Atps empreendedorismo

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor Empreendedorismo é o desenvolvimento de competências e habilidades com relação à criação de um projeto que pode ser ele técnico, cientifico, empresarial. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é a pessoas que iniciam ou operam um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidade se inova continuamente.

Ele não é somente um fundador de novas empresas ou construtor de novos negócios. Mas ainda: ele é que fareja as oportunidades e age muito rápido antes que outros ave esta presente em to seus proprios negocl assumir riscos e inov O empreendedores s PACE 1 org to next;Ege írito empreendedor smo sem fundarem e focallzadas em mundo do negócios. Fornecem empregos introduzem novações e incentivam o crescimento econômico. Não simples provedores de mercadorias ou serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento.

Continuamente, milhares de pessoas com esse perfil – desde jovens a pessoas adultas e de todas as classes sociais – inauguram agregam a liderança dinâmica que conduz ao desenvolvimento econômico e ao processo das nações. É essa a força vital que faz pulsar o coração da economia. O empreendedorismo é vital para a geração de riquezas dentro do nosso país, promovendo o crescimento econômico e elevando as condições de vida d Swlpe to vlew next page da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

PASSO 1 No Brasil o empreendedorismo vem crescendo a cada dia, muitos que saíram de seus empregos e sem experiência abriram seu próprio negocio com o dinheiro que tinham, e isto foi dando erto. Hoje vimos muitos empreendedores que começaram tímidos no mercado e atualmente são donos de grandes empresas e muitos que também fecharam por não saber como levar a frente. Não podemos deixar de lado os que herdaram os negócios dos pais ou parentes e que dão continuidade à empresa há décadas.

Temos passado por diversas transformações tanto na vida pessoal quando na profissional e isto tem exigido do mercado, inovação, criação, uma visão a frente das coisas que já existe, com isso houve a necessidade de se entender e estudar o processo de empreendedor de sucesso. Com o avanço tecnológico, se requer um numero maior de empreendedores, hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, estamos na era do empreendedorismo. Empreender tem sido a melhor solução encontrada em universos de desempregos, o chamado empreendedorismo por necessidade.

Antes era considerada loucura um jovem recém formado criar seu próprio negócio, sua empresa, o ensino era focado em criar profissionais para administrar uma empresa e não criar uma. Quando surgiu tal mudança, nem os profissionais de trabalho nem as escolas de administração estavam preparados para esse novo cenário. E para redirecionar ações e repensar conceitos levam algum tempo para obter resultados práticos e assim finalmente o empreendedorismo no Brasll fol ganhando seu espaço.

A maioria dos negócios criados no país e por pequenos e PAGFarl(Fq empreendedorismo no Brasil foi ganhando seu espaço. A maioria dos negócios criados no país e por pequenos empresários, hoje sem duvida o Brasil ingressou em uma fase que possibilita varias oportunidades para as empresas crescerem e desenvolverem em nosso país. Mas embora o ambiente seja favorável ao crescimento empresarial, nem todas as empresas estão preparadas para as portunidades que irão surgir.

Isto ocorre porque o Brasil possui uma grande quantidade de empresas familiares, com baixo nível de profissionalização e com estilos de gestão que deixam muito a desejar. Entendendo melhor como ocorre o processo empreendedor, utilizando o conceito de gestão de negócios, seus fatores críticos de sucesso e o perfil de empreendedor de sucesso, espera-se que esse quadro seja gradativamente alterado, por meio da utilização de técnicas e com métodos realmente eficientes e que levem ao desenvolvimento das pequenas empresas brasileiras.

Em um curto período de tempo o mundo passou por varias transformações principalmente no século H, onde foram criadas muitas coisas que mudaram o estilo de vida das pessoas, coisas inovadoras, inéditas ou uma nova maneira de utilizar coisas já existentes, e por trás dessas invenções, estão os empreendedores, pessoas ou equipes de pessoas, que fazem acontecer, são visionarias, querem algo diferenciado, arriscam. Essas pessoas têm como características serem motivadas, apaixonadas pelo que fazem, possui Autoconfiança, senso de autonomia, independência e desprezo pelo risco.

