terrestres foi necessário adquirir um esqueleto, cuja flutuabilidade é inexistente, assim como o tegumento e a interiorização das superfícies respiratórias são essenciais para evitar a dessecação. 4.

De que forma a sistemática filogenética auxilla os estudos dos metazoários e quais suas principais ferramentas? Para os ambientes aquáticos, no mar pelo motivo da isotonia da água do mar em relação à concentração iônica interna de muitos animais marinhos, rico e salino é para eles PAGF s OF identificação e compreensão das relações evolutiva entre todos os grupos. Analisando, classificando e identificando os grupos que são monofiléticos. 5. Apesar da grande diversidade entre os metazoários, como é possivel estabelecer as relações de parentesco entre os diferentes grupos? ? do instinto humano, e evoluiu culturalmente com o mesmo, a tendência de organizar. Sendo assim, as similaridades que os animais apresentavam um desafio de serem organizados. Desde Aristóteles (384 a. C- 322 a. C), já havia uma certa tendência de se classificar (palavra esta que pode ser melhor sinônmo da alavra “sistemática’) os seres vivos. As relações de parentesco podem ser estabelecidas por diversas maneiras, mas sempre seguindo um objetivo: traçar características conspícuas (de semelhança) entre os organismos que serão classificados seja por meio genético ou por meio morfológico.

Para verificar o parentesco com auxílio da genética, as informações do cromossomo do organismo são extraídas, sendo montada uma matriz de similaridade . com bases ATCG) e depois é comparado o nível de semelhança. entre as espécies (muito resumidamente, pois o método é um pouco mais complexo do que apresentei). Caso o estudo se dê por análise dos dados morfológicos, muitos caracteres são comparados entre as espécies, tais como venação das asas em diptera, padrão de tórax em hexapoda, padrão do bico em aves e terminália genital também em diptera.

Também é gerada uma matriz de similaridade de caracteres e depois se faz a análise por meio de softwares específicos. 6. por que a coevolução entre animais e outros organismos (plantas, fungos, bactérias e protozoários) é fundamental para o sucesso de todos? Porque nenhuma espéci PAGF 6 1 . Existe uma sobrevive só… Existe uma dependência entre organismos para al fato. Um lindo exemplo disso é de um beija-flor que temo bico curvo e bem grande para poder conseguir sugar o néctar de uma determinada flor e ambos vivem no monte Roraima.

Essa flor tem o reservatório de néctar tão fundo que somente esse beija-flor mencionado consegue sugar o seu néctar. Ou seja, se um dos dois desaparecer. O outro logo desaparecerá também. E isso desencadeará um ciclo de elos entre espécies que sera quebrado. – PT wikipédia. org/wik/lntroduçao à evolução Disciplina – Botânica Geral e Comparada I Tema: Organografia da Raiz, da Folha e Flor das Angiospermas Período: 30 U P – Jacobina

Tutora – Ana Carla Data -15 -01 -2012 jacobina-BA 2012 FICHA DE IDENTIFICAÇAO PAGF 7 tanto crua como cozida é muito utilizada nas cozinhas chinesas e ocidentais FOLHA DATA DA COLETAI 15/01/2012 LOCAL DA COLETA I Quintal da vizinha I COLETOR Luiz Antonio Bavosa NOME CIENTÍFICO I Citrus Sinensis NOME VULGAR Laranjeira I PARTE DA PLANTA COLETADA Folha CLASSIFICAÇÃO DA PARTE COLETADA Dicotiledônea, Reticulinérvea CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS I Folhas verdes, largas e bicudas OUTRAS ANOTAÇÕES I NO meio das folhas da laranjeira nascem picos grandes.

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO FLOR DATA DA COLETAI 17/01/2012 LOCAL DA COLETA I Jardim I TIPO DE RAIZ I subterrânea I CAULE I Rizoma COR I Verde I TAMANHO I Pequeno CLASSIFICAÇÃO DA FOLHA I Longa, dividida em folíolos, em sua superficie inferior formam-se pontinhos escuros… FLOR I – Não possui I FRUTO I Não possui SEMENTE – Não possui, reproduzem por esporos PASTA HERBÁRIOGIMNOSPERMA I NOME CIENTIFICO I Araucaria brasiliensis NOME VULGAR Pinheiro I ALTURA loa 18 metrosl CAULE I Tronco, produze uma madeira de boa qualidade.

COR DAS FOLHAS I As ac(culas, são verde-escuras, simples, alternas, espiraladas, lineares a lanceoladas, coriáceas, muito pungentes, chega a 5 cm de comprimento por 1 cm de largura. I TAMANHO I Alta CLASSIFICAÇÃO DA FOLHA Folhas Juvenis, folhas Folhas de sementes (Cotiledôneas), Folhas Adultas Drupas, de cores variadas, polpa suculenta, doce e com uma única semente no centro I SEMENTE Monocotiledônea A Educação na Formação dos Valores Morais Ao se falar e comenta sobre à educação moral, o certo é que todos faça uma reflexão, pois não há como ter educação sem reflexão.

A formação de valores, hábitos que o indivíduo tem como base durante a sua vida, em conjunto com a sua família, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil. Baseado nessa colocação surge à necessidade de um novo lhar dos educadores da educação infantil, visto que esses são responsáveis em grande parte pelo processo educacional de valores da criança na fase inicial de sua vida.

Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado. É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando eu ponto de vista diante de uma determinada situação.

Baseado na importância que os educadores e consequentemente a escola tem na formação educacional de valores dos seus alunos, segue uma questão para reflexão, bem como para contribuição da formação da cidadania: No papel de educador, é necessário pensarmos um pouco sobre essa questão e veja qual a melhor forma de participar no processo da construção da cidadania dos futuros cidadãos, podendo contribuir para o sucesso na formação dos futuros cidadãos. na confecção desse trabalho refletiu muito essa questão porque não dispomos de uma pr m mesmo um jardim id

Teoria geral do estado

0

QUESTIONÁRIO DE CIÊNCIA POLÍTICA/TGE 1) Explique a importância da TGE para a formação do futuro, justifique: Resposta: “O que mais

Read More

Matemática

0

1 )Num determinado país, o imposto de renda (IR) é descontado dos salários mensais da seguinte forma: •Para salários até

Read More