Atividade interdisciplinar 1 semesre unopar

Categories: Trabalhos

0

[pic] to view nut*ge determinados pontos de vista? 12 4CONCLUSA014 5REFERÊNCIAS 15 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado em relação às disciplinas estudadas no 10 Semestre, diz respeito: Teorias de Administração l, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

Foi feito uma pesquisa de campo para levantar as medidas estratégicas tomadas para o desenvolvimento econômico local, em seguida, foi estudado o texto proposto a fim de diagnosticar opiniões divergentes e também isso relacionado a Filosofia. PROPOSTA DA ATIVIDADE No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década e 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”.

Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir: 1 Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais? A reestruturação capitalista é uma transformação nos processos de democratização res onsabilidades econômicas sociais, também pode s r análise das relações PAGF 7 OFII 1 Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consulta de sua escolha, Identifique quais são as politicas brasileiras para o desenvolvimento local”.

As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas politicas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova politica social, ora como um novo paradigma conômico.

Para o desenvolvimento local, muitas instituições, grupos e indivíduos podem estar envolvidos: Cooperativas, as agências de desenvolvimento, associações comerciais e industriais, entidades empresariais, sindicatos, governos locais como prefeitura e câmara de vereadores. 2 Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc… ) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

A cidade no qual fiz o estudo do caso chama-se Frederico Westphalen, localiza-se ao norte do estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade considerada como polo comercial pela diversidade no comércio que oferece. Em Frederico atuam várias entidades para o desenvolvimento econômico local, mas as que se destacam mais são a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial, (ACI-FW).

A Associação Comercial e Industrial de Frederico tem por objetivo possibilitar um crescimento regional, a entidade assinou um Termo de Adesão do programa Gaúcho da Qualidade e produtividade com o desafio de comprovar do Programa de Qualidade, roporcionando uma mudança na maneira de pensar e planejar. A ACI-AN e CDL, como entidades de desenvolvimento econômico PAGF30F11 mudança na maneira de pensar e planejar.

A ACI-FW e CDL como entidades de desenvolvimento econômico local e representantes da classe empresarial, juntamente com a prefeitura municipal desenvolveram o projeto EXPOFRED 2000, com o intuito de promover e incentivar o fomento da indústria, comércio, agropecuária, artesanato, e agricultura familiar regional. Além destas entidades o município buscou estabelecer parcerias como o SEBRAE, SENAI, CIGE e Junta Comercial. Contudo diversas ações foram planejadas visando atender e beneficiar a todos levando novos produtos e serviços. Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos planejamento Estratégco envolvldo no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional. 1 Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores) Como mencionado na questão anterior, a Associação Comercial Industrial (ACI-F’vV) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) são as maiores entidades que visam o desenvolvimento conômico local.

A entidade sempre contou com empresários experientes que não mediram esforços para o desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviço. Entre os empresários que contribuíram para a história de ambas entidades e que estiveram envolvidas na gestão das atividades encontram- Marcos de Assunção (05-08-1967 a 03-03-1969 e 26-06-1984 a 26-06-1986).

Desempenhou a função de presidente das entidades nesse período, nascido em Porto Alegre formou-se Bacharel em Administração de Empresas e logo em seguida veio a residir no município, na época existia um nicho de mercado muito om no setor de suinocultura a re ião é hoje considerada uma das maiores produtores d e ramo. O mesmo foi fun PAGFd0F11 região é hoje considerada uma das maiores produtores do estado nesse ramo. O mesmo foi fundador do Frigorifico, hoje abate em torno de 2. 200 suínos por dia, nos dias atuais é dirigido por outra empresa do setor privado.

Adalberto Sponchiado (2006-2008). Empresário, nascido no município formou-se em Economia. Esteve liderando ambas entidades nesse período, é proprietário de uma rede de auto peças em toda região norte do estado, líder e referência no setor ogístico em função do sucesso de suas empresas hoje também atua como palestrante motivacional. Uma pessoa também muito envolvida no processo de desenvolvimento econômico da região é o atual prefeito da cldade de Frederico Westphalen José panosso.

