Comunicação organizacional

Categories: Trabalhos

0

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Bruno Rodrigo de Souza Laisa Juliana Zucco Fantini Simone Dallagnoli Sonia Moresco BRUSQUE 14/12/2009 Resumo: O conceito de comunicação é fortemente influenciado pelas transações entre as pessoas, de tal modo que a comunicação constitui a primeira área a ser focalizada na administração de Re das organizações pre no cenário político, e dos avanços tecnoló e atualizados com a PACE 1 or to view e ez mais os líderes pidez das mudanças omo a velocidade Ião mais exigentes ações, portanto, termo qualidade não mais um diferencial, é uma obrigação. A visão da empresa e suas atitudes é que irão atrair os clientes externos e internos que se identificam com ela, gerando vários aspectos positivos como: transparência, confiança e lealdade.

Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores à produtos e servlços. É através dela que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover, interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos. As organizações que reconhecem a comunicação omo algo competitivo, constroem sua imagem institucional e credibilidade pública, estreitando um relacionamento ético e de responsabilidade social. O presente artigo abordará o tema através de pesquisas bibliográficas onde será analisada a importância da comunicação nos relacionamentos, objetivos e organização.

Atualmente, os fluxos de comunicação estão se intensificando em todos os sentidos, trazendo relevância num contexto amplo de discussões que envolvem aspectos teóricos e conceituais do qual fazem parte. Palavras- chave: Comunicação, Organização e Gestão de Pessoas. l. INTRODUÇAO Uma comunicação eficiente é sem qualquer sombra de dúvida, o fator mais importante no sucesso de uma empresa. O relaclonamento entre as pessoas só é posslVel através da comunicação. A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO, 2007, p. 1 56).

A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano e de sua organização. Tudo que é onstruído, ou destruído, é pela comunicação ou falta dela. Em todas as esferas da atividade humana, as mais variadas sempre estão relacionadas com a utilização da comunicação. Desta forma podemos perceber que a comunicação como um todo, serve para organizar e controlar. As mudanças continuas e as formas de adequação criam uma nova realidade, pois as empresas cada vez mais têm necessidades de comunicar-se com todos os públicos para poder serem mais competitivas.

O artigo está baseado numa abordagem qualitativa, apresentando a importância e a prevenção da comunicação dentro das organizações, pois vem interagir para uma melhor imagem da empresa, o melhor relacionamento organizacional buscando atingir seus objetivos. A de e comprome comunicação, portanto, e PAGF organizacional buscando atingir seus objetivos. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento de ambos, tendo o poder de criar valores e assim, impulsionando-a para o futuro. 2. A COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES Segundo Chiavenato (2006), os seres humanos são obrigados a cooperar uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar. de-se dizer que organizações são sistemas de atividades coordenadas por mais de 2 pessoas que cooperam entre si e só existem quando: a) Há pessoas capazes de se comunicarem; b) Que estão dispostas a contribuir com ação conjunta; c) E a fim de alcançarem um objetivo em comum. A comunicação organizacional é de extrema importância para as organizações, pois Vlsa passar informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes. O comportamento Humano nas organizações sofre influencias pessoais (personalidade, otivação, expectativas, objetivos pessoais) e ambientais (cultura, ambiente de trabalho).

As relações humanas estão voltadas para atitudes e ações desenvolvidas com os grupos e pessoas. Toda pessoa procura entrar em grupo e ser aceita e compreendlda de forma a seguir seus interesses e aspirações. Cada pessoa tem uma personalidade que pode ser influenciada por outro indivíduo ou grupo. A compreensão dessas relações contribui para melhorar a produtividade dos empre ados or ue podem falar de uma forma mais espontânea e ira sadia. resultado de um conjunto de fatos coexistentes, que podem er entendidos como um campo de forças dinâmico inter- relacionado. Portanto, o comportamento de uma pessoa depende não somente de suas experiências passadas, mas também do meio ambiente psicológico atual. (NETO, 2001, p. 7) O foco das organizações é enfrentar a competitividade e sobreviver as novas exigências de mercado. No passado a comunicação organizacional tinha como função apenas estabelecer elos de relacionamentos com o emissor e receptor, Segundo Bueno (1995), diz que: “Hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda ser líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de omunicaçao”. (BUENO, 1995, p. 9). A mudança é difícil, pois pessoas são influenciáveis e cada qual desenvolve um comportamento perante os processos de comunicação. Segundo Nassar (2004), afirma que: Aos gestores cabe prestar atenção as mudanças na sociedade e antecipar-se a um modelo diferente de relacionamento.

