Critica apologia de socrates e a verdade

Categories: Trabalhos

0

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO Educação e pedagogia A necessidade de tornar a pratica da educação intencional e mais eficaz traz consigo a exigência de maior rigor conceitual, de sistematização dos conhecimentos, de definição dos fins a serem atingidos e da escolha dos meios a serem utilizados. Assim, surge a pedagogia ou a teoria geral da educação.

Um dos conceitos universais seguindo essa perspectiva, educar seria desenvolver todas as possibilidades da natureza humana, fazer o homem buscar a perfeição, expor o que tem potencial e o que poder vir a Na pedagogia surge o interesse pela metodologia e pelo rigor a teoria quando rel precursor nesse assu o, p PACE 1 orfi elaborados, que pud ex. , v S”içxto em educação. Qualq intencional e eficaz t omênio foi um de ensino mais empirismo I que se queira os teóricos que orientam a ação.

Ao elaborar leis, tundar uma escola, preparar o planejamento escolar ou enfrentar dificuldades especifica em sala de aula, é preciso ter clareza a respeito da teoria que permeia as decisões. Assim é bastante importante à formação do educador para q este esteja preparado pra lidar com as diversas situações cotidianas. A escola tradicional A escola se institucionaliza de maneira mais complexa a partir do enascimento e da idade moderna, quando exige o confinamento dos alunos em internatos, a separação por idades, a graduação em séries, a organização de currículos e o recurso dos manuais didáticos.

Swlpe to vlew next page Essas mudanças levaram a uma maior produção teórica dos pedagogos. A atenção dada à escola é fruto de interesses da burguesia nascente, que começa a ver a família e a criança uma outra forma, buscando mostrar a seus filhos o melhor caminho a seguir, dando uma educação solida, voltada para o passado, onde a imagem de uma criança frágil e sujeita a corrupção, leva exigência de uma disciplina severa.

Quanto a relação entre professor e aluno, a educação tradicional diz que o professor é o centro na transmissão de conhecimentos, ele detem o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e é um modelo a ser seguido. Assim temos o aluno como um simples receptor das tradições culturais transmitidas pelo professor. O conteúdo visa o aprendlzado de noções dando enfase ao esforço intelectual de assimilação dos conhecimentos, daí derivam o carater abstrato do saber, o verbalismo, a valorização do passado e a preocupação em transmitir o saber acumulado.

O exagero desses aspectos leva a um distanciamento com relação a vida e aos problemas cotidianos e atuais. Quanto a metodologia é valorizada a aula expositiva, centradas no professor com destaque para as quuestões da sala de aula, com exercicios de fixação com repetição de leituras e cópias. Submetidos a horarios e currículos rígidos, os alunos são considerados um bloco único e homogenico, não havendo preocupações com as diferenças individuais.

Porém Criticar o intelectualismo da escola antiga nao significa descuidar da transmissão de conteúdos; negar o enciclopedismo ão implica desprezar a aquisição de informação dosada e necessária: recusar o au o enciclopedismo não implica desprezar a aquisição de informação dosada e necessária: recusar o autoritarismo do professor, não é deixar de reconhecer sua importância e autoridade e acusar a relação com os alunos de passadista e de estar a reboque dos conhecimentos, não significa abandonar o estudo dos clássicos e toda a herança cultural.

Com isso não se pretende retornar a escola tradicional, mas sim avalia-la sem preconceitos, a fim de evitar uma abordagem superficial, que não reconheça seus beneficios e avanços. Pois muitos valores deste modelo educacional prevalecem com êxito até hoje. A tendência tecnicista O objetivo de uma escola estruturada a partir do modelo empresarial é adequar a educação a exigências da sociedade industrial e tecnológica. por isso a ênfase dada a preparação de recursos humanos, ou seja, de mão de obra qualificada para a indústria.

O conteúdo a ser transmitido se baseia em informações objetivas que proporcionam posteriormente uma adaptação adequada do individuo ao trabalho. É clara a preocupação com a apropriação do saber cientifico, exigido pela moderna tecnologia. O método usado para a transmissão dos conhecimentos é o Taylorista, e são valorizados os meios didáticos da avançada tecnologia educacional, como a utilização de filmes, slides, telenismo, módulos de ensino, computadores e etc. A tendência tecnicista na educação se insere em uma estrutura maior na qual se desenrola o que podemos chamar de crise da razão contemporânea.

Não se deve negar a importância da razão instrumental, valida sobretudo para o desenvolvimento da técnica mas ela se torna preocupante PAGF3rl(F6 razão instrumental, valida sobretudo para o desenvolvimento a técnica mas ela se torna preocupante na medida em que se expande e interfere em campos não próprios. Essa indevida “colonização”, descaracteriza e desumaniza setores como o da educação. Teorias antiautoritárias Uma das mais radicais criticas à escola tradicional talvez esteja na denuncia do seu caráter autoritário.

