Contábeis
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE MESTRADO EM CONTABILIDADE VANDENIR ALBUQUERQUE SILVA CONTABILIDADE GERENCIAL ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DA PERCEPÇAO DOS DISCENTES EM CONTABILIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GES AO ESTRATÉGICA E DA TEORIA DOS JOGOS, COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÕES SALVADOR 2010 ar 261 to view nut*ge GESTAO DECISOES Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduaçào em Contabilidade da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do titulo de estratégica. . Teoria dos jogos. Cordeiro Filho, José Bernardo. II. Bruni, Adriano Leal. III. Título. CDD-658. 1511 PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM CONTABILIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA E DA TEORIA DOS JOGOS, COMO SUPORTE À TOMADA DE Dedico este trabalho aos meus pais Valdemir e Jesiete por me ajudarem a ser um cidadão.
E as minhas três mulheres Sulamita, minha esposa e as filhas Barbara e Cecilla por se constituírem distintas enquanto pessoas, equivalentemente graciosas e extasiáveis em essência, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, minha gratidão por consentirem se privar de minha companhia pelos estudos, ermitindo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais. AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar agradeço ao Grande Arquiteto do Universo, por ter me concedido a luz necessária para a elaboração deste trabalho. Agradeço imensamente ao Prof.
Dr. José Bernardo Cordeiro Filho, meu orientador e novo amigo, pelas sabias orientações que contribuíram para a lapidação deste trabalho, bem como pelo seu apoio para o engrandecimento da minha vida acadêmica e profissional. Ao prof. Dr. Adriano Leal Bruni, meu co-orientador, pelos esclarecimentos e o apoio a mim dispensado, principalmente, no momento da análise de dados, ois, iluminou meu camin o Prof. Dr. Sergio Goes, pelo olhar crítico e de grande valia, que possibilitou aperfeiçoar essa dissertação. Ao Prof. Dr.
Joséilton Silveira da Rocha, coordenador do Programa de Mestrado, pela sua dedicação, competência e responsabilidade para com o programa e por mostrar-se sempre de prontidão quando solicitado. Ao corpo docente do Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia, Professores Doutores Eduardo Fausto, Graça Pitiá, Gilênio Fernandes, José Maria Dias Filho e Sônia Gomes que muito contribuíram para o amadurecimento do meu aprendizado. Ao Prof. Doutorando César Valentim de Oliveira Carvalho Junior e turma de Contabilidade Intermediária da UFBA pelo apoio e contribuições na fase de pré teste.
Aos coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis da capital baiana que foram selecionados por me acolherem com muita gentileza, depositarem confiança e me incentivarem a avançar em minha pesquisa permitindo a coleta de dados com seus alunos. E, aos alunos por contribuírem com essa pesquisa e a estes digo que estamos lhes esperando, não demorem… o Brasil precisa de vocês. A Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, extensivo a todos os professores, funcionários e colaboradores. a Costa pelo incentivo e ao Subtenente Edson da Silva Caldas pelas diversas discussões sobre o tema. Aos meus familiares, irmãos construtores e amigos, pelo apoio em todos os sentidos, e por compreenderem a minha ausência em muitos momentos importantes durante esse período. A menos que uma empresa possa contar com a inépcia ou a inercia da concorrência, é necessário que se reconheça que, mesmo quando ela tenta maximizar seus proprios lucros, os concorrentes podem estar igualmente engajados nesse propósito, com implicações significativas no que ssa empresa deva fazer.
Interações com compradores, fornecedores e outros participantes esforçando-se por melhorar suas posições podem ter implicações semelhantes. Pankaj Ghemawat RESUMO Esta pesquisa visa identificar as possíveis diferenças entre a percepção de discentes em Contabilidade sobre estratégia competitiva e os conceitos básicos da Teoria dos Jogos. A investigação teórica inicia-se por aspectos relacionados à função contábil de fornecer informações para tomadas de decisões para usuários internos e externos.
Mas, também para possibilitar resoluções estratégicas e de longo prazo. E, por conseguinte, seguiu-se com estudos que tratam da ampliação da demanda dos tomadores de decisão e as reações “contábeis” visando restaurar a relevância com informa ões que deem suporte a tomada de decisões estra E, em seguida mostrar a importância do assunto ser desenvolvido na formação acadêmica.
Os dados para os testes empíricos foram obtidos, com estudantes de graduação em contabilldade, através de questionário para extrair as variáveis dependentes e independentes. A amostra deste trabalho foi composta por alunos dos cursos de contabilidade, da capital baiana, selecionados ntre aqueles em que as instituições participaram do ENADE 2006 e obtiveram no mínimo o conceito três. Considerando o caráter exploratório desta pesquisa os dados, inicialmente, foram analisados sob perspectivas descritivas.
