Brasil império – primeiro reinado

Categories: Trabalhos

0

Brasil Império — Primeiro Reinado Ao chegarem à cidade de São Paulo no final da noite de 7 de setembro de 1822, dom Pedro e seus companheiros de viagem espalharam a notícia da Independência do Brasil em relação a Portugal. O príncipe foi recebido com grandes festas populares e chamado tanto de “Rei do Brasil” quanto de “Imperador do Brasil”. Dom Pedro retornou ao Rio de Janeiro em 14 de setembro e nos dias seguintes os maçons espalharam panfletos (escritos por Joaquim Gonçalves Ledo) que sugeriam que o Príncipe fosse aclamado Imperador Constitucional.

Em 17 de setembro o residente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, José Clemente Pereira, enviou às demais Câmaras do país a notícia de que a Aclamação ocorreria outubro. No dia segu c org do Reino do Brasil. A em 22 de setembro seu pai. Nela, dom p edro em 12 de a bandeira e armas ocorreria somente por dom Pedro a cipe Regente e seu pai é considerado o Rei do Brasil independente. A animosidade entre os Bonifácios e os Liberais apenas cresceu após a declaração formal de Independência.

Ambos os grupos possuíam interesses completamente opostos e percebiam no outro uma ameaça inevitável. Os Bonifácios defendiam existência de uma monarquia forte, mas constitucional e centralizada, para assim evltar a posslbilldade de fragmentação do país, e pretendiam abolir o tr Swipe to víew next page tráfico de escravos e a escravidão, realizar uma reforma agrária e desenvolver economicamente o país livre de empréstimos estrangeiros. Acreditavam que era um momento histórico onde podenam sanar os vícios da sociedade brasileira recriando a nação.

Poderiam assim tornar o Brasil um país igualitário onde todos os segmentos da sociedade, inclusive os índios e negros, fariam parte. Contudo, José Bonifácio se opunha à democracia, ois imaginava que o povo brasileiro ainda não estava preparado para a mesma. Defendia ser obrigação da elite letrada civilizar o restante da população pouco educada. O fim da escravidão seria o primeiro passo para tanto, pois era um requisito necessário para a criação de um Estado moderno. Os Liberais, por outro lado, desejavam justamente o oposto dos Bonifácios.

O pretexto para o conflito entre os ambos os grupos surgiu quando o liberal João Soares Lisboa publicou num jornal a alegação de que dom Pedro teria afirmado aceitar a forma republicana de governo se os brasileiros assim o quisessem. José Bonifácio considerou ubversiva a atitude do jornalista e ordenou-o que se retirasse do Rio de Janeiro. Em 21 de setembro Bonifácio convenceu dom Pedro a proibir as reuniões das lojas maçônicas enquanto as investigações sobre uma possível conspiração republicana estivessem ocorrendo.

O principe não aprovou as medidas de Bonifácio por considerá-las arbitrárias e não apenas perdoou João Soares Lisboa como também permitiu o pleno funcionamento das lojas maçônicas apenas quatro dias depois. Em 12 de outubro permitiu o pleno funcionamento das lojas maçônicas apenas quatro dias depois. Em 12 de outubro de 1 822, no Campo de Santana (mais tarde onhecido como Campo da Aclamação) dom pedro fol aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Era ao mesmo tempo o inicio do reinado de dom Pedro e também do Império brasileiro.

Entretanto, o Imperador deixou claro que apesar de aceitar a coroa, caso dom João VI retornasse ao Brasil, deixaria o trono em favor de seu pai. A razão pelo título imperial derivava-se do fato de que Rei significaria simbolicamente uma continuação da tradição dinástica lusitana e do temido absolutismo. Enquanto Imperador derivara-se de uma aclamação popular tal qual na Roma Antiga, ou seja, o desejo dos brasileiros. Assim, seria reforçado o aspecto constitucional da monarquia brasileira com o pacto entre a sociedade e o Imperador.

