Tolerancias

Categories: Trabalhos

0

É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricação está sujeitoa imprecisões. Sempre acontecem variações ou desvios das cotas indicadas no desenho. Entretanto, é necessário que peças semelhantes, tomadas ao acaso, sejam intercambiáveis, isto é, possam ser substltuidas entre si, sem que hajanecessidade de reparos e ajustes.

A prática tem demonstrado que as medidas das peças podem variar, dentro decertas limites dentro de certos limites dentro de certos limites dentro de certos limites dentro de certos limites, paramais ou para menos, sem que isto prejudique a qualidade. Esses desvios aceitaveis nas medidas das peçascaracterizam o que chamamos de tolerância dimens- desenhos técnicos, p isso, você deveidenti de interpretar os grá peças, emgeral, não ora to view indicadas, nos ropriados. Por mbém ser capaz ondentes.

As Elas trabalham associadas a outras peças, formando conjuntos mecânicos quedesempenham funções determinadas. Veja um exemplo abaixo: Num conjunto, as peças se ajustam, isto é, se encaixam umas nas outras de diferentes maneiras e você também vaiaprender a reconhecer os tipos de ajustes possíveis entre peças de conjuntos mecânicos. No Brasil, o sistema de tolerâncias recomendado pela ABNT segue as normas internacionais ISO (InternationalOrganization For Standardization ).

A observância dessas normas, tanto no planejamento do projeto como na execução Swipe to vlew next page da peça, é essencial paraaumentar a produtividade da indústria nacional e para tornar o produto brasileiro competitivo em comparação comseus similares estrangeiros. O que é tolerância dimensional As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças comos valores exatos dessas dimensões porque vários fatores nterferem no processo de produção, tais comoimperfeições dos instrumentos de medição e das máquinas, deformações do material e falhas do operador.

Então, procura-se determinar desvios, dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente. Esses desvios são chamadosde afastamentos. Afastamentos Os afastamentos são desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e intercambiabilidade. Eles podem ser indicados no desenho técnicocomo mostra a ilustração a seguir: Neste exemplo, a dimensão nominal do iâmetro do pino é 20 mm.

Os afastamentos são: +0,28 mm (vinte e oitocentésimos de milímetro) e + 0,18 mm(dezoito centésimos de milímetro). O sinal + (mais) indica que osafastamentos são positivos, isto é, que as variações da dimensão nominal são para valores maiores. O afastamento de maior valor (0,28 mm, no exemplo) é chamado de afastamento superior; o de menor valor (0,18mm) é chamado de afastamento inferior. Tanto um quanto outro indicam os limites máximo e mínimo da dimensãoreal da peça. Somando o afastamento superior à dimensão nominal obtemos a dimensão máxima, isto é, a maior

Enzimas

0

Disciplina de Biologia Celular Exercícios de Fixação * Enzimas: 1. O que são enzimas? 2. Quais as características de um

Read More

Rh pim

0

A de vários autores poderá obedecer a ordem alfabética ou cronológica,quando citados em bloco no texto. A opção por qualquer

Read More