E em seguida através de análise multivariada, no primeiro momento para validar escalas considerando: a dimensionalidade, através da Análise Fatorial, índice KMO e do teste de esfericidade de Bartlett; a confiabilidade, por meio do Alfa de Cronbach; e a convergência, utilizando o Coeficiente p de Spearman. E finalmente, numa segunda etapa depois de validadas as escalas e juntamente com s variáveis categóricas foram realizados os testes de hipóteses, utilizando a Regressão Logística.
As hipóteses foram analisadas em três momentos devido aos diferentes cortes na amostra para definir o maior desempenho do alunos em situações envolvendo jogos e apenas nos segundo e terceiro corte com médias de referencia de 0,571 e 0,643, respectivamente, uma das hipóteses alternativa foi confirmada indlcando que o ensino público contribui para a melhoria do desempenho dos alunos em interações estratégicas envolvendo jogos. Portanto, nos testes relativos a formação em Ciências
Contábeis, a percepção do ensamento estratégico, o envolvimento com estudo percepção do pensamento estratégico, o envolvimento com estudos ou práticas quantitativas e o excesso de confiança ao responder os quesitos; os resultados não apontaram nenhum aspecto que contribuísse para a melhoria do desempenho. Outrossim, cabe destacar que o desempenho dos alunos em média é abaixo da média exata do “chute”. E, isso decorre de decisões sem considerar outros agentes que estão interagindo. E, agravado por uma visão interna e de curto prazo; falta de percepção do nível de informações e o desconhecimento do. onceito e inteligência. Além disso, há escassez de estudos que utilizem a Teoria dos Jogos para explicar ou predizer fenômenos ligados a Contabilidade Gerencial Estratégica, principalmente, nos periódicos internacionais mais influentes e isso é a origem da ausência de conteúdos com a Teoria dos Jogos no ensino de contábil. Embora, diversos pesquisadores analisem fenômenos contábeis com a utilização do ferramental da Teoria dos Jogos, de acordo com os achados contidos nesta pesquisa. O estudo sinaliza para o surgimento debates e uma nova agenda de pesquisa.
Palavras-chave: Contabilidade. Estratégia. Ensino. Teoria dos ogos. ABSTRACT ThlS research aims to identify the possible differences between the perceptions of students in Accounting on competitive strategy and the basic concepts of game theory. heoretical investigation begins with as ects related to the accounting function to provide infor with studies that deal with the expanded demands of decision makers and the reactions “statements” aiming to restore the relevance of the information that supports strategic decision making.
To that end, this study was used as marking aspects of military strategy to sort a Chain of ideas and focus on competitive strategy, with the use of game heory. And then show the importance of the subject being developed in academic education. Data for the empirical tests were obtained, with undergraduate students in accounting, through a questionnaire to extract the independent and dependent vanables.
The sample of this study was composed of students of accounting, capital of Bahia, selected among those in which the institutions participated in the ENADE 2006 and obtained at least the concept three. Considering the exploratory nature of this survey data were initially analyzed descriptive perspectives. And then by multivariate analysis, the first time to validate scales onsidered, the dimensionality by factor analysis, KMO index and the Bartlett test of sphericity, the reliability through Cronbach’s Alpha, and the convergence, using the coeficient Spearman p.
And finally, in a second step after validated scales and with categorical variables were performed hypothesis testing, using logistic regression. The hypotheses were tested in three different times due to cuts in the sample to set the highest performance of students in situations involving games and only the second and third cuts averaging 0. 571 and 0. 643 of reference, respectively, an alternative hypothesis was onfirmed indicating that public education contributes to improved student performance in games in games involving strategic interactions.
Therefore, in tests for training In accounting, the perception of strategic thinking, engagement with quantitative studies or practices and overconfidence when answering the questions, the results did not suggest any way that would contribute to improved performance. Furthermore, it is worth noting that student performance on average is below the average of exactly “kick”. And this stems from decisions without considering other agents that are interacting. And, augmented by n inner vison and short-term, lack of perceived level of information and lack of knowledge. oncept ofintelligence. In addition, there are few studies that use game theory to explain or predict phenomena related to Strategic Management Accounting, mainly in the most influential international journals and this is the origin of the lack of content with the Game heory in the teaching of accounting. Although many researchers to analyze accounting phenomena using the tools of game theory, according to the findings contained in this research. The study signals the emergence debates and a new research agenda. Keywords: Accounting. Strategy. Education. Game theory.
LISTA DE QUADROS Quadro 1 Características básicas das contabilidades financeira e gerencial………. Quadro 2 – 34 Quadro 3 – Estratégias competitivas 38 Quadro 4 Limites e técnicas da CGE.. 41 Quadro 5 Número de artigos publicados por área nos cinco principais periodicos 2003). 43 Quadro 6 Resumo de frequência de periódicos em estudos bibliom étricos… Quadro 7 Mapeamento bibliométrico……… 80 Quadro 15- SIE- Quadro 16- 81 Quadro 17 – Codificação de variáveis dependentes.. 162 Quadro 18 – categóricas…….. — Quadro 19 – Classificação a, b (média de referencia 0,5). PAGF