Os mpreendedores são o motor da nossa economia, e possui um papel fundamental na sociedade. Os empreendedores estão integrando áreas comerciais e c PAGF3rl(Fq fundamental na sociedade. Os empreendedores estão integrando áreas comerciais e culturais, unindo distancias, globalizando e renovando conceitos econômcos, instituindo novas relações de trabalho e gerando novos empregos, quebrando preconceitos e gerando benefícios econômicos para sociedade.

E por esse motivo a busca da capacitação esta sendo prioridade em muitos países, e também o Brasil, há a preocupação da criação de cursos e matérias ssencialmente de empreendedorismo, dando assim opçóes aos jovens profissionais que estão em busca de especialização. Passo 2 Empreendedores têm como característica, visão, quer dizer possui um olhar aguçado em relação ao futuro, da sua vida e dos seus negócios, sabem tomar decisões certas na hora certa, são pessoas que fazem a diferença, transformam sonhos em realidade, com foco na oportunidade, sabendo calcular e minimizar os riscos, com liderança.

Fazem isso de maneira otimista, dedicando ao trabalho noite e dia com muita energia mesmo quando surgem os problemas, ão pessoas que tem paixão pelo que faz, não apenas visando o retorno financeiro, mas o sucesso do negocio. Os empreendedores têm o dom da liderança e são bem vistos pelos seus funcionários, pois transmitem integridade e confiabilidade e alem de saber identificar o talento de cada um de sua equipe.

Empreendedores são também muito criativos, e hábeis em se adaptar a novas idéias, situações, definir conceitos, desenvolve isso com muita autoconfiança e sem medo de falhar. Passo 3 As diferenças entre o administrador e o empreendedor, administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em portunidades. Essas definições são muito simples p empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas definições são muito simples para qualificar dois profissionais ou dois talentos tão importantes no processo das organizações e dos negócios.

Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios, ao longo do tempo o administrador tem sido objeto de estudo há muito mais tempo que o empreendedor e, mesmo assim, ainda há dúvidas sobre o que o administrador realmente faz. Segundo Hampton (1991) sobre o trabalho do administrador ele interpreta as principais bordagens existentes: Abordagem clássica ou processual onde o foco está na impessoalidade, na hierarquia e na organização, e que o trabalho do administrador ou sua arte de administrar está centralizado nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Hampton diz ainda que os administradores diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, que define como os processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que detêm, segundo o qual são funcionais ou gerais. No caso dos Empreendedores, são aqueles que assumem riscos, começam algo novo, criam empregos e prosperidades, ão propulsores da economia, etc..

As características dos Empreendedores também são bem distintas, são visionários, tomadores de decisões, fazem a diferença, identificam e exploram as oportunidades, são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, constroem seu próprio destino, são líderes, organizados, planejadores, tem conhecimento do que faz, são bem relacionados (networking) e assumem riscos calculados. Essas são algumas diferenças citadas por José Carlos Dornelas em seu livro “Empreendedorismo” – transformando idéia algumas diferenças citadas por José Carlos Dornelas em seu livro Empreendedorismo” – transformando idéias em negócios, 2a.

Edição Quanto à orientação estratégica: o Empreendedor tem a percepção de oportunidade, já o Administrador guia-se pelos critérios de desempenho. Quanto à análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, já o Administrador vê mais a redução dos riscos. Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Empreendedor vai pelo planejamento formal. Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, o “status” e a recompensa.

Quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional. A analise do desempenho no nosso grupo foi bem animadora, pois a maioria obteve uma pontuação acima de 120 que quer dizer que possuem algumas das características de um verdadeiro empreendedor, uns mais comprometidos e determinados outros sempre atentos as oportunidades, e também as criativos passo 4 Entendemos que empreendedorismo aponta para a realização de planos ou impulsos para firmar um novo negócio ou para a introdução de uma inovação de gestão numa organização á estruturada.

