Biomecânica dos fluidos

Categories: Trabalhos

0

BIOMECÂNICA DOS FLUIDOS MOVIMENTO RELATIVO Sendo o fluido um meio capaz de fluir, sua influência sobre um corpo que se movimenta nele depende não apenas da velocidade do objeto, mas também da velocidade do fluido. Considerando que um indivíduo fique parado em uma correnteza moderadamente forte, se permanecer imóvel, sentira a força contra suas pernas, se começar a caminhar contra a correnteza a força dela em suas pernas será maior, se ele caminhar no sentido da correnteza essa força será reduzi ou até imperceptível.

Outros fatores que influenciam a magnitude das forças geradas or um fluido são a d específico (peso / vol ora de fluido é a resistên to view next*ge Quanto maior a exte atuação de uma for me), o peso fluido. A viscosidade ta ao fluir. ao fluir sob a a viscosidade. A propriedade da viscosidade do t uido envolve a resistência interna desse fluido ao seu fluxo. A pressão atmosférica (força / área) e a temperatura influenciam a densidade, o peso especifico e a viscosidade de um fluido.

FLUTUABILIDADE É a força de um fluido que atua sempre verticalmente para cma. Quanto mais denso for o fluido circundante, maior será a magnitude da força de flutua Swipe to víew next page flutuação. Uma vez que a água do mar é mais densa que a água doce, a flutuabilidade de determinado objeto é maior na água do mar que na água doce. Levando em conta que a força da flutuação está diretamente relacionada ao volume do objeto submerso.

A força da flutuação atua no centro de volume do objeto, esse cento de volume é o ponto ao redor do qual o volume de um corpo se distribui igualmente. PRINCíPlO DE ARQUIMEDES GRAVIDADE O empuxo, ou Princípio de Arquimedes, é caracteristica particular do ambiente líquido. O corpo nele inserido está submetido ? orça de ocorrência no plano vertical, em direção à superfície da água, que traciona o corpo com intensidade igual ao peso do líquido deslocado (dessa forma, o empuxo recebe acréscimo conforme se aumenta a profundidade). ? contrário à gravidade que atua em todos os corpos, atraindo- os para o solo. De relevante importância para a estabilidade do corpo na água, ambas contribuem para a manutenção do equilíbrio, da flutuabilidade e, em consequência, interferem no aprendizado; respondem ainda pelos efeitos retardador e propulsivo aí presentes, os quais decorrem da forma e a velocidade do movimento executado, e também são influenciados pela temperatura e pela pressão hidrostática do meio.

Freqüentemente, essas forças se equilibram o que neutraliza seus efeitos e faz certo volume, de um corpo em situação se equilibram o que neutraliza seus efeitos e faz certo volume, de um corpo em situação de envolvimento com a água, manter-se emerso, salvo em situações de posicionamento vertical, quando a gravidade sobrepõe-se à atuação do empuxo. A flutuabilidade interfere diretamente na realização do exercício, pois “à medida que o corpo é gradualmente submerso, a água é eslocada, criando a força de flutuabilidade”.

A flutuabilidade (Fb) é calculada como produto do volume deslocado (Vd) pelo peso especifica do fluido (y) – Fb = Vdy “Todo corpo mergulhado num fluido sofre uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo” Nesse sentido, há ainda dois fatores biológcos que interferem nesse fenômeno: a quantidade de ar nos pulmões e a porcentagem de gordura do corpo; tanto um quanto outro, quando presentes em maiores proporções, facilitam que o corpo se mantenha na superfície d’água, visto que eles tornam os orpos menos densos.

TEMPERATURA Outro fator que influencia a execução de atividades em meio líquido é a temperatura da água, propriedade capaz de produzir alterações fisológicas importantes durante os exerciclos aquáticos. Isso acontece porque a temperatura externa ao organismo interfere diretamente nele para que, por trocas de energia térmica entre ambos, estes entrem em situação de equilíbrio. Assim, o calor prod PAGF3ÜFd trocas de energia térmica entre ambos, estes entrem em situação de equilíbrio.

Assim, o calor produzido durante uma hora de atividade física ? suficiente para aumentar a temperatura central do corpo, fazendo esse acréscimo de energia ter que ser dissipado. Os mecanismos de dissipação de calor são os responsáveis pela manutenção da temperatura corporal. Dentre tais meios de defesa, a evaporação do suor é a mais eficiente; entretanto, em face de temperaturas externas elevadas, ela se torna ineficaz, incapaz de promover resfriamento satisfatório, o que leva a desempenho deficiente. FLUTUAÇÃO Capacidade de manter o corpo, parcialmente, na superfície da água.

Está intimamente ligada ao relaxamento muscular que, por ua vez, é associado ao bom estado mental, ausente, portanto, em situações de medo e ansiedade. Outros fatores também respondem por essa propriedade. PRESSÃO HIDROSTÁTICA Pressão é definida com a força exercida por um fluido sobre a superficie com a qual está em contato direto. A intensidade da pressão em qualquer ponta é a força exercida sobre a área liquida. Um corpo sob a superficie é submetido a uma maior intensidade de pressão do que um objeto na superfície. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Susahn J. Hall, Ph. D. , Biomecânica Básica 4a Edição, 2005 ;

Reles temporizadores

0

RELÉ TEMPORIZADORES Os relés temporizadores são dispositivos eletronicos que permitem, em função de tempos ajustados, comutar um sinal de saida

Read More

Trabalhos

0

Ventrículos Cerebrais Nosso Lago Interno Nós temos água no cérebro e na medula espinhal. por que? Primeiro, para sustentá-los e

Read More