Os liberais liderados por Gonçalves Ledo pressionavam dom Pedro a demitir Bonifácio e seus ministros desde a perseguição iniciada pelo artigo de João Soares Lisboa. Em 27 de outubro José Bonifácio se demitiu, mas uma manifestação popular fez com que dom Pedro . com grande satisfação) o reconduzisse ao cargo. José Bonifácio não perdeu tempo e em 2 de novembro iniciou uma devassa (que ficaria conhecida como “Bonifácia”) contra os liberais que eram cusados de “inconfidência, conjuração e demagogia”.

Todos que os acusados de conspiração foram presos com a exceção de Gonçalves Ledo e João Soares Lisboa que fugiram para Buenos Aires. Com seus inimigos afastados, os Bonif PAGF3rl(F8 Ledo e João Soares Lisboa que fugiram para Buenos Aires. Com seus inimigos afastados, os Bonifácios acreditaram que estavam finalmente livres para o início de seus projetos de governo. Em 1 de dezembro de 1822 (aniversário da aclamação de dom João IV, primeiro Rei da Casa de Bragança) ocorreu a coroação e sagração de dom Pedro l. onstituiçao de 1824 No dia 3 de março de 1 823, a Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil iniciaram sua legislatura com o intento de realizar a primeira Constituição Política do país. A Carta promulgada em 1824 foi influenciada pelas Constituições francesa de 1791 e espanhola de 1812. Era um “belo documento de liberalismo do tipo francês”, com um sistema representativo baseado na teoria da soberania nacional.

A forma de governo era a monárquica, hereditária, constitucional e representativa, sendo o país dividido formalmente em províncias e o poder politico estava dividido em quatro, conforme a filosofia liberal as teorias da separação dos poderes e de Benjamin Constant. A Constituição era uma das mais liberais que existiam em sua época, até mesmo superando as européias. Fora mais liberal, em diversos pontos, e menos centralizadora que o projeto da Constltuinte, revelando que os “constituintes do primeiro reinado que estavam perfeitamente atualizados com as idéias da época”.

Apesar da Constituição prever a possibilidade de liberdade religiosa somente em âmbito doméstico, na prática, ela era total. Tanto os protestantes, como judeus e seguidores de outras religiões mantive PAGF prática, ela era total. Tanto os protestantes, como judeus e seguidores de outras religiões mantiveram seus templos religiosos e a mais completa liberdade de culto. Continha uma inovação, que era o poder Moderador, cujo surgimento na letra da lei fora atribuída a Martim Francisco de Andrada, um grande admirador de Benjamin Constant.

Este Poder serviria para “resolver impasses e assegurar o funcionamento do governo” . A separação entre o Poder Executivo e Moderador surgiu a partir da prática no sistema monárquico-parlamentarista britânico. Confederação do Equador A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, e caráter emancipacionista e republicano, ou mais certamente autonomista, ocorrido em 1824 no Nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a politica centralizadora do governo de D.

Pedro (1822-1831), esboçadas na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país Reconhecimento da Independência Era uma questão crucial para o Império brasileiro. As monarquias absolutistas européias eram hostis à independência do Brasil. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer o governo brasileiro, em maio de 1824. Alguns meses antes fora dlvulgada Doutrina Monroe, pela qual o presidente James Monroe declarava que os Estados Unidos não aceitariam qualquer intervenção recolonizadora da Europa no continente americano.

Graças à mediação do Reino Unido, em agosto de 1825, a coroa portuguesa reconheceu a independência do Brasil. Em troca, obtinha a condição de “naçã 1825, a coroa portuguesa reconheceu a independência do Brasil. Em troca, obtinha a condição de “nação mais favorecida” nas transações comerciais e uma indenização no valor de 2 milhões de libras. A Inglaterra também reconheceu a independência do Brasil em 1825.

Somente a partir de 1826 a soberania brasileira foi reconhecida pela França, pela Santa Sé e pelas demais nações européias, concluindo-se a formalização da independência. As repúblicas Latino-americanas, por sua vez, encaravam o Império brasileiro como instrumento dos interesses recolonizadores europeus e condenavam a anexação da Cisplatina (em 1821, o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves anexaram a Banda Oriental, atual Uruguai, a qual passou a chamar-se Província Cisplatina).

