Behavorismo

Categories: Trabalhos

0

PSICOLOGIA psicologia Experimental Behaviorismo Prof. a Ma Silvana Lopes de Assis Henriques PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Tem por base a TEORIA DA EVOLUÇÃO de Darwin. PAVLOV em 1903: Comportamento Respondente e Condicionamento Reflexo. SKINNER em 1930 Condicionamento Operante. Cria a Caixa de Skinner, para ratos. PAV LO V EXPERIMENTO COM O cão fica em um loc . Tem uma fistula cir . Antes de ser alimen inúmeras vezes o cã OF4 Swipe view p (mulos externos. rvação da salivação. a campainha. ??Após campainha. O termo Behaviorismo vem da palavra “behavior” que em inglês ignifica comportamento. conhecida como comportamental ou experimental, porque visa a análise minuciosa do comportamento tendo como base à influência do ambiente. BEHAVIORISMO Surge comJohn B. Watson ‘Estuda o comportamento em função de: Onde: S = Estímulo R = Resposta = Comportamento condicionamento operante porque o comportamento opera uma transformação no meio e este opera uma transformação no comportamento.

Ex: Copeira e Presidente, ambos operam uma transformação no ambiente Sem estímulo na há comportamento; A repetição de um omportamento é fundamental para torná-lo automático, ou seja, condicionado. Podemos condicionar de duas maneiras: Pareamento ou manipulaçao pelo pareamento de estímulos – condicionamento clássico (comida e saliva, comida, sinal e saliva – resultado ao sinal mesmo sem comida temos a saliva) ou pela manipulação dos estímulos após a emissão de um comportamento condicionamento operante. (Comida associada ao comportamento esperado).

Skinner divide em dois tipos estímulos que, quando aplicados após um comportamento, tendem a fazer com o que o mesmo ontinue ocorrendo. São eles: Primários: são aqueles que atendem às necessidades físicas ou fisiológicas, com água, alimento e afeto. Secundários: atendem às necessidades de ordem psicológicas, são eles: elogios, admiração reconhecimento dinheiro notas atenção desafios participação em acontecimentos, prestigio, status, sorriso, aceno de cabeça, tapinhas nas costas, entre outros. Teoria da Hierarquização das Necessidades Humanas – Abraham H.

Maslow Necessidades Secundárias AUTO-REALIZACAO ESTIM – SER conseguiu na vida. ASSOCIAÇÃO Fazer parte de um grupo e principalmente ser aceito por ele. SEGURANÇA emprego, assistência médica, seguro de vida, aposentadoria… BÁSICAS Fisiológicas: comida, abrigo, remuneração, roupa, sexo… SER TER O que é um reforço? É qualquer evento ou estímulo que aumente a freqüência de um comportamento, ou seja, faz com que um comportamento continue a se repetir. O reforço pode ser: Negativo (quando o estimulo é evitado ou retirado).

Positivo: é qualquer evento ou estímulo (percebido como agradável) que, aplicado após a corrência de um comportamento aumenta a frequência desse Quais as contribuições do condicionamento operante? Treinamento técnico específico, onde o indivíduo tem que atuar mecanicamente no ambiente. Como mudar o Comportamento? O indivíduo precisa manifestar o comportamento para receber o reforço. O reforço deve ser aplicado imediatamente após um comportamento desejável; Verificar o que de fato é reforçador para uma pessoa; O reforço pode surtir efeito em uma ocasião e não em outros.

Vários reforçadores devem ser utilizados. A tilização em excesso de um mesmo reforço pode fazer com que perca a sua eficácia. Punição aplicação de um estímulo aversivo com a finalidade de eliminar um comportamento indesejável. •Ex. : Demissões ou qualquer outra penalidade são estímulos aversivos •Puniçao como estimulo a ser evitado •O indivíduo decide pela não aplicação da punição Aluno vem à aula dizendo que é por obrigação, quando na realidade vem ara não ser reprovados no curso. ‘O que é Reforço n retirada de um estimulo 3 reprovados no curso. O que é Reforço negativo? ?? É a retirada de um estimulo com objetivo de aumentar a freqüência de um comportamento desejado. Pode ser a retirada de uma punição. Somos motivados para nao sentir a dor. COMPORTAMENTO REFLEXO OU RESPONDENTE nvoluntários. •Herdados ou inatos. •Sào eliciados por estímulos Si Ri Est[mulo Incondicionado Resposta Incondicionada EX: SI (Luz intensa) RI (piscan EXEMPLO: EVENTO: lâmpada que acende. ESTíMULO: luz. RESPOSTA: pupilas se contraem. COMPORTAMENTO OPERANTE Sa – Estímulos Ambientais R – Res osta Sc — Estímulo Consequente 4DF4

Canal de distrbuição

0

Conceito de Canal de Distribuição Parte inferior do formulário Parte superior do formulário parte inferior do formulário Designa o conjunto

Read More

Processos gerenciais

0

UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS RA 1100884 ANDRESS CESAR PAIVA RA 1129283

Read More