A auto- estima dos trabalhadores, o sentimento de identidade com a organlzação, a responsabilidade com o trabalho, a produtividade e a competitividade, entre outros indicadores, com certeza, não são estimuladas por uma comunicação interna que os despreza oU subestima. (NASSAR, 2004, p. 1) A comunicação pode e deve ser utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa, mas sua prioridade nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista. A comunicação interage na hierarqua da empresa, sendo o fator que pode construir ou destruir a imagem, os relacionamentos e os objetivos. Já Kwasnicka, qualquer pessoa ou grupo q destruir a imagem, os relacionamentos e os objetivos.

Já Kwasnicka, qualquer pessoa ou grupo que tenham a intenção de iniciar um negócio próprio, precisa ter o conhecimento para dministrar, ou então, contratar alguém para fazê-lo, visto que os problemas decorrentes do negocio devem ser previstos para alcançar a finalidade principal. (KWASNlCKA,1995, p. 17). A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade. Os administradores começaram a se preocupar com os aspectos “intangíveis” da organização, tais como liderança, comunicação, motivação, organização informal, buscando entender o comportamento humano e encontrar soluções para os problemas organizacionais. 3. COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MARKETING Ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação o arketing foi se destacando como mais uma ferramenta para incrementar no processo gerencial. o marketing é um processo social e gerencial pelo quais os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. ” ( KOTLER 1998, p. 27) Nos EUA o marketing era visto como um reforço para a economia, onde se estudava os canais de distribuição dos produtos em época da escassez no pós-guerra. Até metade dos anos 50 0 marketing era uma atividade de vendas, mas na década de 60 a economia americana amadureceu, surgiu a concorrência, foi ntão que o marketing passou a ser visto como uma ciência comportamental, preocupada em atender compradores e vendedores envolvidos nas transações em resariais.

Um mercado consiste em umidores potenciais que consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. (KOTLER, 1998, p. 31). As mudanças ocasionadas pela globalização alteraram por completo o comportamento das empresas em meados de 1989, fazendo com que elas percebessem que a comunicação seria uma área estratégica para ajudá-la a identificar as ameaças do acro ambiente. Portanto é fundamental que as organizações reconheçam cada vez mais o papel da comunicação como estratégia de vantagem competitiva para a vida da empresa.

Integrar modelos de comunicação e estratégias e persuasão é um dos pontos para trabalhar a imagem interna e externa da empresa neste novo cenário; Um dos autores clássicos da comunicação organizacional, assim define: A comunicação organizacional é considerada como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as sub-partes da organização se conectam entre si. Por conseguinte, a comunicação rganizacional pode ser vista como o fluxo de mensagens dentro de uma rede de relações interdependentes. (apud KUNSCH, 1997, p. 68). A interligação dos processos de comunicação e marketing está cada vez mais desenvolvida dentro das organizações.

O marketing tático organizacional vem sendo utilizado para influenciar as percepções das pessoas, promovendo a transmissão clara e objetiva de mensagens, baseando-se na ideologia, que toda empresa assume um papel de comunicadora perante a sociedade, seus colaboradores e fornecedores. 4. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA Normalmente as empresa ticas, técnicas, rac IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA Normalmente as empresas são burocráticas, técnicas, racionais e normativas, por princípio não dão espaço para sentimentos e emoções. Esses tipos de características das organizações impedem a expressão, participação e engajamento dos trabalhadores, resultando na falta de motivação, comprometimento, refletindo na produtividade. PIMENTA, 2002) Para as empresas reverterem esse quadro é preciso considerar as várias dimensões humanas (emoções, atitudes, valores) no processo de trabalho e nas dependências da empresa. Nesta perspectiva, a comunicação deve produzir integração e um erdadeiro espírito de trabalho em equipe. Qualquer objetivo será alcançado quando tornarse possível os trabalhadores evidenciarem seus valores, socializando e confrontando-os com os de outros. (PIMENTA, 2002, p. 1 19) A empresa precisa contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do empregado nas intermediações da empresa. Uma boa comunicação entre os colaboradores pode-se descobrir atenuantes que contribuam ativamente na atlvidade participativa profissional e pessoal de cada um.

Se percebermos o empregado passa a maioria do seu tempo dentro da organização, então as azões para manter um ambiente harmonioso e integrado entre os setores são muitas. (KIJNSCH, 1997) Investimentos feitos só darão retorno à organização, quando o empregado for um multiplicador social e profissional; na verdade ele serve de porta voz para a empresa de forma positiva ou negativa dependendo de como a imagem da empresa é vista por ele. A organização o ajudará a ter respostas com antecedência e poderá admlnistrar conflitos e procurar soluções. (KUNSCH, 1997) com antecedência e poderá administrar conflitos e procurar soluções. KUNSCH, 1997) A comunicação Interna vai depender do rabalho em equipe, ou seja, entre as áreas de comunicação e de recursos humanos, a diretoria e todos os empregados envolvidos. O planejamento de uma política de comunicação interna deve integrar as ações dos vários departamentos da organização. Podemos dizer que as estratégias devem ser bem definidas e transparentes, isto significa que manter um diálogo aberto entre a direção e os empregados e propiciar a existência de canais de comunicação livres e eficientes. (KUNSCH, 1997) A comunicação interna deve apontar os sucessos, valorizar os aspectos positivos, reconhecer os esforços individuais e coletivos.