E que ser um empreendedor é mais vantajoso para a sociedade, pois este possui uma maior visão de futuro, procurando sempre alguma forma de inovar. E tem como características únicas: são multifuncionais com domínio de informática, fazem o que gostam, possuem amplo conhecimento das metas a serem alcançadas e princípios básicos de administração, de modo a desenvolver habilidades específicas ? ges PAGFsrl(Fq princípios básicos de administração, de modo a desenvolver habilidades específicas à gestão de negócios e resultados, mostram competência para trabalhar em equipe.

E quando comparamos o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação à média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns. Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.

Vimos também que Dornelas, sita “as diferenças entre as atribuições de um empreendedor e administrador podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégia, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial” Entendo que o Administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, Informações, análises e qualidade. Sua grande contribuição é a visão abrangente da organização.

O Empreendedor, em minha opinião, é focado o mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro. Tem capacidade de implementar as idéias: implanta projetos com começo, meio e fim. Não basta ser um poço de idéias, é preciso implementá-las. É persistente: faz de tudo para que os projetos e negócios dêem certo. Tem capacidade de implementá-las. É persistente: faz de tudo para que os projetos e negócios dêem certo.

Tem capacidade de encontrar saldas para obstáculos que apareçam. Alem de que é completamente diferente, dificilmente um Empreendedor que é visionário e inâmico, conseguiria ficar preso à hierarquia organizacional, a submissão de chefias ou comandos, participar de reuniões e, como também ficar trancado em sua sala, assinando papéis e relatórios, etc. Vimos que, não podemos mais ficar presos a conceitos antigos, pois o mundo globalizado, e competitivo já nos impõe mudanças, adaptações e novos conceitos.

Bibliografia: Idalberto Chiavenato, Dando asas ao espírito empreendedor. Empreendedorismo, José Carlos Assis Dornelas, Cláudio Raza; Administrador de Empresas, Economista, Contador, Pós- Graduado em Gestão de Pessoas ETAPA 2 Identificando oportunidades Um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma idéia ser ou não ser única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia inédita ou não. ? importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negocio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros), amigos proximos, antes que a paixão pela idéia cegue sua visão analítica do negócio. Uma idéia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que importa é aber desenvolvê-las, implementá-las e construir um negócio de sucesso. A identificação de uma oportunidade é o primeiro passo que impulsiona o empreendedor par o desenvolvimento de um produto ou serviço que proporcionará o negócio.

Geralmente, a oportunidade é AIGF8rl(Fq oportunidade é uma fresta detectada ao se avaliar o mercado e os produtos e serviços oferecidos. No entanto a oportunidade existe quando o empreendedor consegue visualizar a realização de seu sonho pessoal identifica uma oportunidade para lucrar, ou uma forma de subsistência quando em situações de desemprego, nsatisfação profissional ou outro motivo. a) Qual mercado ela atende? Está focado em atender educação infantil b) Qual retorno econômico que ela proporcionará?

A princípio uns 40 à 50%, vamos implantar esta idéia em uma creche já formada entrando com a mão de obra o lucro que obtivermos pagaremos funcionários e despesas noturnas. c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio? Visto a necessidade de chefes de família que se encontram em horários diferenciados de trabalho ou que simplesmente necessitem de creches em período alternativos convencional. Seria, beneficiados pais ou responsáveis d) Qual equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

Nós iremos transformar está idéia em negócio por diversas pesquisas em bairros vimos a necessidade de se ter uma creche noturna pois na grande São Paulo não este empreendimento e) Até que ponto o empreendedor esta comprometido com o Estamos comprometidos de verdade com este conceito de creche noturna, buscamos na dificuldade de a oportunidade de um empreendedorismo de risco é verdade porem um bom empreendedor corre riscos e acredlta na sua idéia e está idéia do nosso grupo. PAGFgrl(Fq

Gestao de pessoas

0

1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1. Definiçao: A administraçao ou gestão dos recursos humanos é uma especialização administrativa que trata

Read More

Mercado financeiro

0

Mercado de capitais Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegaçao, pesqulsa Finanças Mercado Financeiro Ações Títulos e Obrigações Corretoras

Read More