Cafeina

Categories: Trabalhos

0

Para conseguirmos extrair a cafeína dos grãos do café, adicionamos o café em uma solução de carbonato de cálcio que foi aquecida com a finalidade de obter uma extração mais eficiente e rápida, pois em solução quente a cafeína é mais solúvel do que em uma solução a frio, e os outros com posto apresentados também são solúveis em água .

A cafeina encontrada nos grãos apresenta-se na forma livre ou combinada com ácidos, e por isso foi adicionada a base carbonato de cálcio, ue reagiu com os ácidos presentes na solução via hidrólise alcalina , seguida de ração ácido-base, formando sais de ácidos carboxílicos ou carboxilatos que são solvatados por moléculas de água. Abaixo está o mecanismo para está reação. Após o aquecimento da solu da para Swip next para um funil de separação, e adicionado clorofórmio para que se formasse uma separação de fases sendo uma fase polar e outra apolar.

Sendo as moléculas de cafeínas polares, houve uma solubilização máxima no clorofórmio que também é polar, assim houve a separação de fase pois a outra fase apolar ficou visivelmente separada na parte superior do funil, possibilitando a coleta do composto polar ( cafeína e clorofórmio), para um melhor rendimento da cafeína o procedimento de lavagem com o clorofórmio foi feito 4 vezes.

Após o procedimento de lavagem a solução colhida foi transferida para um erlenmeyer para a extração sólido-liquido que depende de uma grande eficiência na etapa de extração da fase orgânica para um melhor rendimento de cafeina no final do processo.

Modelo de paper – expocom 2011

0

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM 1. Título: em fonte Times New Roman, em corpo 12,

Read More

Analise e desenvolvimento de sistemas

0

QUESTIONÁRIO – ADMINISTRAÇÃO – profa. Miriam Vidal correa Franzese QUESTÕES DE REVISÃO E DISCUSSÃO: 1. “O desenvolvimento do pensamento administrativo

Read More