Formado em Ciências Contábeis antes de ser eleito Panosso trabalhava em seu escritório de contabilidade e também é proprietário de uma franquia de Auto Escolas conveniado ao Detran. Sempre está buscando recursos para o município junto as outras autoridades governamentais e envolvido em assembleias para defender as necessidades do município. Identifiquem as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.

A Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Frederico Westphalen tiveram inicio em 20 de setembro de 1957, quando um grupo de empresários locais liderados pelo Sr. Alfredo Luiz Sanvido (in memoriam) registraram em Assembleia Geral, a criação da Entidade. Inicialmente, a entidade contava com o apoio dos empresários e Administração Municipal, que cediam salas para a realização das reuniões, cujas declsbes eram tomadas em Assembleias. Com o passar do tempo sso se tornou um problema, pois, a prefeitura não teria mais estrutura para estar colocando a disposição da entidade.

Logo veio a ideia de construir uma sede mais estrutura para estar colocando a disposição da entidade. Logo veio a ideia de construir uma sede própria, a partir daí o problema em questão passa a ser financeiro. Conquistada com muito esforço e dedicação dos empresários, que hoje são sócios beneméritos, em função do grande empenho, em 1982 a entidade estava definitivamente instalada em sede própria, podendo assim tocar seus projetos para o desenvolvimento conômico local.

A falta de apoio governamental na época era uma grande barreira para dar inicio e sequencia nos projetos da entidade, também não existia uma linha de crédito ou financiamento diferenciado para compra de equipamentos ou até mesmo construção civil, incentivo fiscal para o desenvolvimento de micro empresas também não se conseguia, sendo estes os principais fatores que limitavam a implementação do plano de desenvolvimento na cidade. 3 Descubra qual é a vocação econômica de sua localidade (municipal ou regional).

A principal vocação econômica de Frederico Westphalen e oda região norte do estado do Rio Grande do Sul é a agricultura e a criação de suínos. Região rica em solo fértil que proporciona o plantio de milho, soja, feijão entre outros. Ao longo dos anos foi desenvolvido um projeto muito grande de integração de suinocultores, onde os animais são abatidos e industrializados no município mesmo que conta com um abatedouro com capacidade de abatimento de 2. 00 animals por dia, também conta com uma estrutura para fabricação de ração já que sua matéria prima encontra-se na própria região favorecendo o abastecimento e logística. A cidade também conta com várias micros e médias empresas no setor metalúrgico, têxtil, e comerciário atendendo to idades regionais. PAGF60F11 necessidades regionais. 4 Procure identificar as oportunidades elou potencialidades de negócios advindas da implantação do plano de desenvolvimento econômico de sua região.

Com o passar do tempo várias micros e médias empresas foram sendo fortalecidas e até mesmo outras surgindo no meio do caminho, mas fazendo uma análise ou até mesmo pesquisa observa-se a necessidade de uma fábrica de embalagens local para atender a demanda do munic(pio, hoje essa matéria prima em toda de outra região do estado ou até mesmo de Santa Catarina tornando o custo mais caro, inclusive pelo fato do ICMS.

Outra potencialidade a ser explorada também na região é o setor de transporte de grãos, mais conhecido como carga seca. Nas épocas de safras principalmente é bastante difícil encontrar caminhão na região para fazer este tipo de serviço, sendo assim também se paga mais caro pelo frete ou serviço a ser prestado, pois a transportadora contratada geralmente tem que vir de fora para executar. I Opinião da Autora Opinião Divergente 1 IA autora Claudete diz que a discussão do papel dos I (COELHO, 994, p. 24).

Atuando mais na área de ‘municípios na promoção do desenvolvimento aponta para I políticas de uso do solo, os Municípios não tem lo crescimento de suas responsabilidades em relação àsl conseguido integrar política urbana e ‘iniciativas voltadas para a melhoria das condições del desenvolvimento econômico (sendo que) as definições I vida e à busca de soluções dos problemas urbanos e, presentes na Constituição de 1988 necessitam ganhar I lenfim, da gestão local se materializar em proieto PAGF70F11 uma dinâmica própria e própria e se materializar em projetos e I specíficos no interior do não tem assumido desenvolvimento econômico.

