Bomba atomica
Bomba Atômica Para entender o que é e como funciona uma bomba atômica é necessário entender alguns conceitos sobre núcleo atômico e fissão nuclear. • Núcleo Atômico: Um núcleo de um átomo qualquer é constituído basicamente por prótons (partículas de carga positiva) e nêutrons (partículas semelhantes aos prótons, mas, que não possuem carga). No núcleo de um átomo existem forças (forças nucleares) que mantêm os prótons e nêutrons ligados.
Estas forças devem ser suficientemente grandes para contrabalancear as repulsões létricas decorrentes da carga positiva dos prótons. Uma vez que os nêutrons não pos explicar a existência • Fissao Nuclear: O termo fissão signifi ar 3 Swipe to page deve ocorrer para avels. ritão, fissão nuclear é a quebra, ruptura do nucleo at mico. Em torno de 1 934, Otto Hahn e Fritz Strassman observaram átomos de bário em rejeitos de reação nuclear com urânio e nêutrons acelerados.
A partir disso, estudos surgiram para confirmar que o núcleo de urânio teria dado origem a out Swipe to view nexl aage outros menores. Estes estudos verificaram que núcleos de uranio-235 capturavam um nêutron e se tornavam instáveis. Essa instabilidade é tamanha, que o núcleo, para se estabilizar, divide-se em dois outros, e em três novos nêutrons. Estes nêutrons que são produzidos são capazes de induzir outras três reações de fissão nuclear.
As novas reações produzirão mais nêutrons e esses iniciaram novas reações, e assim por diante. Esse é o processo de reação em cadeia, no qual um nêutron dá origem a uma série de reações de quebras nucleares. 235U + In 2361) 418a + 92Kr + 3 In AE=-2X 1010 kJ/moI 92 92 56 35 Em uma bomba atômica, dois fragmentos de urânio, nenhum deles capaz de sustentar a reação em cadeia, são unidos para formar um bloco maior capaz de suportar a reação em cadeia.
Com isso, ocorre a liberação de energia e a catastrófica explosão devastadora vista em Hiroshima e em Nagasaki, em 1 945, quando os EUA atacaram o Japão para finalizar a Segunda Guerra Mundial. A energia produzlda nessa “explosão” pode ser obtida a partlr da fórmula E = mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a massa do lemento que se tr a partir da fórmula E mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a massa do elemento que se transforma em energia (energia cinética, térmica, eletromagnética, etc).
O poder de destrulção da bomba atômica não está apenas na liberação enorme de energia, mas também na grande quantidade de radiações ionizantes liberadas (partículas alfa, beta, radiação gama, radiação X, infravermelho, ultravioleta, etc). Os ataques nucleares no Japão não só destruiu totalmente duas cidades, mas também fez desaparecer dezenas de milhares de essoas (mortas pelo ataque) e ferir outros milhares.
A temperatura no núcleo da explosão chegou a milhões de graus Celsius e fez pessoas, literalmente, sublimar (passar do estado sólido para o gasoso) em questões de milésimos de segundo. Há dezenas de quilômetros era possível ver o famoso cogumelo da morte e destruição, que ficou característico da bomba atômica. Referências: http://www. quiprocura. net/bomba. htm http://wvm. duplipensar. neVartigos/2006-Q3/bomba-atomica -hiroshima-o-maior-crime-de-guerra-do-mundo. html