Contadores modernos

Categories: Trabalhos

0

FORMAÇÃO DE CONTADORES O MERCADO DE TRABALHO: NA VISAO DOS EGRESSOS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA Dra. Silvia Modesto Nassar , Cleber Augusto Biazus UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Silvia@inf. ufsc. br , clebiazus@bol. com. br BRASIL RESUMO ar 3 to view nut*ge Baseado no papel atual, este artigo tem enha na sociedade responsabilidade que possui o Curso de Ci ncias Con beis de uma Instituição de Ensino Superior Pública, na formação deste profissional, através da visão dos egressos.

A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, procurando averiguar a qualidade e a adequação dos onteúdos das disciplinas que compõem a grade curricular do curso e seu respectivo aproveitamento em relação a atuação do profissional no mercado de trabalho. Os dados obtidos através da pesquisa demonstraram que para a formação de um profissional competente na área de Contabilidade é necessário dar maior ênfase na dimensão sócio-econômica em detrimento das dimensões culturais e organizacionais dos conteúdos programáticos.

Portanto, se faz necessário, que haja uma reestruturação na grade curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, de forma que venha ao encontro da onstrução adequada de conhecimentos para a formação em uma Instituição de Ensino Superior Pública, às necessidades do mercado de trabalho, pois há necessidade de estar atenta às transformações que ocorrem no ambiente em que está inserida e ajustar-se para a habilitação de indivíduos que tenham capacidade de serem os promotores das mudanças no amanhã.

Justifica-se a presente pesquisa como uma contribuição a mais no sentido de repensar o ensino da Contabilidade e a formação do Contador, em face das mudanças e transformações que absorvem com as novas tecnologias disponíveis associadas a stilos gerenciais coerentes e com os novos rumos da sociedade do futuro.

Na análise das necessidades em termos de formação acadêmico-profissional para o exercício da profissão do contador, na visão dos egressos, percebe-se uma preocupação com as disciplinas de Auditoria Contábil e Perícia Contábil, levando a crer que existe um certo cuidado com relação à credibilidade e a confiabilidade das informações para as organizações, pois, na sua maioria, os partlcpantes da pesqulsa são profissionais que atuam em organizações do setor de prestação de serviços.

Como pontos fracos foram apontadas às disciplinas consideradas desnecessárias (inadequadas), pertencentes a área de formação humanística, constante da grade curricular.

Um dos propósitos deste estudo é o que se refere a expectativa de que os resultados obtidos possam despertar a atenção de todos os envolvidos no processo de formação do Contador, para que sejam revistos os objetivos do Curso, bem como objetivos e ementas das disciplinas que foram consideradas como desne o curso, como objetivos e ementas das disciplinas que foram consideradas como desnecessárias para o curso, na qual muitas essas são consideradas obrigatórias para o currículo mínimo.

Ao finalizar este estudo, leva-se em consideração que o currículo dos Cursos de Ciências Contábeis devem acompanhar os mais recentes estudos e pesquisa que vêm sendo desenvolvidos no campo do conhecimento técnico e científico, sendo utilizados como uma forte base cultural e humanística. Esse procedimento visa a colocação no mercado de trabalho de profissionais com capacidade de adaptar-se às mudanças constantes que ocorrem, propiciando exercitar o raciocínio lógico e analítico, e, consequentemente, para o exercício de suas unções com segurança e tranquilidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FAVARIN, Antônio Marcos. Didática aplicada ao enslno da contabilidade em nível de 30 grau. São Paulo, 1994. Dissertação Mestrado – PCJC. São Paulo. IBRACON. Instituto Brasileiro de Contadores. Princípios contábeis. São Paulo: Atlas, 1994. IUDÍCIBI_JS, Sérgio de, MARION, José Carlos. As faculdades de Ciências Contábeis e a formação do contador. Revista Brasileira de Contabilidade, Rio de Janeiro: v. 18, n. 56, p. 10, jul. 1986. MARION, José carlos. prep ra a profissão do futuro.

Ncrf – 11 portugal

0

Ncrf- 11 prtugal Mestrado de Gestao – Especialização em contabilidade 201112013 Contabllldade Anancelra Avançada Norma Contabllfstlca e de Relato Flnancelro

Read More

Teoria das restrições toc

0

1. Introdução Os gestores estão envolvidos em um constante ciclo de tomada de decisões que certamente afetarão o futuro da

Read More