Com isso, a empresa pretende aumentar a coesão a solidariedade, a competência, a eficiência. (KUNSCH, 1997, p. 129) Segundo Marques (2004), os 5c’s de uma comunicação interna eficaz são: Clara; Consistente; Contínua e freqüente; Curta e rápida e Completa As lideranças devem, portanto liderar o processo de comunicação interna, motivar os empregados para que se engajem ao processo e acima de tudo, dar as ferramentas, os treinamentos, recursos (tempo, gente e dinheiro), onde irão construir um relacionamento de confiança. (MARQUES, 2004) A comunicação interna favorece um ambiente de trabalho com eficácia, ela ode fluir de três formas: descendente, ascendente e lateral.

A descendente acontece dos níveis mais altos para os níveis mais baixos; ascendente quando a comunicação é dirigida para os mais altos escalões proporcionando um feedback sobre metas, planejamento e a comunicação lateral é quando a comunicação acontece com pessoas de um sobre metas, planejamento e a comunicação lateral é quando a comunicação acontece com pessoas de um mesmo grupo. Todos os três níveis são importantes, porém a ascendente deve acontecer de forma bem clara, inovadora, proporcionando um ambiente aberto à comunicação. A ascendente e a lateral devem favorecer um ambiente harmonioso e influenciar na motivação dos funcionários. Segundo Dubrin (2003, p. 04) “a comunicação é o processo básico pelo quais os gerentes e os profissionais realizam suas tarefas; e as pessoas em posição de autoridade consistentemente consideram a habilidade de comunicação como algo vital para o sucesso. ” (Dubrin 2003, p. 204) A qualidade da comunicação interna é derivada de alguns pontos considerados de suma importância explicitados abaixo por Ruggiero (2002): Prioridade à comunicação: qualidade e programação da comunicação assegurando sintonia da nergia e recursos de todos com os objetivos maiores da empresa. Abertura da alta direção: disposição da cúpula de abrir informações essencials garantindo insumos básicos a todos os colaboradores. Processo de busca: proatividade de cada colaborador em buscar as informações que precisa para realizar bem o seu trabalho.

Autenticidade: verdade acima de tudo, ausência de jogos de faz de conta e autenticidade no relacionamento entre os colaboradores assegurando eficácia da comunicação e do trabalho em times; Foco em aprendizagem: garantia de efetiva aprendizagem do que foi comunicado, timizando o processo de comunicação. Individualização: considerar as diferenças individuais, garantindo a sinergia e qualidade de relacionamento na empresa. Competências de base: desenvolvimento do saber ouvir, expressão qualidade de relacionamento na empresa. Competências de base: desenvolvimento do saber ouvir, expressão oral e escrita, habilidades interpessoais, assegurando a qualidade das relações internas.

Velocidade: rapidez da comunicação dentro da empresa, maximizando sua qualidade e níveis de contribuição aos objetivos maiores. Adequação tecnológica: equilíbrio da tecnologia e do contato humano. Comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informaçào. constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. ” (CHIAVENATO, 2001, p. 165) 5. PROCESSOS DE COMUNICAÇAO para que aconteça uma comunicação eficaz é preciso que sete componentes funcionem e estejam presentes segundo Dubrin : 1 . Fonte ou transmissor – é quando alguém tenta transmitir uma mensagem; seja ela, falada, escrita, por sinal a uma outra pessoa ou grupo.

A experiência e autoridade de quem transmitem influencia bastante na atenção de quem o recebe. 2. Mensagem – uando se tem uma idéia ou um propósito para transmitir. Tem muitos fatores que influenciam no repasse dessa mensagem; depende muito da clareza do receptor, como a mensagem é organizada, a informação que foi transmitida. 3. Canal – as organizações geralmente possuem vários canais de comunicação para enviar ou receber mensagens. Geralmente elas são escritas, faladas ou as duas. Hoje em dia utiliza-se muito o correio eletrónico. 4. Receptor – a comunicação só pode ser completa quando a outra parte entende corretamente o que se quis dizer. 5. Feedback – sem essa ferramenta é difícil saber se o receptor entendeu

Segurança e auditoria de sistemas

0

Universidade Federal do Tocantins Departamento de Ciência da Computação Segurança e Auditoria de Sistemas POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA

Read More

Violencia

0

A Violência Urbana e o Poder Paralelo A violência no Brasil possui uma raiz intrínseca a sua história: o descaso

Read More