Opinião da Autora arranjos institucionais Executivo (já que) os municípios enquanto um agente de Opinião Divergente 2 A autora fala no texto que o desenvolvimento está I (LL. TRIGAL & P. B. DEL pozo, 1999, P. 259). A I vinculado à noção de modelo territorial, cuja locupação e a utillzação do terntório depende da I compreensão é um dos objetivos da análise territorial’ configuração do sistema de assentamentos, da le de ordenação do território, visando compreender as utilização do meio físico e dos processos de I formas de ocupação e utilização do espaço. transformação desse meio (infraestrutura, tipos de I etc. ). ocupação, de aproveitamento Opinião Divergente 3 .. é preciso considerar que a espacialidade da vida I (A. C. R. MORAES, 2000a). ? dinâmica local associam-se centra-se na relação entre o espaço (ou um dado estímulos exteriores, sendo o território condição, território) e o poder. Nessa perspectiva, tem-se a I meio e produto da reprodução da vida social. I transformações alteram profundamente o mercado de I trabalho e o espaço local, suscitando a indagação de I I como as localidades estão responden indagação de I como as localidades estão respondendo as mudanças e ‘qual a intensidade das forças reativas locais, diz a I autora. 3- Com relação á questão linguística, podemos afirmar que “tudo tem dois lados, no mínimo”, ou seja, duas opiniões sobre o mesmo assunto.

Num texto, então, essa oposição de opiniões, que também pode ser vista como pontos de vista argumentativos diferentes, acontece pode (e, muitas vezes, deve) acontecer durante o texto todo. Assim sendo, também com base no material anexo: – Identifique a(s) posição(ões) da professora Claudete de Castro Silva Vitte, durante todo o texto, contrapondo-a(s) à(s) opinião(ões) de outros autores (que ela mesma nos apresenta ou que não apresenta, mas fica(m) implícita(s) na fala da autora. É preferível fazer um quadro com duas colunas (no mínimo), segundo o exemplo abaixo, para que tenhamos visão mais rápida, clara e abrangente sobre “os lados” apresentados no texto.

O número de linhas vai depender de quantos “pares opostos” (ou mais… ) você consegue “captar da leitura. 3 Vou pegar uma carona com o prof. Marcelo e colocar essas questões divergentes, que estão apresentadas pela autora, na imensão critica que é umas das características da Filosofia. Quando temos opiniões que se divergem, onde está a verdade? Por que precisamos buscar opiniões divergentes de determinados pontos de vista? PAGF40F11 próprio pensamento. Pensar praticamente todos pensam, mas pensar o próprio pensamento é um exercício. A Filosofia busca um despertar, um “algo” diferente para o que é comum. É a busca de uma ordem, da reflexão, como apontam Deleuze e Guattari (1 992,p. 57): …

Perdemos sem cessar nossas ideias. É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas. A Filosofia, portanto, nao quer calar. A sua proposta é de esclarecimento. Sobre esta questão, é muito interessante a explicação Katiana de “o que é o esclarecimento” no artigo de 1783: Esclarecimento (Aufklaring) é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro Indivíduo (KANT, 2005, p. 63). O esclarecimento kantiano traz a ideia de autonomia do sujeito. Assim, o homem esclarecido, que filosofa, desnuda o mistério, compartilha o conhecimento.

Nesse sentido, escreveu Vernant (1990, p. 5): (… ) a filosofia traz o mistério para a praça. Não faz mais dele o motivo de uma visão inefável, mas o objeto de uma investigação em pleno dia. Através do livre diálogo, do debate argumentado ou do enunciado didático, o mistério se transmuta em um saber cuja vocação é ser universalmente compartilhado. Por isso, o pensar é uma grande aventura, é processo de libertação. Quando temos opiniões divergentes não existe uma única verdade e sim opiniões e ideias diferentes, buscamos opiniões divergente para discutir, avaliar os pontos de vista, e bem provável chegar a uma conclusão.

Como conseguir sucesso em uma negociação?

0

• Como conseguir sucesso em uma negociação ? O negociador deve conhecer e utilizar adequadamente a metodologia do processo da

Read More

Projeto integrador

0

Toyota pude perceber que havia uma especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência e a produtividade, ou

Read More