Resumo do primeiro capitulo do livro preconceito linguistico

Categories: Trabalhos

0

Preconceito lingüístico (Marcos Bagno) A língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível dela. Tendência de lutar contra preconceitos lingüísticos Alimenta-se diariamente nos meios de comunicação A tendência de nossa sociedade é lutar contra o preconceito 1- A mitologia do preconceito lingüístico Mito no 1 A língua portuguesa surpeendente – há o mito de que o vo dialeto.

FALSO – há muita diversidad , ora u a uma unidade mesma língua sem a seja o português, sse apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade por causa da grande extensão territonal do pais, mas também da injustiça social. Status social. Sem-lingua- com sua gramática particular, não reconhecida, ridicularizada, alvo de chacota por parte dos falantes do português padrão. variedades lingüísticas são gnorados -variações ajudam a construir a língua O fato de no Brasil o portugues ser a lingua da imensa maioria da população não implica que esse seja um bloco compacto, coeso e homogenia. errada Culpa da gramática tradicional (culpa da gramática do jeito ensinado hoje) Mito no 3 Português é muito dificil Essa afirmação preconceituosa é a prima-irmã da idéia que acabamos de derrubar, a de que o brasileiro não sabe português, por que temos que decorar conceitos e fixar regras que não significam nada para nós. ensino tradicional não leva em conta o uso brasileiro do português (muita metáfora)- Arame farpado mais poderoso para poder bloquear o acesso ao poder – armadilhas da língua ou da gramática? Gramática tradicional Mito no 4 As pessoas sem instrução falam tudo errado O preconceito lingüístico se baseia na crença de que só existe, omo vimos no mito no 1 uma única linguia portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicadas nas gramáticas e catalogadas nos dicionários.

Qualquer manifestação lingüística que escapa desse triangulo escola-gramatica-dicionario é “ERRADA” Muitas palavras do português padrão, tinham na sua origem L que transformou-se em R. se fossemos pensar que as pessoas que dizem cráudia, chicrete e pranta tem algum defeito ou atraso mental, seriamos forçados a admitlr que toda a população de origem lustiania(latim, germânico) também tinha esse problema a época em que a língua portuguesa estava se transoformando.

Porém elas falam assim por que pertencem a uma classe desprestigiada, marginalizada ue não tem acesso a educação formal e aos bens culturai r isso a l[ngua que elas PAGO rifa a língua que elas falam sofre o mesmo preconceito que pesa sobre elas mesmas e na verdade é apenas diferente da língua ensinada nas escolas. Rotacismo É um preconceito dos falares sociais e regionais Mito no 5 O lugar onde melhor se fala português no Brasil é no Maranhão Esse mito nasceu , mais uma vez, da velha posição de ubservivencia em relação ao português de Portugal.

O maranhão ainda usa o pronome tu Respeitar igualmente todas as variedades lingüísticas -não há melhor ou pior português -o que há é melhor ou pior instrução (melhor ou pior ensino sim, mas não português certo ou errado) Mito no 6 O certo é falar assim porque se escreve assim Essa super valorização da língua escrita combinada com o desprezo da língua portuguesa falada é um preconceito lingüistico que data antes de cristo A escrita é uma tentativa de representação da fala -escrita e fala em albismo entre as duas formas ou expressão fala é viva, mutante, permite mais estudos e conclusão – preconceito grafrentrico- isto é a analise de todas as línguas a partir de um ponto de vista, a escrlta.

Mito no 7 É preciso saber gramática para falar e escrever bem Não existe nenhuma evidencia disso afinal se fosse assim, todos os gramáticos seriam eran s e os bons escritores PAGF3rlFd língua Mito no 8 O domínio da norma culta é um Instrumento de ascensão soclal Se o domínio da norma culta fosse realmente um instrumento de ascensão na sociedade, os professores de português ocupariam o opoda pirâmide social, econômica e política do pais. -transformação da sociedade como um todo. – não é a regra que vai diminuir as diferenças sociais -individuos que detem o poder: não são só falantes da língua culta, mas brancos, heterossexuais do sul/sudeste/ oligarqula ao nordeste.

O CIRCULO VICIOSO DO PRECONCEITO LINGUISTICO Santíssima trindade do preconceito lingüístico Gramática tradicional(inspira a pratica do ensino)-metodos tradicionais(provoca o surgimento do livro didático) e os livros didáticos. A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUISTICO Existe atualmente uma crise no ensino da língua portuguesa. Não é difícil perceber que a norma culta, por diversas razões de ordem pol[tica, econômica, social e cultural é algo reservado a poucas pessoas no Brasil, como a saúde, educação, o acesso as novas tecnologias.. O ministério da educação reconhece: Não se pode mals insistir na idéia que o modulo de correção estabelecida pela gramatica tradicional seja o nível padrão de língua ou que corresponda a variedade lingüistica de prestigio. Todo falante nativo de uma língua é um falante plenamente competente dessa língua

Extração de clorofila

0

BIANCA GASPAROTTO RAYDANE DE OLIVEIRA MATHEUS PICAGLI A resistência à aspirina em pacientes com Doenças cardiovasculares ARARAS/SP NOVEMBRO/2010 BIANCA GASPAROTTO

Read More

Conceitos basicos – retificacao

0

SUMÁRIO 1 REVISAO BIBLIOGRAFICA 2 . 1 PROCESSOS DE USINAGEM2 -2 PROCESSO DE RETIFICAÇÃO 3 I . 3 REBOLOS –

Read More