A partir de muitos pedagogos, desejosos de dar outra orientação para a escola, voltam-se menos para a questão dos métodos e processos de ensinar, enfatizando a recusa do exercício do poder: A educação deve ser realizada em liberdade e pra liberdade. Quanto às relações entre aluno e professor, a educação centrada no aluno, tipica da escola renovada, é levada até as ultimas consequencias. O professor não comanda o processo de aprendizado do aluno , mas é antes um facilitador da atividade do aluno.

Embora haja diferenças entre as diversas propostas, predomina a nào-diretividade, pela qual o mestre não dirige, mas cria as condições de atuação da criança. Com isso, quer se evitar toda e qualquer hierarquia que se propicie o exercicio do poder. O conteúdo pode não ser dogmático no sentido de expressar verdades externamente nem resultar de exposlção o professor. A metodologia, coerente com o que já foi dito, não resulta de caminhos pré-estipulados pelo mestre, mas se baseia na autogestão.

Se uma das críticas feitas ao ensino tradicional está, em que existe uma grande distancia entre o que o professor ensina e o que o aluno aprende de fato aqui é importante apenas a aprendizagem autoiniciada e autoconsumada. Os movimentos PAGF de fato aqui é importante apenas a aprendizagem autoiniciada e autoconsumada. Os movimentos autoritarios mutas vezes tem dificuldade em manter viva sua atuação pelo próprio espírito ue surge de suas idéias, geralmente não tem como manter viva a organização.

Manifestam-se em muitos movimentos espontaneos, alguns de muita força, como os notáveis acontecimentos de 68 na França. Teorias critico-reprodutivistas É necessário reconhecer a importância da análise feita pelos autores critico-reprodutivistas para a compreensão dos mecanismos da escola na sociedade dividida em classes. Levar essa crítica às ultimas consequências, no entanto, podena resultar em um pessimismo imobilista. A escola mera reprodutora das desigualdades sociais, não tem como exercer a ção pedagógica sem mistificações, a menos que a exploração de classe seja politicamente superada.

Desescolarização da sociedade Temos analisado as diversas faces que a escola adquiriu no correr da história, até o presente momento. Vivemos uma crise muito séria e nos preocupamos em saber qual será o destino da instituição escolar. Na escola nova pretendeu revolucionar os métodos vitalizando a escola tradicional, pretificada e classista. No entanto seu ideal de democratização não foi atingido, pois, segundo os teóricos críticos- reprodutivistas, a escola reproduz as as de dominação social. A desescolarização foi um projeto provocador demais, merecendo a atenção dos ecucadores contemporâneos.

Mich diz que o grande merito da escola resulta da solução que apresenta ao problema. Assim produz uma teoria de impacto que instiga a Imaginaçao e a re que apresenta ao problema. Assim produz uma teoria de impacto que instiga a imaginação e a rebeldia contra o que já esta Teorias construtivistas As teorias construtivistas representam um esforço na busca de caminhos que dêem conta da complexidade do processo de aprendizagem. Os principais representantes partem de estudos e psicologia e medicina, buscando, por meio de pesquisas com crianças, a melhor compreensão desse processo.

Podemos citar como principais representantes Piaget e Vigotsky. Por essa época e na década seguinte, o construtivismo desenvolveu a dimensão social, sobre tudo a partir da influencia do marxismo, como se observa em Vigostky, que teve contato com a obra de Piaget e embora a elogie em muitos aspectos também crítica, por não ter dado a devida importância à social e ao meio. Teorias progressistas É poss[vel encontrar preocupações comuns a todos os representantes da pedagogia progressista, sobretudo a partir a relação entre educação e transformação social.

Descoberto o caráter politico da educação, se constrói uma pedagogia social e crítica. 0 esforço da pedagogia progressista se faz na direção de tornar a escola o local de socialização do conhecimento elaborado, possibilitando, cada vez mais que as camadas populares tenham acesso a educação e, portanto, ao estágio atual do saber, mesmo reconhecendo os limites do empreendimento. Alguns riscos do processo das teorias progressistas são o politicismo pedagógico, a falsa democracia na sala de aula e a educação compensasória.

Seleção e recrutamento

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO

Read More

As rodas cantadas e o desenvolvimento da capacidade expressiva e comunicativa nas crianças

0

Universidade dos açores Pólo Ponta Delgada Ano lectivo: 2008/2009 Curso de Educação Básica 10 Ano 29 de Novembro de OF8

Read More