Calibração de instrumentos

Categories: Trabalhos

0

Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Biológicas e da Natureza Curso de Licenciatura Plena em Química Disciplina: Química Geral Experimental Docente: Adriano Antonio Discentes: Josiane, Pollyanna Alves e Rubia Soares. Calibração de instrumentos volumétricos (Aula 06) Rio Branco – Acre 04, julho, 2011. 1. Introdução Uma das principais de instrumentos. É n ora to view nut*ge icos é a calibração strumento em uso está corretamente calibrado. Esta atividade peculiar de cada tipo de instrumento.

Na química são usados muitos instrumentos feridos, mas, os mais necessitados estão a balança, o termômetro e os instrumentos de medida de volume, tais como: balões volumétricos, pipetas volumétricas, buretas etc. A calibração de instrumentos de volume pode ser feita diferentemente nos dois grupos distintos existentes: de instrumentos aferidos de transferência total e instrumentos volumétricos graduados. O fundamento da calibração de um instrumento está no fato de a água pura a dada temperatura possuir densidade exatamente conhecida. Na prática determina-se a massa de água que ocupa

Swlpe to vlew next page ocupa o volume do instrumento a ser calibrado na temperatura ambiente e utilizando a densidade da água naquela temperatura, calcula-se o volume real. 1. 2 Objetivo Calibrar instrumentos de medidas de volume. 2. Materiais • Balão volumétrico de 25 ml • Béquer de 50 ml • Termômetro • Balança • Pipeta volumétrica de IO ml • Bureta de 50 ml 3. Procedimento 3. 1 Aferição de um balão volumétrico. Determinou-se a massa de um balão volumétrico de 25 ml limpo e seco, adicionou-se água destilada até que o menisco coincide-se om a marca.

Determinou-se a massa do conjunto e a temperatura da água e calculou-se o volume correto do balão a partir da densidade tabelada para a água na temperatura de trabalho. 4. 2 Aferição de uma pipeta volumétrica Foi determinada a massa de um béquer de 50 ml, logo depois se encheu a pipeta com água destilada até que o menisco coincide- se com a marca e limpou-se a parede externa com papel absorvente, foi transferida a água para o béquer e determinou-se a massa do conjunto e a tem eratura da água. Após o experimento calculou-se o to da pipeta. 4. Buretas, efetuar o treinamento de uso.

Foi determinada a massa de um béquer de 50 ml limpo e seco, logo depois se encheu a bureta com égua destilada e abriu-se a torneira da bureta para encher a parte abaixo da mesma, foi verificado se não houve vazamentos e presença de bolhas, em seguida fixou-se a bureta em um suporte universal e foi completado o volume até que o menisco tangencia-se a marca, abriu-se a torneira e transferiu-se 10 ml de água para o béquer. Logo depois se pesou a massa do béquer com água e sem eliminar a água do béquer foi transferido mais 10 ml e pesou-se ovamente, esse procedimento foi repetido até toda a água da bureta. . Resultados Tabela 1: Experimento I Massa do balão volumétrico (g) Massa do conjunto(g)l Massa da água. *(g) I Temperatura da água (oc) Volume correto do balão. ‘ (ml) Erro porcentual. 2 (%) I 18. 7732 43. 6916 | 249184 121 24. 97 | 0. 12 | “Valor calculado a partir da dlferença entre a massa do balão volumétrico e a massa do conjunto. Tabela 2: Experimento I Massa do béquer (g) Massa do conjunto (g) I Massa da água* (g) I emperatura da água CC) Volume da pipeta. ‘ (ml) I Erro porcentual. (h) 31. 0372 34. 6089 | 35717 | 21 13. 78 PAGF3ÜFd da pipeta. l (ml) Erro porcentual. 2 (%) 31. 0372 34. 6089 | 3. 5717 | 21 13. 5788 1 64. 2 | *Valor calculado a partir da diferença entre a massa do béquer e a massa do conjunto. Tabela 3: Experimento III Massa do béquer (g) Massa do conjunto (g) I Massa da água (g) I Temperatura da água (oc) Volume da bureta. ‘ (ml) I E ro porcentuaI. 2(%) 32. 1339 42. 1701 | 10. 0362 21 10. 056 0. 56 Neste experimento, foram calculados cinco valores de: massa do conjunto, massa da água, volume da bureta e erro porcentual.

Porém, como os cálculos foram repetitivos, colocaram-se apenas os primeiros valores encontrados. 1 . Valor calculado usando a fórmula da densidade, d—mv, onde d = 0. 997992, valor adotado pela literatura. 2. Valor calculado usando a fórmula de erro porcentual, e%=valor real – valor obtidovalor realxl 00, onde: valor real => é o valor adotado pela literatura e o valor é o valor encontrado expermentalmente. 5. Conclusão Conclui-se que as margens de erros encontrados no primeiro e no terceiro experimento foram pequenas, exceto no segundo experimento, pois teve uma margem de erro maior.

Tratado

0

O Tratado de Nanquim foi firmado entre a China e a Grã-Bretanha em 1842, como condição para o encerramento da

Read More

Atps de quimica

0

Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade 2 Curso de Engenharia de Produção. Disciplina: Química 1 Alunos: Adriano Ferreira RA: 3200491738

Read More