Cibercultura

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINNONHA MUCURI BACHARELADO EM CIÊNCIAS HUMANAS KASSIA M F C SILVA CIBERCULTURA DIAMANTINA – MG 2010 KASSIA MARA FIALH APROXIMAÇÕES E DI PACE 1 ors to view nut*ge ERCULTURA Pré-projeto apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciências Humanas como requisito parcial ao desenvolvimento da Monografia. DIAMANTINA 25/11/2010. 1 . INTRODUÇÃO… 01 06 9. REFERENCIAS BI BLIOGRÁFICAS. 107 1 SUMÁRIO 07 INTRODUÇAO A proposta deste projeto é avaliar o quanto o sistema de informação vem mudando nosso cotidiano.

A Cibercultura é um fenômeno que cada vez mais vem trazendo novos conceitos ao niverso da educação ou seja a forma de educar. Porém toda esta modernização traz consigo não só benefícios, mas também distanciamentos , posto que nem todos tem acesso ao novo sistema de comunicação e informação. Como não pensar ao longo do tempo em como estará esta sociedade totalmente informatizada? E em como serão introduzidos estes meios aqueles que não tem acesso a esta revolução tecnológica.

Portanto espera-se obter com o projeto resultados que estabeleçam tais mudanças. JUSTIFICATIVA Os novos meios de comunicação e informação são hoje ssenciais no cotidiano da maior parte de nossa sociedade. Toda e qualquer mudança na maneira de pensar, agir e modificar uma grande sociedade, trazem consequências que merecem um olhar mais aprofundado nesta rela ão homem e tecnologia. Há mudanças causadas pela Cibercultura na sociedade contemporânea, com os novos sistemas de informação e comunicação, e qual a influência destas no nosso cotidiano?

HIPOTESE Há mudanças ocorridas na sociedade devido aos novos meios de informação, e estes tem influenciado nossa relação com o meio e as pessoas com a qual convivemos. METODOLOGIA Este trabalho irá focar-se no ambiente natural, fonte direta de dados, também será utilizada pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso, com referencial teórico de vários autores, para confrontação do tema a ser estudado.

DISCUSSÃO TEORICA A Cibercultura é, para André Lemos, ” a cultura marcada pelas tecnologias digitais, que já estamos vivendo, esta nasce com o desdobramento da relação de tecnologia com a modernidade, que se caracterizou, pela dominação, através do projeto racionalista iluminista da natureza e do outro. ” A Cibercultura mudou os meios de comunicação. Esta nova forma de comunicação é acessível a quase toda a população.

Para comprar, divertir, estudar e até mesmo namorar, não é preciso sair de casa, basta ter um computador com internet. O sistema de informação quebrou barreiras, podemos fazer amigos em qualquer lugar do planeta, conversar horas a fio com eles, vê-los, podemos encontrar não somente um amigo, como também um casamento, conhecer lugares, ter acesso a livros, musicas, Faculdades, possibilidades que em outros tempos talvez não tivessemos acesso. Porém ainda de acordo co similitudes com fenômenos técnico-mediático…

Não precisar de alguém que te ajude a escolher uma blusa, ou poder estender a mão ao amigo que esta no Japão, ou conhecer e abraçar seu futuro marido dias antes do casamento, trás também uma forma de viver em sociedade um tanto quanto isolada. Os ensinos a distância, revolucionaram , trazendo suas faculdades com aulas de apenas 1 vez pó semana, , a facilidade e a comodidade estão trazendo cada vez mais alunos para estas faculdade interativas.

Pierre Levy em seu artigo Educação e Cibercultura, nos diz que , ” O saber-fluxo, o saber-transaçao de conhecimento, as ovas tecnologias da inteligência individual e coletiva estão modificando profundamente os dados do problema da educação e da formação. ” Portanto é preciso tomar cuidado em como e em quais situações deverão ser implantados tais sistemas, pois nem todos tem acesso a eles. De acordo Andrea Cecília de Morais em seu livro Educação na Cibercultura, é preciso… ” compreender de que forma a cultura contemporânea questiona a educação e que mudanças pode provocar no currículo escolar e na formação docente. (pg-o) As tecnologias associadas aos meios de comunicação acabam azendo com que o conhecimento seja algo abstrato, e estes serão os meios de aprendizagem que nós passaremos a utilizar, por isto a que se rever também do governo pois este de acordo com Levy deverá: 1) garantir a cada um uma formação elementar de qualidade; 2) permitir para todo um acesso aberto e gratuito a midiatecas, centros de orientação, documentação e autoformação, a pontos de entrada no ciberespaço, sem ne li enciar a indispensável mediação humana do aces imento; PAGF4OFS sem negligenciar a indispensável mediação humana do acesso ao conhecimento; 3) regular e animar uma nova economia do conhecimento, a qual cada indivíduo, cada grupo, cada organização sejam considerados como recursos potenciais de aprendizado ao serviço de percursos de formação contínuos e personalizados. Se a Cibercultura será a nova escola do futuro devemos nos ater em que ponto esta tecnologia realmente está nos beneficiando, será a acessibilidade e a comodidade uma aproximação ou um distanciamento dentro da sociedade contemporânea? De que maneira os docentes terão que rever seus papéis como professores da educação formal? lvez a escola comece a deixar de possuir a prerrogativa da formação, sendo suplantada por outras instâncias que anham cada vez mais força reconhecendo que a educação contemporânea , carece de referências sólidas para situar o trabalho, o agir e o pensar do homem. ” ( Ramal- pg. 15) REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v 1. FREOA, Walter. A Comunicação nas Empresas na Era da Clbercultura . Disponivél em : www. unibero. edu. br. Acesso em 07/05/2010 LEMOS André. Olhares sobre a Cibercultuta. Editora Sulina , 2003. Porto Alegre

Avaliação do subprojeto pibid-química-ufrrj 2010 pelos alunos do ensino médio.

0

Sociedade Brasileira de Qu(mica (SBQ) Avaliação do subprojeto PIBID-QUíMlCA-UFRRJ 2010 pelos Alunos do Ensino Médio. *Paula N. Lopes (IC), S.

Read More

Engenharia de requisitos

0

viável e se deve pros O processo de engen atividades de alto nív 1. Identificação. 2. Análise e negociaç Engenharia

Read More