Células de manufatura por processo
1 – Justificativa A placa de circuito impresso é uma placa fabricada em fenolite (material plástico industrial, utilizando como isolante elétrico), que possui a superfície coberta por uma fina película de cobre ou prata. Nessa pelicula são desenhadas pistas condutoras que representam o circuito onde serão fixados componentes eletrônicos. Essas pistas podem ser desenhadas manualmente, em caso de protótipos para testes ou versão final que não exija alta qualidade, ou impressas na placa.
Para a impressão das istas condutoras na placa são utilizadas máquinas de impressão de solução fotossensível, que são “reveladas” à semelhança de to next fotografias. Com as p- solução corrosiva e a deixando as pistas d A organização da pr processo consiste e OFY Swipe nentp , esta é banhada em ca se corroi, s de manufatura por a em várias células, cada uma com um grupo de máquinas do mesmo tipo (realizam o mesmo processo), operadas por um único homem. por exemplo, agrupando-se três máquinas de perfuração CNC (Comando
Numérico Computadorizado), o operador pode dar as instruções para a primeira máquina e fixar uma peça nela. Enquanto a máquina realiza o processo automaticamente, ele programa a segunda máquina com outra peça e inicia seu funcionamento. Com as duas máquinas ainda em funcionamento, o operador programa a terceira máquina, com uma terceira peça. Quando ele termina a programação da terceira máquina e a aciona, a primeira máquina já terminou o processo, podendo receber uma nova peça. A finalidade é aproveitar o tempo-máquina, durante o qual o perador fica parado esperando a máquina completar automaticamente seu ciclo.
As peças a serem trabalhadas simultaneamente devem ter aproximadamente a mesma duração de seus ciclos. Estudos feitos em indústrias de usinagem, de fabricação de coquilhas e de fabricação de machos, apresentaram ganhos impressionantes na produtividade (1 60%, 60% e 52%, respectivamente), sem requerer treinamento especializado dos funcionários, pois estes continuam operando as mesmas máquinas, apenas em maior quantidade. A mudança da posição as máquinas também é simples, bastando dispô-las em um círculo aberto, facilitando a entrada e saída de peças e a movimentação do operário.
Como os resultados foram bons em indústrias metalúrgicas, onde o produto é relativamente grande e sem muitos detalhes, analisaremos se a implantação das células de manufatura por processo n grande e sem muitos detalhes, analisaremos se a implantação das células de manufatura por processo na manufatura de um produto mais detalhado e menor, as placas de circuito impresso, ambém apresenta um bom custo-benefício, comparando o método tradicional de manufatura com o método citado. . 1 — Objetivo Geral: Avaliar os benefícios da implantação de células de manufatura por produto na manufatura de placas de circuito impresso. 2. 2 – Objetivos Específicos: 2. 2. 1 – Comparar a produtividade do processo de manufatura tradicional com a produtividade utilizando células de manufatura por processo. 2. 2. 2 – Analisar a organização do chão-de-fábrica com a implantação das células de manufatura por processo. . 2. – Analisar a aplicabilidade do novo método com relação ? mão-de-obra disponível. 3 — Metodologia O método utilizado na execução deste projeto será baseado em uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente, buscaremos outras fontes para pesquisa, não nos limitando às obras aqui descritas. Posteriormente analisaremos os estudos e teorias já existentes, e estabeleceremos um comparativo entre as que atendam às exigências do projeto, a fim de cumprir todos os objetivos propostos. 3