Guerra da Cisplatina Em março de 1 825, uruguaios apoiados pelo governo de Buenos Aires reiniciaram a luta pela independência da Cisplatina. Ocuparam todo o território, com exceção de Montevidéu e Colônia, onde poderosos comerciantes, rivais dos de Buenos Aires, apoiavam a dominação brasileira. Um governo provisorio uruguaio decidiu incorporar a Cisplatina à República das Províncias Unidas do Rio da Prata (Argentina). Imediatamente o Brasil declarou guerra à Argentina e bloqueou o porto de Buenos Aires. Em 1828, uma esquadra francesa ocupou a baía de Guanabara.

Exigia a suspensão do bloqueio a Buenos Aires e uma indenização pelos prejuízos sofridos pela França com a interrupção do comércio na bacia do Prata. Por intervenção da Inglaterra, a Argentina e o Brasil assinaram, em agosto d bacia do Prata. Por intervenção da Inglaterra, a Argentina e o Brasil assinaram, em agosto de 1828, um acordo de paz, pelo qual reconheciam a independência da República Oriental do Uruguai. Crise politica e econômica Em 1826, Dom Pedro instalou a primeira Assembléia Geral Brasileira: o Senado, vitalício, e a Câmara dos Deputados, eletiva e temporária.

Os deputados, eleitos em 1824, eram em sua maioria abertamente hostis ao autoritarismo do imperador. Queriam um governo parlamentar que ouvisse a Câmara dos Deputados e a ela prestasse conta de seus atos. Por outro lado, país atravessava crise econômica e financeira. As lavouras tradicionais de exportação estavam em decadência. O açúcar brasileiro, de cana, fora desalojado de seus pnncpais mercados (Europa e Estados Unidos) pelo açúcar de beterraba. O algodão nordestino não resistira à concorrência do algodão norte- americano e oriental.

O tabaco perdia seus mercados africanos em conseqüência das restrições impostas pela Inglaterra ao tráfico de escravos. Enquanto isso cresciam as importações de manufaturados, principalmente ingleses, que levavam o país a gastar mais do que recebia com a exportação de seus produtos grícolas. Para agravar a situação, o governo imperial precisou contrair grandes empréstimos com bancos estrangeiros, sobretudo ingleses, a fim de financiar a guerra da Cisplatina e pagar as indenizações que devia a Portugal e à França.

Em 1828, o Banco do Brasil foi à falência. Sucessão em Portugal Com a morte de Dom João VI em 1826, Dom Pedro foi aclam Brasil foi à falência. Com a morte de Dom João VI em 1826, Dom Pedro foi aclamado rei de Portugal com o título de Dom pedro IV. pressonado pelos políticos brasileiros, que viam ressurgir a ameaça da recolonização, Dom Pedro abdicou do trono de Portugal em favor e sua filha de sete anos, a princesa Maria da Glória, permitindo que se casasse com o seu irmão Dom Miguel, representante das forças absolutistas portuguesas.

Abdicação de Dom Pedro O imperador procurou atenuar a hostilidade da Câmara organizando um novo ministério chefiado pelo Marquês de Barbacena, que contava com a simpatia dos polítlcos do partido Brasileiro. A queda desse gabinete, a repercussão das Revoluções Liberais de 1830 e o assassínio do jornalista Líbero Badaró em São Paulo fizeram ferver os ânimos dos liberais. No Rio de Janeiro, violentas lutas de rua entre brasileiros e ortugueses – as Noite das Garrafadas, em 13 e 14 de março de 1831 – colocaram em evidência a impopularidade do imperador.

Novo ministério de tendências liberais foi substitu(do em seguida pelo Ministério dos Marqueses, de tendências absolutistas. A crise culminou em 6 de abril de 1831 com uma grande manifestação popular no Rio de Janeiro, à qual aderiu a guarnição da cidade, comandada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Na madrugada do dia seguinte, 7 de abril, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro em nome de seu filho de cinco anos, Pedro de Alcântara. PAGF8rl(F8

Comportamento organizacional etapa 6

0

Etapa no 6 Percepção/Administração/Comunicação Percepção é a reação de um sujeito a um estímulo exterior, que se manifesta por fenômenos

Read More

Salao

0

IO Alfabeto Espanhol El abecedario I [picl Clique as letras para ouvir o som de cada uma em espanhol. to

Read More